Artigo em revista científica
Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais
Joana Duarte Correia (Correia, J. D.); Susana Henriques (Henriques, S.); Sara Dias-Trindade (Dias-Trindade, S.);
Título Revista
Educação, Sociedade e Culturas
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 9

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Abstract/Resumo
Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (s.d.), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos/as professores/as e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores/as do ensino básico e secundário, mostram como os/as professores/as foram obrigados/as a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Educação básica e secundária,Ensino remoto emergencial,COVID-19,Competência digital docente
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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