Uma análise FOFA à comunicação de ciência do Iscte
Event Title
SciComPt Congresso 2025
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Nesta comunicação, propomos partilhar os desafios da prática do grupo de trabalho dedicado à comunicação de ciência no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, o COM’Investigar. Enquanto grupo informal e multidisciplinar, pretendemos aproximar a investigação académica do público em geral, promovendo o diálogo entre ciência e sociedade.
Com base numa análise SWOT/FOFA, identificámos um conjunto de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que moldam a nossa atuação. Entre as forças destacam-se a diversidade e complementaridade de competências dos seus membros, mas também de áreas científicas que representam e que permite uma abordagem multidisciplinar. De entre as oportunidades destacamos o novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Iscte, que combina ciências sociais com tecnologias digitais através do laboratório associado SocioDigital Lab for Public Policy (SDLab); o investimento em recursos e equipamentos para promover a comunicação de ciência; e a elevada produção científica da instituição. No entanto, a nossa ação enfrenta também fraquezas, como a escassez de recursos humanos e financeiros dedicados exclusivamente à comunicação de ciência, e a dificuldade em medir o impacto das nossas iniciativas. Entre as ameaças, destacamos a falta de diferenciação entre comunicação institucional e comunicação de ciência e a resistência, dentro da academia, no envolvimento em iniciativas de comunicação científica.
Esta reflexão sublinhou ainda conquistas importantes, como a participação conjunta na Noite Europeia dos Investigadores e a criação do plano de comunicação do SDLab e da sua conferência, que pretendeu criar parcerias estratégicas na disseminação e aproximação da ciência à sociedade. O objetivo desta comunicação é partilhar estas experiências, os desafios superados e o impacto deste exercício com outros comunicadores/as de ciência, promovendo uma reflexão e troca de estratégias/colaborações na comunicação de ciência que permitam melhorar a ação do grupo.
Acknowledgements
--
Keywords
Divulgação Científica,Estratégias de comunicação,Multidisciplinaridade
Fields of Science and Technology Classification
- Media and Communications - Social Sciences
Português