Artigo em revista científica
Versão Portuguesa do Inventário das Cognições Associadas à Mania – Revisto
Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Maria Salomé Pinho (Maria Salomé Pinho); Ana Paula Matos (Matos, A.P.);
Título Revista
Psicologia, Saúde e Doenças
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-17 07:55)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Inventário das Cognições Associadas à Mania (CCL-M, Cognition Checklist for Mania; Goldberg, Wenze, Welker, Steer, & Beck, 2005) e a sua versão revista (CCL-M-R, Beck, Colis, Steer, Madrak, & Goldberg, 2006) foram construídos com o objetivo de avaliar a gravidade de crenças e pensamentos mal adaptativos associados à mania. As cognições disfuncionais são consideradas como fundamentais na fenomenologia e patogénese de perturbações do humor, tendo a sua identificação precoce um papel crucial na prevenção do agravamento de sintomas clínicos. O CCL-M-R engloba 29 itens organizados em 4 subescalas: “eu próprio”, “relações interpessoais”, “prazer/excitação” e “atividade”. A sua aplicação é rápida e a cotação simples. Neste estudo apresentam-se as propriedades psicométricas da versão portuguesa do CCL-M-R. A amostra é constituída por 85 doentes com perturbação bipolar (39 eutímicos, 23 deprimidos e 23 hipomaníacos) e 47 adultos saudáveis. Após a tradução do CCL-M-R por duas pessoas bilingues e a sua aplicação juntamente com escalas de avaliação de sintomatologia clínica, procedeu-se ao estudo da consistência interna e da validade concorrente. Realizou-se também uma análise em componentes principais deste inventário. O alfa de Cronbach para escala total foi de 0,94. O estudo de validade concorrente apontou para uma associação significativa de carácter positivo (p < 0,001) entre o CCL-M-R e a YMRS (Young Mania Rating Scale). Na análise em componentes principais foram identificados 6 componentes. A sua consistência interna variou entre 0,69 e 0,92. O CCL-M-R apresenta, assim, boas qualidades psicométricas. Estudos futuros do instrumento e a revisão da sua estrutura fatorial são ainda necessários.
Agradecimentos/Acknowledgements
Este trabalho foi financiado por uma bolsa de investigação (SFRH/BD/35934/2007) atribuída à primeira autora pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Palavras-chave
avaliação psicológica,pensamentos automáticos,crenças mal-adaptativas,perturbação bipolar,mania,CCL-M-R
  • Outras Ciências Médicas - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.