Artigo em revista científica Q4
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Paulo Dias (Dias, P.); Nuno de Almeida Alves (Alves, N. A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Carla F. Rodrigues (Rodrigues, C. F.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano
2016
Língua
Português
País
Portugal
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(Última verificação: 2018-12-17 05:26)

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Abstract/Resumo
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
Palavras-chave
ICT,Learning strategies,Moodle,Teaching strategies
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras ciências sociais - Ciências Sociais
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Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CS-SOC/102690/2008 Fundação para a Ciência e a Tecnologia