Artigo em revista científica
Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Revista
Sociologia On Line
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
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(Inglês) At the education society´s margins. Social profiles, practices, and attitudes towards lifelong learning in Portugal from adults who didn’t participate in training and education activities

Abstract/Resumo
Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006), pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida [ALV], permaneceram nas margens de uma sociedade marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Sem dados especificamente centrados neste segmento da população, utilizaram-se os microdados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016) para mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de perfis. Simultaneamente, através destes dados retrataram-se as práticas e atitudes perante a ALV da população com baixa escolaridade em Portugal.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Aprendizagem ao longo da vida,Adultos pouco escolarizados,Abordagem extensiva,Inquérito à educação e formação de adultos
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/135682/2018 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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