Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Moodle,TIC,Estratégias de estudo,Estratégias de ensino,ICT
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
PTDC/CS-SOC/102690/2008 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):