Baseline study methodology plan and protocol
Informação do Projeto
2023-12-18
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Avaliação externa do Programa Schools 2030
Esta avaliação externa tem como objeto principal a implementação, os resultados e os impactos do Programa Schools 2030, levado a cabo pela Fundação Aga Khan (AKF), em Portugal. Programa este que visa a melhoria das aprendizagens, numa ação continua, globalmente informada (nomeadamente a partir das orientações do seu Programa Global) e enraizada localmente, em escolas ou agrupamentos de escolas (onde se incluem, com exceção do ensino superior, todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar, a educação básica e educação secundária).
Informação do Projeto
2021-11-09
2024-02-29
Parceiros do Projeto
Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
Este estudo tem como objetivo o acompanhamento e análise do PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027). Especificamente, visa-se conceber e concretizar um dispositivo de acompanhamento e avaliação dos resultados da utilização da plataforma digital desenvolvida no âmbito do PICCLE, tomando como foco a sua aplicação num conjunto de escolas-piloto.
Informação do Projeto
2019-10-17
2021-10-30
Parceiros do Projeto
Diálogos de cientistas e cidadãos
Através da análise de diferentes objetos empíricos, o projeto tem como objetivo explorar as realidades e as potencialidades dos diálogos entre cientistas e cidadãos nas sociedades contemporâneas, contribuindo para o avanço do conhecimento a respeito dos modos de relação com a ciência, numa perspetiva de progresso social, de responsabilidade social e de empoderamento cognitivo e democrático dos cidadãos.
Informação do Projeto
2015-07-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- AMCV - (Portugal)
A Sociedade em Rede em Portugal: uma década de transição
Informação do Projeto
2012-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O âmbito deste projeto foi a análise sociológica das dinâmicas de desenvolvimento das competências e das práticas de leitura na sociedade atual, tomando como pontos de observação principais a escola e as políticas públicas de promoção da literacia e da leitura, concretamente o Plano Nacional de Leitura. O objetivo central do projeto foi acompanhar e avaliar, nas suas diferentes vertentes, o Plano Nacional de Leitura, ao longo dos cinco anos da sua primeira fase. Pretendeu-se produzir um conjunto de elementos relativos à execução do PNL, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacto do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura. Recorreu-se a uma metodologia plural (‘mixed-methods’), incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso, recolhendo informações e opiniões dos vários atores envolvidos na execução do Plano.
Informação do Projeto
2008-11-05
2011-07-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Os Premiados do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação: Análise dos Percursos Científicos e Profissionais
Tomando como referência os premiados do programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação, este projecto visa analisar as carreiras académicas e profissionais de jovens investigadores portugueses, explorando, entre outros, as condições geradoras de vocações científicas e os contextos e dinâmicas actuais da ciência na sociedade portuguesa. Mais especificamente o projecto baseia-se nos seguintes procedimentos: análise documental dos dossiers de candidatura e dos CV’s actualizados dos premiados, entrevistas biográficas a uma amostra dos premiados e entrevistas de contextualização a elementos do júri do Programa.
Informação do Projeto
2007-07-01
2008-01-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder