Projetos de Investigação
Communicating Migration and Mobility – E-Learning Programs and Newsroom Applications for Sub-Saharan Africa
This proposal focuses on migration and mobility as one of the key priorities addressed by the EU’s Comprehensive Strategy with Africa. By addressing capacity building in higher journalism education, the project will promote the quality of information and public discourse about migration and mobility in countries of origin and transit of migration towards Europe. Thus, not only HEIs and the media industry, but also societies at large will be impacted. The project is entitled Communicating Migration and Mobility – E-Learning Programs and Newsroom Applications for Sub-Saharan Africa. CoMMPASS will conceptualize a Massive Open Online Course (MOOC) curriculum on media and migration for Sub-Saharan Africa HEIs. Thus, the project will support the highly needed digital transformation of higher education in Sub-SaharanAfrica (SSA). Six HEIs from three LDCs (Burkina Faso, Malawi, Uganda) will participate in the project, alongside 8 HEIs from further African countries as associated partners. The African Media Initiative will serve as an industry partner; the Media Challenge Initiative will ensure the students’ perspective throughout the project. UNESCO is among non-HEI partners.The CoMMPASS project will train 100 researchers and teachers at partner and associated partner HEIs, 380 students participating in pilot teaching of the MOOCs, and 250 practicing journalists. CoMMPASS will furthermore support sustainable regional networks by stipulating the establishment of an Alliance of African Journalism Educators (AAJE) and a Forum for African Journalism Students(FAJS). Major outputs will be the 14-module sets of MOOCs in four key languages for SSA (English, French, Portuguese, Swahili), the pilot teaching and a comprehensive multimedia stakeholder communication strategy aimed at key decision makers for journalism education in SSA.
Informação do Projeto
2023-04-01
2026-03-01
Parceiros do Projeto
Traceability, Transparency and Access to Information: Study and Analysis of the dynamics and trends in the area
  Este projeto coordenado entre Espanha, Portugal e Reino Unido tem como principal objetivo estudar a rastreabilidade da informação, na Europa, para combater a desinformação entre os cidadãos. As organizações europeias, a nível nacional e internacional, organizaram diferentes iniciativas para combater a desinformação e promover o livre acesso à informação. No entanto, as recomendações nem sempre se tornam obrigações, são muito variadas e, por vezes, locais, e até à data ainda não foram alcançadas melhorias suficientes na dinâmica jornalística e no conhecimento dos cidadãos sobre a informação pública. Ao mesmo tempo, as redes sociais e o aparecimento de notícias/informação em contas de redes sociais, juntamente com assinaturas premium de jornais digitais, tornaram a situação mais complexa. Compreendendo todas estas circunstâncias, a equipa deste projeto propõe-se a estudar e analisar as iniciativas europeias nesta área, encontrar espaços de atividade comum e transmitir aos cidadãos a importância da construção da literacia mediática para alcançar uma cidadania crítica e cívica baseada no acesso à informação. Participam professores e investigadores de três universidades; com ampla experiência de ensino e pesquisa em ética, deontologia, jornalismo de dados e rastreabilidade da informação. A metodologia será baseada na análise e comentário dos novos mecanismos de rastreabilidade da informação; rastrear campanhas de desinformação; mapear os mecanismos legislativos e éticos na Espanha e na Europa; entrevistar os especialistas que compõem as primeiras iniciativas éticas. O objetivo final seria oferecer um plano de divulgação pública que inclua um roteiro real, com um guia e materiais de formação para jornalistas e estudantes de jornalismo.    
Informação do Projeto
2022-10-01
2024-09-30
Parceiros do Projeto
Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
O Barómetro de Notícias analisa, periodicamente, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público através da comunicação social. Parte-se do pressuposto de que osmedia contribuem para moldar o tecido cultural e social através da seleção e difusão de determinados eventos mediáticos, nos mais diversos campos sociais. A opção pela comunicação social onlineprende-se com a importância crescente e forma de circulação das notícias online, que corresponde a mudanças tanto nas práticas jornalísticas como no consumo de notícias.  O projeto é realizado, em parceria, com a Priberam (https://www.priberam.com/)  que disponibiliza a sua plataforma de monitorização de notícias. A plataforma capta, de forma dinâmica, todas as publicações noticiosas disponíveis em mais de mil órgãos de comunicação social. A partir da organização automática, pelo algoritmo, das 50 ‘histórias’ mais significativas, agrupadas em clusters, procede-se a uma validação e análise semântica, com recurso a técnicas tradicionais de análise de conteúdo.
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2022-01-03
2023-02-28
Parceiros do Projeto
Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
IBERIFIER is an Iberian hub that aims to tackle disinformation in Spain and Portugal by bringing together aconsortium of 23 partners, composed of 12 universities, 5 independent fact-checking organisations and publicly-owned news agencies, and 6 leading institutions on strategic analysis, computer and data science, and mediaresearch. With the support of public authorities of both countries, relevant media organisations, several scientific andprofessional associations, as well as some other stakeholders, the activities of this Action comprise: (1) scientificresearch and analysis for the security and development of the Iberian digital media ecosystem; (2) fact-checking inthree languages (Spanish, Portuguese, and Catalan); (3) computer and data research aimed at developing systemsfor early detection of disinformation; (4) strategic analyses about the impacts of disinformation on areas such aspolitics, economy, social and security issues, science and technology, and the media industry; and (5) developmentof media literacy, through a set of activities targeted mainly to young people, journalists and citizens in general.Although the consortium focuses its activities on Spain and Portugal, its impacts are expected to reach far beyondthese two countries, thus contributing to the overall strategy and goals of the European Digital Media Observatory.Thanks to the international dimension of some of the consortium partners, as well as the set of scientific,communication and dissemination activities planned, IBERIFIER aims to have impact in the socio-cultural andlinguistic area that comprises all the Iberian-American region as well as some other countries in Africa and Asia,where Spanish and Portuguese languages are spoken by more than 600 million people, spread over 21 Spanish-speaking and 9 Portuguese-speaking countries.
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2021-09-01
2024-02-29
Parceiros do Projeto
New teaching fields for the next generation of journalists
The project is the extension of the Erasmus+ KA2 project NEWSREEL - New Skills for the Next Generation of Journalists. The primary goal of NEWSREEL2 - New Teaching Fields for the Next Generation of Journalists is to improve such skills of a new generation of European journalists that are connected to the use of digital communication opportunities in a creative and responsible way for enhancing social benefits of the digital era. Creative and responsible use of digital tools is an indispensable ability of journalists. They should remain reliable and trustworthy sources of news in the digital noise to counterpoint the unverified information that affects the raw emotions and temper of the audience. To achieve these objectives, in the framework of NEWSREEL2, we will develop innovative teaching methods and materials for media and journalism students on the fields of:Storytelling in social media in order to students learn how to present journalistic contents on social media networks;Graphic journalism to get to know the basic tools and subgenres of comics journalism;Improving democratic sensibility to be aware their social role and responsibility in a democratic society of the digital age;Covering migration to improve their research and reporting skills, and understanding migration in a global context;Foreign coverage to be able to contribute to a more balanced coverage of international topics;Journalism for voice-activated assistants and devices to learn how to use them and see the potential that they can bring to newsrooms;AI and journalism, robot journalism and algorithms to know how it can be used, and see clearly its potential and threats;Verifying and analysing fake news to be able to identify information and opinion going viral and to verify information with the help of suitable tools and softwares;Debunking disinformation to get solid knowledge regarding the mechanisms used for debunking fake news and disinformation.
