Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores
Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014)
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre usos e práticas em redes sociais online. Foram inquiridos 549 jovens portugueses (10-18 anos), 150 dos seus professores e 267 encarregados de educação. O corte nos dados cruza os resultados dos três grupos e incide sobre cinco áreas: i) utilização de redes sociais (Quem usa? Quais? Quantas? Com que frequência?); ii) relações estabelecidas entre os três grupos através das redes (mais alunos têm EE que docentes entre os contactos e falam mais com EE que com docentes; iii) utilizadores e conteúdos (o que consomem? O que produzem?); iv) percepção de risco e acção preventiva (EE e professores revelam-se muito preocupados, sobretudo em relação aos riscos a que os jovens estão expostos nas redes, considerando mesmo ações simples como tendo risco elevado, mas a maioria dos jovens considera estar segura quando navega; v) o potencial pedagógico das redes (que professores e alunos valorizam, mas sobretudo relativamente a aprendizagens não-formais).
Acknowledgements
--
Keywords
Relações em redes sociais,literacia dos media,aprendizagem online
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
SFRH/BPD/77874/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |