Scientific journal paper Q3
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Paulo Dias (Dias, P.); Nuno de Almeida Alves (Alves, N. A.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Carla F. Rodrigues (Rodrigues, C. F.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-11-18 20:27)

View record in Scopus


: 0.3
Google Scholar

Times Cited: 21

(Last checked: 2024-11-18 00:00)

View record in Google Scholar

Abstract
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
Acknowledgements
--
Keywords
Moodle,TIC,Estratégias de estudo,Estratégias de ensino,ICT
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CS-SOC/102690/2008 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Related Projects

This publication is an output of the following project(s):