Artigo em revista científica Q3
Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha
Susana Santos (Santos, S.);
Título Revista
Ex aequo
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-18 14:11)

Ver o registo na Scopus


: 1.7
Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-22 14:23)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Francês) Femmes enseignantes de Droit : histoires d’activisme et de sororité en Angleterre et en Allemagne

(Inglês) Women teaching Law: Stories of activism and sorority in England and Germany

Abstract/Resumo
Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Teorias feministas do Direito,Professoras de Direito,Estudos de caso,Alemanha,Inglaterra
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.