Informação do Projeto
2020-09-01
2023-08-31
Parceiros do Projeto
Covid Check
O projeto Covid Check pretende ajudar a otimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia, através da criação de uma rede pública de conhecimento que estará disponível através de um website específico. Desta forma pode contribuir para a otimização dos resultados efetivos de protocolos de comunicação entre as entidades da saúde (Ministério da Saúde, DGS, SNS24, etc.) e os seus stakeholders, a nível interno, e jornalistas e cidadãos, a nível externo. São resultados esperados: a promoção de mensagens eficazes e claras junto da população; contribuir para a identificação de desinformação que possa ser prejudicial para a saúde pública; fomentar na sociedade a procura por fontes fidedignas. Para isso acontecer: as entidades devem melhorar a sua comunicação com base nos resultados da investigação; os meios de comunicação criar mensagens mais focadas; os cidadãos interiorizar as práticas e comportamentos desejados para a resolução da pandemia. O projeto faz parte da investigação sobre desinformação em curso no MediaLab_Iscte
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2020-04-21
2020-07-22
Parceiros do Projeto
Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais
O principal foco do projeto é monitorizar as atividades de propaganda e desinformação nas redes sociais online com objetivos de mobilização, polarização e destabilização política em Portugal, independentemente da origem dessas atividades. Ao longo do período do projeto, que corresponde a um momento de grande atividade política em Portugal, marcada por três eleições (Europeias, Regionais – Madeira e Legislativas) procura identificar-se e analisar-se os movimentos organizados, de origem partidária ou não, de propaganda e desinformação com objetivos de influenciar a participação informada dos cidadãos nos atos eleitorais. Serão utilizadas metodologias e ferramentas de análise de redes sociais (i.e. Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitam identificar, de forma transversal e longitudinal, as mensagens e redes de difusão de informação com objetivos maliciosos e os seus relacionamentos internacionais, com especial atenção para as relações entre movimentos populistas e a sua partilha de mensagens de desinformação (“fake news”). O objetivo final é identificar mensagens, protagonistas e canais de desinformação que procuram influenciar o discurso político através das principais redes sociais online públicas (Facebook, Twitter e Youtube) e de plataformas de mensagens instantâneas (WhatsApp). O projeto pretende também contribuir para o alerta e prevenção da disseminação de propaganda maliciosa, colaborando com projetos jornalísticos para desenvolver e disseminar os resultados da investigação. Relativamente ao WhatsApp, como envolve a integração de grupos de acesso público via link de acesso, prevê-se replicar a metodologia usada por Resende et al (2019) que se debruçou sobre o mesmo fenómeno nas eleições brasileiras. A anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos (número de telefone, foto e outra informação associada ao perfil) será feita no processo de recolha, não integrando portanto a análise dos resultados. Esta anonimização dos dados...
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2019-09-01
2020-01-31
Parceiros do Projeto
The European MediaCoach Initiative
The main focus of the European Media Coach project is the improvement of media literacy levels among young people through the development of large pool of media literate professionals working with youth in schools, youth centers and in non-formal contexts like libraries and museums. Instead of attempting the development of a pilot experimentation project, the European Media Coach project proposes the scaling up of a recognized and proven innovation in the field of media literacy. more specifically, the European Media Coach project aims at the replication of a practice in the field of media literacy that has demonstrable results with qualitative and quantitative evidence of impact; that of the Dutch national media coach program. Number of years the Dutch media coach training initiative has successfully achieved the goal of improving media literacy among children, young people and parents by training youth professionals, notably, teachers, librarians, youth workers, government officials and other societal professionals and by giving them the opportunity to study the possibilities and challenges of these new media and new literacies.
Informação do Projeto
2017-12-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
New skills for the next generation of journalists
Ao promover a melhoria das competências de uma nova geração de jornalistas europeus, o NEWSREEL pretende contribuir para o reforço de uma esfera pública comum na Europa através da promoção de projetos de jornalismo colaborativos e transnacionais, que sejam capazes de tornar tangíveis e inteligíveis as grandes quantidades de dados disponíveis, e que se baseiem em estratégias comerciais sustentáveis e em sólidas fundações éticas e deontológicas. O projeto irá focar-se em 4 campos profissionais: O jornalismo apoiado por computador (jornalismos de dados) e visualização de dados; Novas estratégias de negócio e novos modelos de jornalismo; Jornalismo colaborativo; e Desafios éticos derivados da esfera pública digital.
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
Digital News Report
O Reuters Digital News Report é um projeto internacional de investigação, coordenado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford. Iniciado em 2012, o seu principal objetivo é acompanhar a evolução do consumo de notícias digitais nos países e fornecer dados e análises oportunos para a indústria, os reguladores e a academia. Portugal participa no estudo, desde a edição de 2015, com a colaboração de investigadores do CIES e do OberCom.
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2015-07-07
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Observatório Europeu de Jornalismo
O Observatório Europeu de Jornalismo (EJO) foi concebido para construir pontes que liguem culturas de jornalismo em toda a Europa e nos EUA, facilitando a colaboração entre investigadores da área dos média e profissionais. Tornar os resultados das pesquisas na área dos média acessíveis a maiores audiências, estudando as “melhores práticas” em jornalismo e analisando tendências da indústria dos media, é um dos grandes objetivos do Observatório Europeu de Jornalismo, que também procura contribui para a melhoria da qualidade do jornalismo, para uma melhor compreensão dos meios de comunicação e para a liberdade de imprensa. O trabalho do EJO atende às necessidades de jornalistas e gestores dos média ao mesmo tempo, funcionando como um recurso para os interessados nos desenvolvimentos na área dos média, de forma a reduzir o fosso entre mundo académico e o profissional dos média.
Informação do Projeto
2014-11-14
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Parceiros do Projeto