Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2022/2023 | 1º | Epistemologia e Metodologia dos Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Economia e Poder em África (1c) | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2022/2023 | 1º | Tese em Estudos Africanos (0 Ects) | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Tese em Estudos Africanos (2021) | Estudos Africanos; | Não |
2022/2023 | 1º | Seminário Teórico em Estudos Africanos I (2021) | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Seminário de Projeto em Estudos Internacionais | Estudos Internacionais; | Sim |
2022/2023 | 1º | História de África (Mea) | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Estado e Política em África | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2022/2023 | 2º | Temas e Debates Contemporâneos sobre África | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Desenho da Pesquisa | Estudos Africanos; Políticas Públicas; Administração Escolar; Sociologia; Ciência Política; Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Educação e Sociedade; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos Internacionais; Serviço Social; Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Ação Humanitária; | Não |
2022/2023 | 2º | Tese em Estudos Africanos (2021) | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Seminário Teórico em Estudos Africanos II (2021) | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Seminário de Projeto em Estudos Internacionais | Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 1º | Governação e Globalização | Ciência Política; | Sim |
2021/2022 | 1º | Epistemologia e Metodologia dos Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 1º | Economia e Poder em África (1c) | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2021/2022 | 1º | Diásporas Africanas, Migrações e Direitos | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 1º | Seminário de Projeto em Estudos Internacionais | Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 2º | Estado e Política em África | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2021/2022 | 2º | Temas e Debates Contemporâneos sobre África | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Desenho da Pesquisa | Serviço Social; Políticas Públicas; Administração Escolar; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Educação e Sociedade; Estudos Internacionais; Ação Humanitária; Ciência Política; Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Sociologia; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; Estudos Africanos; | Não |
2021/2022 | 2º | Seminário de Projeto em Estudos Internacionais | Estudos Internacionais; | Sim |
2020/2021 | 1º | Teorias e Políticas do Desenvolvimento | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Governação e Globalização | Ciência Política; | Sim |
2020/2021 | 1º | Trabalho de Projecto em Estudos Africanos: Ramo Estado, Política e Relações Internacionais | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Trabalho de Projecto em Estudos Africanos: Ramo Gestão do Desenvolvimento Social e Económico | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Questões Aprofundadas de Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Economia e Poder em África (1c) | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2020/2021 | 1º | Trabalho de Projecto em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Planeamento, Gestão e Avaliação de Programas e de Projectos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Estado e Política em África | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2020/2021 | 2º | Desenho da Pesquisa | Políticas Públicas; Administração Escolar; Estudos Africanos; Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Ciência Política; Sociologia; Estudos Internacionais; Serviço Social; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Educação e Sociedade; | Não |
2019/2020 | 1º | Dinâmicas Sociais e Culturais de África | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Governação e Globalização | Ciência Política; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos: Ramo Estado, Política e Relações Internacionais | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos: Ramo Gestão do Desenvolvimento Social e Económico | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Questões Aprofundadas de Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Economia e Poder em África (1c) | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2019/2020 | 1º | Estágio em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Estado e Política em África | Estudos Internacionais; Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Desenho da Pesquisa | Estudos Africanos; Políticas Públicas; Administração Escolar; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Educação e Sociedade; Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Ciência Política; Sociologia; Estudos Internacionais; Serviço Social; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
2019/2020 | 2º | Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos: Ramo Estado, Política e Relações Internacionais | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos: Ramo Gestão do Desenvolvimento Social e Económico | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Globalização e Relações Internacionais em África | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Tese em Estudos Africanos IV | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Política Africana Contemporânea - Sistemas Políticos, Instituições e Partidos Políticos | Estudos Africanos; | Sim |
Investigadora Integrada
CEI-Iscte - Centro de Estudos Internacionais
(ESPP)
[Instituições, Governação e Relações Internacionais]
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Terminadas (1)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Susan A. de Oliveira | A rugosidade do real: política da língua e crioulização poética em Áwala cu sangui e Arde el monte de noche, de Juan Tomás Ávila Laurel | Português | ISCTE-IUL | -- |
Teses de Doutoramento (32)
Em curso (28)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Francesca Mercurio | Mapping Africa´s Agency in the Security Field: The West Africa´s Maritime Security Architecture amidst Growing Insecurities in the Gulf of Guinea | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Zeferino Cariço André Pintinho | A visão estratégica da política externa de Angola no processo de reforma das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Orientadora | Renato Telo de Freitas Barbosa Pereira | Innovation, Entrepreneurship and Economic Development in Africa- An Extensive Multi-Context Approach | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Orientadora | José Luís Caetano Higino de Sousa | As implicações do tráfico de armas ligeiras sobre a paz e a segurança na África Central - A região dos grandes lagos no período de 2006-2016 | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Orientadora | Filomena Capela Correia Amaral | O conceito de propriedade no quadro da implementação de uma gestão sustentável da floresta congolesa | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Orientadora | Cristina Gemmino | Angola e Moçambique (1975-1992): a cidadania cultural e a representação étnica em foco | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Co-Orientadora | Toivo Evaristo Haipinge | Comportamento eleitoral em Angola: análise histórico-geográfica das regiões angolanas adaptadas ao voto (1992-2017) | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Co-Orientadora | Palmira dos Santos Reis | Do Nativismo do século XIX ao protonacionalismo das primeiras décadas do século XX. Os casos de Angola e da Costa do Ouro (1840-1930). | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Ângelo Abel Sapinãla | A descentralização e a institucionalização das Autarquias Locais em Angola | Português | Entregue | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Cristina Gemmino | Angola e Moçambique (1975-1992): a cidadania cultural e a representação étnica em foco | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Natalia da Luz Martins | Juventude e movimentos sociais em África: O caso do Mali | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Huang Zehong | Practice and Research Regional Medical Laboratories Jointly Built by County Level Hospitals and third Parties | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Filomena Capela Correia Amaral | O conceito de propriedade no quadro da implementação de uma gestão sustentável da floresta congolesa | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Rui André Lima Gonçalves da Silva Garrido | A África Lusófona na escalada homofóbica do continente africano: Estudo comparativo de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe | Português | Entregue | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Ângelo Abel Sapinala | A descentralização e a institucionalização das autarquias locais em Angola | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Maria Eunice Furtado Moreno | A participação da mulher na política local em Cabo Verde: os desafios familiares, sociais, culturais e políticos (1990-2016) | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Renato Telo de Freitas Barbosa Pereira | Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico em África - Uma Abordagem Extensiva Multi-Contextos | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Natalia da Luz Martins | Juventude e movimentos sociais em África: O caso do Mali | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Toivo Evaristo Haipinge | Comportamento eleitoral em Angola: análise histórico-geográfica das regiões angolanas adaptadas ao voto (1992-2017) | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Jose Marcos Mavungo | Petróleo e Instituições em Cabinda (2002-2018): Benção, Maldição ou Oportunidade? | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Francesca Mercurio | Mapeamento da Agência Africana no domínio da Segurança: A Arquitectura de Segurança Marítima da África Ocidental no meio de inseguranças crescentes no Golfo da Guiné | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Fernando Osmar Pombal Ribeiro | As autoridades tradicionais angolanas e o poder local: uma relação de conflituosidade ou complementaridade - um estudo em dois grupos étnicos Ovimbundus e Kimbundus | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Cristina Gemmino | Angola e Moçambique (1975-1992): a cidadania cultural e a representação étnica em foco | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Rosa Maria da Silva Gonçalves | Trauma, violência e medo presentes na produções literárias angolanas escritas em virtude da guerra civil - vozes que ecoam realidades | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Zeferino Cariço André Pintinho | A visão estratégica da política externa de Angola no processo de reforma das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Yazalde Marcos de Morais Fortes | Cross-Cultural Management - Global African Knowledge | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Francesca Mercurio | Mapping Africa´s Agency in the Security Field: The West Africa´s Maritime Security Architecture amidst Growing Insecurities in the Gulf of Guinea | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Luís Cassandra Pires dos Santos | Democracia Representativa vs Multipartidarismo em São Tomé e Príncipe | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (4)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Rui André Lima Gonçalves da Silva Garrido | Cidadania, Direitos Humanos e Minorias Sexuais na África Lusófona | Português | ISCTE-IUL | -- | 2021 |
Co-Orientadora | Renato Telo de Freitas Barbosa Pereira | Inovação, Empreendorismo e Desenvolvimento Económico em África: Uma Abordagem Pós-Positivista e "Topo da Pirâmide" para Moçambique | Português | ISCTE-IUL | -- | |
Orientadora | Zeferino Cariço André Pintinho | A Política Externa de Angola no Processo de Reforma das Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau (2007-2020). | Português | ISCTE-IUL | -- | |
Orientadora | José Luís Caetano Higino de Sousa | As Implicações do Tráfico de Armas sobre a Paz e a Segurança na África Central ? A Região dos Grandes Lagos | Português | ISCTE-IUL | -- |
Dissertações de Mestrado (45)
Em curso (15)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Mashood Djaló | O PAPEL DA UNIÃO AFRICANA (UA) & COMUNIDADE ECONÓMICA DOS ESTADOS DA ÁFRICA OCIDENTAL (CEDEAO) NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ÁFRICA OCIDENTAL: COMPARANDO OS CASOS DE MALI E GUINÉ-BISSAU DE 1991-2012. | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Co-Orientadora | Juliana Cristina Ramos da Silva Holanda | Mãe Aninha de Xangô: a luta por direitos socio-estéticos das religiões de Matrizes Africanas | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Argentino Wagner Mango | Participação Política de jovens | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Djenabu Mané | Participação política da juventude em África: caso da Guiné-Bissau | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Hugo Hernán Bubenik | Teoria descolonial e pensamento internacional africanista: tentando entender a agência internacional dos Estados da África Ocidental | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Stéphanie Djovane Rodrigues Varela Tavares | O Papel dos meios de Comunicação na representação das mulheres africanas. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Daniela Augusta Galhardo Marques de Oliveira | Governos em regimes militares | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Co-Orientadora | Cláudio Belmiro Jacob Cambinda | A Personalização das Campanhas nos Média O caso angolano 2012-2017 | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Albino Oliveira Xavier Wassuca | Etnicidade e o voto em Angola | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Helderyse Judith Ramos Rendall Évora | The role of language policy in state-building and development in Subsaharan Africa | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Co-Orientadora | Armindo João Almeida de Carvalho | Facebook na Comunicação Política | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Co-Orientadora | Mauro Alexandre Mota Veiga Barros | A Influência do Pensamento Político de Jonas Savimbi nos Dias de Hoje | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Ana Karina Mendonça Silvério de Carvalho | Corrupção e Governança da Terra em Angola | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Sonia Cristina Pandeirada Pinho | Mulheres empreendedoras em Moçambique | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Hacer Tuba Kanra | An Ottoman Armenian neighborhood in Istanbul in the 19th century | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (30)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Xi Zhao | Inclusão e Viés no Ensino de Relações Internacionais | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Co-Orientadora | Rosa Isabel Fernandes Agostinho | Ativismos em contexto eleitoral em África: o caso da Plataforma Jiku na observação eleitoral por cidadãos nas eleições de Angola em 2017 | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Anna-Maria Herbert | Lutas das mulheres para chegar aos cargos de liderança na África do Sul. | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Co-Orientadora | Gabriel Batalha Ulombe | Na penumbra da exclusão: Conexões ao legado das identidades embaraçosas dos Ovimbundu (2002-2022) | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Mary-Louise Christodoulatos | Consumo ético de chocolate pela geração de millennials nos Países Baixos | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | Juliana Birago Agyei-Mensah | Impacto da diversidade de gênero do conselho no desempenho social e ambiental das empresas; Evidências da África Subsaariana, | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Co-Orientadora | Emre Simsek | Mediatização dos Refugiados Sírios na Turquia: Política Polarizada, Sociedade Ruptura | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Orientadora | Hacer Tuba Kanra | O Armênio Üsküdar em meio a uma pluralidade condicional | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Sónia Cristina Pandeirada Pinho | Narrativas de classe média: as experiências de mulheres empreendedoras em Maputo | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Sónia Cristina Pandeirada Pinho | Narrativas de classe média: as experiências de mulheres empreendedoras em Maputo | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Orientadora | Hacer Tuba Kanra | The Armenian Üsküdar amid a Conditional Plurality | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Orientadora | Elena Valenzuela Serrano | "Black Feminine Spain. La construcción de una identidad afroespañola en clave femenina por parte de las pensadoras-activistas negras españolas" | Espanhol/Castelhano | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Co-Orientadora | María Rodríguez Alcázar | Promoção da integração regional na CEDEAO. Contribuições das operações em torno das eleições presidenciais de 2016 na Gâmbia | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Co-Orientadora | Fernanda Matos Lira | Agencialidade de crianças-soldado na República Democrática do Congo: entre agencialidade e violência estrutural | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Co-Orientadora | Luís Alfredo Ribeiro | "Media e Campanhas eleitorais: T.P.A. e TV Zimbo na cobertura da campanha para as eleições gerais de Angola de 2017 | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Orientadora | Elena Valenzuela Serrano | Black Feminine Spain. La construcción de una identidad afroespañola en clave femenina por parte de las pensadoras-activistas negras españolas | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Orientadora | Nadja Soraya Augusto de Sousa Godinho | Ministras no pós-guerra em Angola. Um estudo sobre representação política das mulheres. | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Márcia Milene Gomes Assunção | Representação Política das Mulheres na Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Co-Orientadora | Francisco Antonio João Pedro | A Integração Social dos Desalojados da Ilha de Luanda | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Orientadora | Márcia Milene Gomes Assunção | Participação e Representação Política das Mulheres na Guiné-Bissau | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Orientadora | Nadja Soraya Augusto de Sousa Godinho | Ministras no pós-guerra em Angola. Um estudo sobre representação política das mulheres. | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Orientadora | Élida Patrícia Semedo Silva | Participação Política das Mulheres em Cabo-Verde - Estudo de caso das eleições legislativas de 2016 | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Hélder Emanuel Ferreira Gomes | A CPLP após a entrada da Guiné-Equatorial | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Eszter Zaborszky | Women's Participation in Parliament, The case of Rwanda | Inglês | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Tatiana da Costa Graça | A Cooperação entre a União Europeia e a União Africana no domínio da Segurança: Análise das missões AFISMA e MISCA | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | José Júlio Mocho Ceitil | Sair da Guiné à Boleia do Futebol | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Sara Jorge da Silva Vidal | A participação politicas das Mulheres - em Moçambique e na Tanzânia: um estudo comparado. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Hélder Emanuel Ferreira Gomes | A CPLP após a entrada da Guiné-Equatorial | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2017 |
Orientadora | Eszter Záborszky | Women´s Participation in Parliament. The Case of Rwanda. | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2017 |
Orientadora | Lúcio Dionísio Pitoca Posse | A ideia de nação nos discursos políticos do Presidente da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza (2005-2009 e 2010-2014) | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Em curso (1)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | José Luís Caetano Higino de Sousa | As implicações do tráfico de armas ligeiras sobre a paz e a segurança na África Central - A região dos grandes lagos no período de 2006-2016 | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |