Ana Pinto Martinho é a editora online do European Journalism Observatory (EJO) em português, é docente convidada no ISCTE-IUL. É ainda investigadora do OberCom – Observatório da Comunicação e assistente de investigação do CIES-IUL.
Está ligada a vários projetos de investigação europeus como o Newsreel, o CoMMPASS, o IBERIFIER e o Algowatch, e faz parte da equipa portuguesa que trabalho o Digital News Report, do Reuters Institute for the Sutdy of Journalism, da Universidade de Oxford. Participa em estudos da rede EJO, como é o caso do estudo sobre a cobertura dos media europeus às questões da migração.
As suas áreas de investigação têm-se focado nas práticas do jornalismo, nas mudanças mediáticas trazidas pela internet, questões da confiança no jornalismo, literacia algorítmica, e ultimamente nas questões ligada ao jornalismo e inteligência articial
Enquanto jornalista dirigiu o projeto iGOV, órgão de comunicação social dedicado às áreas da administração pública, Governo, eGovernment, open data e cidadania. Foi também jornalista na edição portuguesa da InformationWeek, diretora da publicação Interface – Administração Pública e trabalhou para meios de comunicação social como o Diário de Notícias, o Semanário Sol, e a, então, RTP Informação.
Atualmente está a trabalhar no seu doutoramento, em Ciências da Comunicação, no ISCTE. Tem um Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE) e uma Licenciatura em Comunicação Socia (UBI).