Publication in conference proceedings
Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014)
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre usos e práticas em redes sociais online. Foram inquiridos 549 jovens portugueses (10-18 anos), 150 dos seus professores e 267 encarregados de educação. O corte nos dados cruza os resultados dos três grupos e incide sobre cinco áreas: i) utilização de redes sociais (Quem usa? Quais? Quantas? Com que frequência?); ii) relações estabelecidas entre os três grupos através das redes (mais alunos têm EE que docentes entre os contactos e falam mais com EE que com docentes; iii) utilizadores e conteúdos (o que consomem? O que produzem?); iv) percepção de risco e acção preventiva (EE e professores revelam-se muito preocupados, sobretudo em relação aos riscos a que os jovens estão expostos nas redes, considerando mesmo ações simples como tendo risco elevado, mas a maioria dos jovens considera estar segura quando navega; v) o potencial pedagógico das redes (que professores e alunos valorizam, mas sobretudo relativamente a aprendizagens não-formais).
Acknowledgements
--
Keywords
Relações em redes sociais,literacia dos media,aprendizagem online
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
SFRH/BPD/77874/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia