Projetos de Investigação
Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
A  presente  proposta  de projecto visa aferir as consequências políticasda  pandemia  Covid-19  em Portugal. Os efeitos esperados da crise no sistema político são múltiplos e substanciais.  Esta alia uma inédita crise de saúde pública a uma subsequente crise económica, previsivelmente mais severa do  que  a  que  eclodiu  na  Europa  em  2009. Importa,  por  isso,  compreender  os  seus  efeitos  no comportamento  eleitoral,  na  retórica  dos  partidos,  no  apoio  ao  regime  democrático  e  suas instituições, nosprocessosde tomada de decisão política, no  posicionamento político-ideológico dos  partidos, no eurocepticismo, assim como nas desigualdades de representação e participação políticas, e em geral na relação dos indivíduos com a esfera política. Com vista a aferir o impacto da crise compara-se o momento pré com o pós emergência da crise(e o desenrolar da mesma), suportando-nos empiricamente num amplo leque de dados quantitativos e qualitativos(questionário por painel aos cidadãos portugueses, entrevistas,análise de conteúdo de mediae  redes  sociais,de debates  parlamentares  e dos manifestosdos  partidos).Sempre  que possível, a análise do caso português faz-se enquadrada num plano comparativo a nível europeu. Suportamo-nos,  para  tal,  em  dados  dosprojectosEuropean  Social  Survey,Citizens' Attitudes Under COVID-19 Pandemic, Eurobarometro, e do Centro de Investigaciones Sociológicas. A par do interesse em gerar dados que permitam melhor compreender a extensão e severidade da pandemia Covid-19no plano político, este projecto tem igualmente a ambição de dar um contributo para a literatura académica existente sobre os tópicos em apreço. A problematização de cada um dos objectivos faz-se, por isso, atendendo ao contributoque a resposta aos mesmos pode dar para a literaturasobre o tópico.
Informação do Projeto
2020-12-14
2022-03-31
Parceiros do Projeto
Agenda Setting em Portugal numa Perspectiva Comparada: A Legislação, as Promessas Partidárias, a Opinião Pública e os Media
É objectivo deste projeto inscrever Portugal na rede internacional Comparative Policy Agendas Project (CAP) , que efetua análises comparativas (nacionais e internacionais) da priorização, agendamento e evolução das políticas, com base no trabalho pioneiro sobre dinâmicas das políticas públicas nos Estados Unidos da América desde a segunda guerra mundial desenvolvido por Frank Baumgartner e Bryan Jones (1993, 2005), da Universidade de Austin-Texas. Nos últimos anos, o CAP evoluiu para um grande projeto de âmbito internacional, que reúne investigadores dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa, com o objectivo de desenvolver análises comparadas da priorização dos problemas públicos e das dinâmicas de mudança nas políticas públicas.O CAP tem por objectivo compreender como e porquê os governos priorizam algumas políticas e não outras, e inclui problemas específicos de investigação, tais como: qual o efeito da opinião pública na agenda legislativa? como influenciam os media a produção legislativa? Os partidos são importantes na antecipação da mudança?Para permitir a realização de análises comparativas, os parceiros envolvidos neste projeto adoptam uma metodologia idêntica para classificar diferentes fontes por tópico (legislação, orçamentos, notícias, manifestos eleitorais, opinião pública). Este sistema permite estudar (a mudança) de atenção relativamente a um tópico particular (e.g. hospitais) e os factores explicativos.É nosso propósito replicar esta metodologia de pesquisa e codificação em Portugal.  Assim, o  projeto AGENDA SETTING EM PORTUGAL NUMA PERPECTIVA COMPARADA pretende contribuir para a investigação da área das Políticas Públicas, para a análise da priorização de problemas públicos como surgem novos assuntos, novas ideias, novas propostas políticas) e  para o estudo das mudanças e permanências nas políticas públicas em Portugal nas últimas décadas.
Informação do Projeto
2017-06-12
2017-06-12
Parceiros do Projeto
Apoio e Oposição à Imigração em Portugal numa Perspectiva Comparada
Este projeto de pesquisa comparativo intitulado: Apoio e Oposição à Imigração em Portugal numa Perspectiva Comparada , procura avaliar a politização das questões da imigração e da integração em Portugal, através de uma abordagem comparativa apoiada pela rede internacional Support and Opposition to Migration (SOM, https: // sites.google.com/site/somprojecteu/). AEste projeto de pesquisa comparativo intitulado: Apoio e Oposição à Imigração em Portugal numa Perspectiva Comparada , procura avaliar a politização das questões da imigração e da integração em Portugal, através de uma abordagem comparativa apoiada pela rede internacional Support and Opposition to Migration (SOM, https: // sites.google.com/site/somprojecteu/).
Informação do Projeto
2016-06-01
2019-05-31
Parceiros do Projeto
Crise, Representação Política e Renovação da Democracia: caso Português no Contexto do Sul da Europa
Antes da crise económica e financeira internacional de 2008 e do seu impacto na Europa, nomeadamente a crise de dívidas soberanas e as políticas de austeridade que se seguiram, os eruditos que estudam as democracias europeias da Europa do Sul concentraram-se nas respetivas consolidações democráticas ou na qualidade da democracia (ver Morlino, 1998, e Gunther, Diamandouros e Phule, 1995). Contudo, as democracias europeias do Sul têm vivido profundas modificações desde a emergência da crise económica e financeira de 2008. Como Matthijs (2014) indica, ‘é ampla a evidência de que a força da democracia liberal na Europa do Sul diminuiu desde 2010, observando-se um enfraquecimento dos direitos civis e políticos, do estado de direito e do funcionamento dos governos’. Claramente que existem mudanças significativas no funcionamento das democracias contemporâneas, especialmente naquelas que tem sofrido políticas de austeridade dolorosas e que perduram. O objetivo deste projeto é examinar estas modificações analisando o caso de Portugal, um dos países da Europa do Sul mais severamente afetado pela crise, tanto numa perspetiva longitudinal como comparativa. É claro que existem respostas diferentes a estes desafios externos e trajetórias distintas de adaptação. Pode considerar-se o caso português como um bom exemplo de um dos problemas mais importantes que as democracias contemporâneas têm de enfrentar, como a perda de confiança dos cidadãos em relação à capacidade das instituições democráticas – particularmente legislaturas, partidos e elites políticas – para resolver problemas e atingir metas coletivas.
Informação do Projeto
2016-04-15
2019-10-14
Parceiros do Projeto
Instituições, Atitudes e Comportamentos Políticos: Brasil e Portugal em perspetiva comparada
O projeto desenvolve-se a dois níveis:1)    Realização de pesquisas conjuntas comparando os sistemas políticos de Portugal e do Brasil (análise do perfil das instituições políticas e seu funcionamento, das atitudes e comportamentos políticos, e das relações de representação política), capitalizando, para tanto, os dados produzidos no âmbito das pesquisas dos proponentes ou de bases de dados internacionais.2)    Desenvolvimento da cooperação e intercâmbio na área do ensino pós graduado de Ciência Política entre o ISCTE-IUL e o IPOL-UnB, que possibilite o enriquecimento mútuo de experiências pedagógicas e de conhecimentos (estadia de doutorandos/mestrandos portugueses na Universidade de Brasília, para aí frequentarem cursos, participarem em debates e pesquisas científicas, e vice-versa para alunos brasileiros no ISCTE-IUL). Espera-se idêntico intercâmbio ao nível de professores, para a realização de conferências, a lecionação de cadeiras ou cursos breves e o gozo de licenças sabáticas.
Informação do Projeto
2016-02-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto
Preferências Públicas e Tomada de Decisão Política. Uma análise Longitudinal e Comparativa
Informação do Projeto
2013-07-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Eleições, liderança e responsabilização: a representação política em Portugal, uma perspectiva longitudinal e comparativa
Informação do Projeto
2012-03-01
2015-02-28
Parceiros do Projeto
Promessas Partidárias e Responsabilidade Democrática: O caso português numa perspectiva comparativa
Informação do Projeto
2011-03-01
2014-08-31
Parceiros do Projeto
Análise de Conteúdo de Espaços Noticiosos Emitidos por Serviços de Programas de Radiodifusão de Cobertura Nacional
O projecto reporta-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de espaços noticiosos emitidos por serviços de programas de radiodifusão de cobertura nacional. Serão analisados os noticiários emitidos por três rádios: Antena 1, Rádio Renascença – canal 1, e Rádio Comercial, durante o ano de 2008.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-04-20
Parceiros do Projeto
Análise de Conteúdo de Peças Jornalísticas sobre Divulgação de Sondagens
O projecto refere-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de peças jornalísticas (de imprensa, rádio e televisão) sobre divulgação de sondagens.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-07-17
Parceiros do Projeto
Os Deputados Portugueses em Perspectiva Comparada: Eleições, Liderança e Processos de Representação
Este projecto pretende precisamente estudar o processo de representação política no parlamento português através das seguintes vertentes. Primeiro, actualizando as bases de dados existentes sobre as características biográficas dos deputados portugueses. Segundo, actualizar e aprofundar a questão do papel dos partidos no processo de recrutamento parlamentar. Terceiro, recorrendo a três inquéritos (um aos candidatos a deputados nas eleições legislativas de 2005; um aos deputados presentes na actual legislatura, 2005-2009; um a uma amostra representativa da população portuguesa) comparar os valores e orientações (perante a divisão esquerda-direita, em geral, e face às políticas públicas, em particular) dos candidatos (e dos deputados) perante as mesmas orientações dos eleitores (em geral, e de cada partido, em particular). Pretende-se assim estudar o processo de representação política através de uma análise comparativa de atitudes das elites políticas e dos eleitores, nunca antes prosseguida até hoje em Portugal. Quarto, uma das vertentes mais inovadoras deste projecto é a sua inserção internacional em duas redes de pesquisa: o Candidate Survey (http://www.mzes.uni-mannheim.de/projekte/gcs/homepage_e.html), inquérito aos candidatos, sediado na Universidade de Mannheim, e o PARENEL / Parliamentary Representation at National and European Levels (www.cervl.sciencespobordeaux.fr/Parenel.htm), sediado no Institut d’Etudes Politiques de Bordeaux. Através destes inquéritos pretende-se estudar de forma comparativa as características, atitudes e comportamentos das elites parlamentares, bem como as relações entre os candidatos, os deputados e as características institucionais dos parlamentos; mais, recorrendo a dados secundários, podemos comparar as orientações das elites e dos eleitores nos diferentes países. Ou seja, poderemos estudar comparativamente a função de representação política. Quinto, pretende-se estudar o papel da sociedade civil no processo legislativo através de u...
Informação do Projeto
2007-10-01
2010-12-31
Parceiros do Projeto
Participação e Deliberação Democráticas: Instituições de Mediação Sociopolítica (partidos e associações), Mudanças Ideológicas e Comportamentos Políticos
Este projecto incidirá nos novos problemas da participação política e social, como o tendencial aumento da abstenção eleitoral, a desafeição política, as novas formas de participação, bem como o alargamento do processo de deliberação democrática. Incidiremos na empírica portuguesa, mas procuraremos contextualizar estas questões no espaço europeu, privilegiando a comparação com Espanha (acordo estabelecido com investigadores do CAES da Universidade Complutense). Vejamos as diferentes linhas de análise. 1. Estudo do tendencial aumento da abstenção eleitoral em Portugal e em outros países europeus. A literatura sobre o assunto aponta como explicações a perda das ancoragens políticas (a identidade esquerda/direita e partidárias), o desinteresse pela política, o individualismo crescente e, por outro lado, a diminuição das clivagens sociais e políticas. Interessa aprofundar estas explicações, nomeadamente o desinteresse pela política, e explorar outras: a globalização e a desintervenção social do Estado que tende a esvaziar o enjeu?da política; a dificuldade dos partidos políticos em transporem os problemas sociais para o campo político; o próprio funcionamento dos partidos, quer a nível interno, quer na relação com os cidadãos e os media. Interessa, ainda, considerar o caso dos jovens e da participação política feminina 2. Análise do envolvimento dos agentes nas associações voluntárias e os seus efeitos democráticos. Hipótese a testar: verificar se os diferentes efeitos do envolvimento associativo (virtudes cívicas, competências participativas, confiança social, integração política), dependem do tipo de associação em causa. 3. Análise da mudança de valores políticos e suas implicações: nos comportamentos políticos dos indivíduos, e, eventualmente, nas orientações partidárias. As novas ameaças à segurança afectaram as atitudes face à participação dos grupos minoritários? Induziram, ainda, novas ligações entre os valores políticos? Qual o impacto da mudança de valores polí...
Informação do Projeto
2005-09-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto