Comunicação em evento científico
Voice in (Gender) Identity and in the Psychological and Social Well-being of Trans Women — VOICE_ID
Maria Moura (moura, M.); Ivo Fernandes (Fernandes, I. ); Charles Armstrong (Charles Armstrong); Carla Moleiro (Moleiro, C.); Marta Martins (Martins, M.);
Título Evento
Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
A voz na identidade (de género) e no bem-estar psicológico e social da mulher trans A voz é crucial na construção da identidade de género, na comunicação e no bem-estar psicológico e social de mulheres trans. Nestas, a puberdade ocorre sob o efeito da testosterona, que altera o aparelho vocal e origina uma voz grave e profunda, habitualmente reconhecida como masculina e incongruente com o género afirmado. Esta incongruência vocal - para a qual a terapia hormonal e as técnicas cirúrgicas oferecem soluções limitadas - pode gerar desconforto, disforia e constituir uma barreira à afirmação de género. Este projeto investiga a vivência vocal de mulheres trans e a sua influência no bem-estar psicossocial, na identidade e no processo de afirmação de género. A proposta inclui três estudos: (1) uma pesquisa sistemática e revisão de literatura sobre a influência da vivência vocal no bem-estar psicossocial, identidade e afirmação de género de mulheres trans; (2) um estudo transversal para caraterizar a vivência vocal de uma amostra portuguesa de mulheres trans (n = 20), comparando indicadores vocais, psicossociais e de bem-estar com mulheres cis (n = 20) e homens cis (n = 19) e trans (n = 16); e (3) um estudo longitudinal que avaliará a aceitação e os efeitos de um treino de modificação de voz para mulheres trans Portuguesas (n = 16) no seu bem-estar psicossocial e afirmação de género. Este projeto combina métodos quantitativos (e.g., questionários) e qualitativos (e.g., focus grupo) na recolha e análise dos dados, para identificar padrões e compreender significados, respetivamente. Esta abordagem permitirá uma análise compreensiva da problemática e identificará tanto "o quê" (quantitativo) quanto "como" e "porquê" (qualitativo). Dada a relevância do tópico, a escassa abordagem compreensiva internacional e a inexistência de estudos no contexto nacional, este projeto é pioneiro e contribuirá para o avanço científico sobre a relação entre voz, identidade de género e saúde mental na população trans, orientando práticas clínicas e políticas de saúde mais inclusivas. Palavras-chave: mulheres trans, vivência vocal, bem-estar psicossocial, identidade de género, feminização vocal.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Mulheres trans,vivência vocal,bem-estar psicossocial,identidade de género,feminização vocal.
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.