Publication in conference proceedings
Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formal
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
X Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 4

(Last checked: 2024-11-17 11:33)

View record in Google Scholar

Abstract
A presente proposta de comunicação resulta da investigação que integra o projeto do Doutoramento em Sociologia que se encontra em curso, e que tem como objetivo desenvolver e aprofundar o conhecimento sociológico sobre os contextos, processos, disposições e as reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades ), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015). Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, o foco desta apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, captando as suas práticas e os seus contextos, culminando na construção de uma tipologia capaz de dar conta dos perfis deste segmento da população. A comunicação estará organizada em quatro momentos distintos. Num primeiro momento retoma-se a reflexão sobre os desafios metodológicos de uma abordagem mixed method, explorando a pertinência da relação entre os métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (entrevista biográfica) nesta investigação, recuperando alguns dos contributos encontrados nos debates em torno desta discussão (Brannen, 1992; Bryman, 2012; Costa, A. F. et al, 2013). Num segundo momento visa-se a apresentação dos estudos mais relevantes sobre a Educação e Formação de Adultos, a partir dos quais foi feito um levantamento das principais conclusões sobre o que implica (ou significa) ‘ser-se adulto e pouco escolarizado’ nas sociedades atuais. O terceiro momento compreenderá a apresentação dos estudos selecionados como base estatística da componente extensiva desta investigação: Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), do Instituto Nacional de Estatística (INE), recolhido ao longo de uma década, integrando os dados recentes da sua terceira edição (2016), e o estudo extensivo desenvolvido em 2016 para a EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação”. Num quarto e último momento, procurar-se-á, numa primeira instância, listar alguns dos desafios metodológicos desta componente da investigação, reflectindo sobre a seleção das variáveis a considerar para o mapeamento do fenómeno, e sobre a própria análise que serviu de base à construção da tipologia que deu conta dos perfis deste segmento da população. Assumindo este quarto momento como a conclusão desta comunicação serão, por fim, apresentados os perfis dos adultos (portugueses) pouco escolarizados que não retomaram processos de educação formal.
Acknowledgements
--
Keywords
Adultos pouco escolarizados,Aprendizagem ao longo da vida,Educação formal de adultos,Desigualdades sociais
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.