Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono
escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com
diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As
entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa
qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso
escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto
europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de
jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios
europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um
conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram
quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também
esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação,Abandono precoce,Insucesso escolar,Desigualdades
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Sociologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.