Opinião
-
Público
Mais informação, melhor decisão
A informação mais alargada que tem vindo a ser disponibilizada com os rankings permite olhares para lá de listas ordenadas.
Análise
-
SIC Notícias
Concurso de professores
Conversa com Isabel Flores, diretora executiva do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE e também a coordenadora do Observatório para a Educação da SEDES sobre a colocação de professores e o novo ano letivo.
Análise
-
Público
Grande debate do PÚBLICO que reúne especialistas, professores e o Ministério da Educação, para discutir o que estamos a fazer e o que podemos fazer mais para garantir mais professores e mais qualificados.
Artigo
-
Público
Matemática perdeu mais professores, Português é o grupo mais envelhecido
À excepção de Educação Física, todas as disciplinas com mais professores no país perderam docentes na última década
Opinião
-
Público
É hora de agir e reconhecer que o denominador comum entre todos os sistemas educacionais em declínio é a pandemia.
Notícia
-
Notícias ao Minuto Online
A investigadora Isabel Flores estima que, para acabar com os casos de alunos sem aulas, seria preciso criar uma bolsa com cerca de 20 mil professores, disponíveis para substituir os docentes que faltam
Artigo
-
Human Resources | HR Portugal
O estudo "A realidade demográfica e laboral dos professores do ensino público em Portugal 2016/17 - 2020/21", iniciativa do EDULOG, o think tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, coordenado por Isabel Flores, investigadora do ISCTE.
Análise
-
SIC Notícias
Desafios na Educação: até 2030 são precisos 34.500 professores
Com o país a caminho das legislativas, sindicatos e professores são unânimes nas prioridades de um novo governo. Querem garantias de formação e recrutamento de mais docentes e a recuperação do tempo integral de serviço que PS e PSD agora prometem.
Declarações de Manuel Teodósio, FNE; Mário Nogueira, FENPROF; Filinto Lima, Ass. Diretores Agrupamentos Escolas Públicas; Isabel Flores, investigadora do Iscte.
Análise
-
Jornal de Notícias
Melhores salários e ajudas de custo para atrair docentes
Falta de professores e aumento de alunos estrangeiros são principais desafios que exigem respostas do próximo Governo.
Análise
-
Rádio Renascença
Em tempo eleitoral, colocamos o país em exame e fazemos um raio-X aos desafios que Portugal enfrenta. Na Renascença, juntamos duplas de especialistas para olhar para áreas específicas em debates transmitidos no canal de YouTube da Renascença. Esta quinta-feira, a Educação foi a Exame.
Notícia
-
IPPS-Iscte
Inclui as intervenções de Isabel Flores, directora executiva do Instituto para as políticas públicas sociais, que focará a sua intervenção na temática “Quem quer ser professor: cenários de escassez e estudo de soluções”
Entrevista
-
As Beiras
Ensino técnico-profissional em conferência promovida pelo ISEC e Fapricela
Conferência debate irá realizar-se no novo auditório da Fapricela, em Ançã, e terá a participação de diversos representantes dos municípios
Análise
-
Público
Professores nos últimos escalões mais do que duplicam até 2027
Governo estima que docentes nos últimos quatro escalões cheguem aos 91 mil. Aumento mostra impacto do congelamento
Artigo
-
Público
O sucesso em meios desfavorecidos: proximidade, dedicação, motivação
Há escolas inseridas em meios particularmente desfavorecidos a fazer um trabalho notável.
Notícia
-
Jornal de Notícias
Universidades sem vagas para candidatos a professor
Diversos mestrados para o ensino de disciplinas do 3.º Ciclo e Secundário têm 15 lugares. Instituições pedem reforço no investimento e agilização na acreditação para formarem mais.
"Os professores que se estão a formar são manifestamente insuficientes", afirma taxativa Isabel Flores. A investigadora do ISCTE garante que só Educação Física tem excesso de vagas. Para educadores e professores de 1.º e 2.º ciclos há equilíbrio entre oferta e aposentações. "De resto, em todas as outras disciplinas há défice, sendo os casos mais graves os de Geografia e de Economia, onde até final da década as listas para contratação vão secar. Mas o mesmo acontecerá se nada mudar nas disciplinas de Física e Química, Biologia e Geologia ou Matemática", assegura.
Análise
-
Jornal de Notícias
Universidades sem vagas para candidatos a professor
Diversos mestrados para o ensino de disciplinas do 3.° Ciclo e Secundário têm 15 lugares. Instituições pedem reforço no investimento e agilização na acreditação para formarem mais.
“Os professores que se estão a formar são manifestamente insuficientes”, afirma taxativa Isabel Flores. A investigadora do Iscte garante que só Educação Física tem excesso de vagas.
Análise
-
RTP
É hora de pegar outra vez em mochilas e cadernos para voltar à escola.
Na semana em que recomeça o ano letivo, a RTP promove o grande debate sobre as condições do ensino em Portugal.
Notícias recentes referem ainda centenas de docentes por contratar e muitos milhares de alunos em risco de não ter professor a algumas disciplinas.
O novo governo está a rever a organização das escolas e promete apoios para ajudar nos custos de alojamento, um problema particularmente grave ao nível do ensino superior. Participação de Isabel Flores.
Entrevista
-
Rádio Renascença
Arranque do ano letivo
Temos em destaque o arranque do ano letivo. Agora, uma entrevista com uma investigadora que alerta para as razões e consequências da falta de professores. Os colégios privados vão ser os primeiros a ficar sem professores e vai agravar-se desigualdade entre escolas do ensino público. antevê "uma década difícil" nas escolas. No arranque de um novo ano letivo, esta investigadora considera as medidas pensadas pelo Governo para travar a falta de professores nas escolas um " .A perspetiva é traçada por Isabel Flores, especialista em educação e investigadora do Iscte.
Entrevista
-
IPPS-Iscte
Economista de formação, doutorou-se em Políticas Públicas e é investigadora na área da educação, pergaminhos que fizeram com que a nossa conversa de quase 2h voasse. Divertida e assertiva, Isabel Flores conta-nos a sua história e revela o que pensa sobreo ensino em Portugal, sem paninhos quentes.
Entrevista à revista ACTIVA.
Artigo
-
RTP
sabel Flores, coordenadora do estudo EDULOG da Fundação Belmiro de Azevedo, que foi divulgado hoje, chama a atenção para a diminuição significativa dos alunos que optam por ingressar num mestrado de formação de professores.
Artigo
-
Jornal de Letras, Artes e Ideias
Alunos sem aulas - Desequilíbrios entre necessidades e disponibilidades de professores
“É urgente pensar diferente, inovar e moldar um futuro que seja sustentável e adaptado às necessidades reais do sistema educativo, assegurando a formação de novos profissionais e a continuidade do ensino em condições adequadas para todos os alunos”, sublinha a autora deste texto para o JL, diretora do Instituto das Políticas Públicas e Sociais do Iscte e que foi coordenadora dos importantes estudos “Professores sob a Lupa” e “Reservas de Professores sob a Lupa”, financiados pela EDULOG.
Artigo de Isabel Flores