Análise
-
Dinâmia'CET - Iscte
O regresso ao lugar dos encontros
Declarações de Ana Brandão, investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do Iscte.
Notícia
-
Sapo
Pressa para construir mais habitação está a mudar o urbanismo
Da análise, por investigadores, das transformações arquitetónicas e urbanísticas ocorridas em Portugal durante os anos que antecederam a Expo’98 e as duas décadas seguintes resultou o livro “Os Grandes Trabalhos e o Desejo da Cidade de Exceção”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, coordenado por Paulo Tormenta Pinto, professor de Arquitetura e Urbanismo, e por Ana Brandão, investigadora sobre cidades e territórios, ambos do ISCTE.
Artigo
-
Expresso
Autarquias ‘sacrificam’ espaço público
Há pressa em construir e algumas autarquias estão a promover habitação em áreas públicas e de lazer. Comentário de Ana Brandão
Notícia
-
Expresso
Ana Brandão, investigadora de cidades e territórios no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), reconhece que “a necessidade de aumentar a oferta de habitação tem levado as cidades a perderem espaço público em detrimento de novas urbanizações”.
Notícia
-
website
A solução integrada, pensada em articulação com outros fatores e atores que compõem a mudança de paradigma, é defendida por Ana Brandão, doutorada em espaço público e regeneração urbana. A investigadora do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) defende que a implementação de zonas 20 deve ser acompanhada pelo reforço do transporte público, mas também pelo envolvimento da comunidade que utiliza os espaços públicos. “Espera-se que as pessoas alterem os seus comportamentos e isso não é uma coisa que acontece só porque se muda o redesenho da cidade. Se queremos que as pessoas passem a utilizar os espaços de outra forma, é preciso trabalhar com as comunidades. Em Portugal falhamos muito nesse sentido. O investimento ainda está muito naquilo que é a obra física e pouco nessa dimensão mais humana”, afirma a investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, unidade que pertence ao Iscte.
English