Ciência-IUL    Autores    Ana Pinto-Martinho    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
New teaching fields for the next generation of journalists
The project is the extension of the Erasmus+ KA2 project NEWSREEL - New Skills for the Next Generation of Journalists. The primary goal of NEWSREEL2 - New Teaching Fields for the Next Generation of Journalists is to improve such skills of a new generation of European journalists that are connected to the use of digital communication opportunities in a creative and responsible way for enhancing social benefits of the digital era. Creative and responsible use of digital tools is an indispensable ability of journalists. They should remain reliable and trustworthy sources of news in the digital noise to counterpoint the unverified information that affects the raw emotions and temper of the audience. To achieve these objectives, in the framework of NEWSREEL2, we will develop innovative teaching methods and materials for media and journalism students on the fields of:Storytelling in social media in order to students learn how to present journalistic contents on social media networks;Graphic journalism to get to know the basic tools and subgenres of comics journalism;Improving democratic sensibility to be aware their social role and responsibility in a democratic society of the digital age;Covering migration to improve their research and reporting skills, and understanding migration in a global context;Foreign coverage to be able to contribute to a more balanced coverage of international topics;Journalism for voice-activated assistants and devices to learn how to use them and see the potential that they can bring to newsrooms;AI and journalism, robot journalism and algorithms to know how it can be used, and see clearly its potential and threats;Verifying and analysing fake news to be able to identify information and opinion going viral and to verify information with the help of suitable tools and softwares;Debunking disinformation to get solid knowledge regarding the mechanisms used for debunking fake news and disinformation.
Informação do Projeto
2020-09-01
2023-08-31
Parceiros do Projeto
Covid Check
O projeto Covid Check pretende ajudar a otimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia, através da criação de uma rede pública de conhecimento que estará disponível através de um website específico. Desta forma pode contribuir para a otimização dos resultados efetivos de protocolos de comunicação entre as entidades da saúde (Ministério da Saúde, DGS, SNS24, etc.) e os seus stakeholders, a nível interno, e jornalistas e cidadãos, a nível externo. São resultados esperados: a promoção de mensagens eficazes e claras junto da população; contribuir para a identificação de desinformação que possa ser prejudicial para a saúde pública; fomentar na sociedade a procura por fontes fidedignas. Para isso acontecer: as entidades devem melhorar a sua comunicação com base nos resultados da investigação; os meios de comunicação criar mensagens mais focadas; os cidadãos interiorizar as práticas e comportamentos desejados para a resolução da pandemia. O projeto faz parte da investigação sobre desinformação em curso no MediaLab_Iscte
Informação do Projeto
2020-04-21
2020-07-22
Parceiros do Projeto
Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais
O principal foco do projeto é monitorizar as atividades de propaganda e desinformação nas redes sociais online com objetivos de mobilização, polarização e destabilização política em Portugal, independentemente da origem dessas atividades. Ao longo do período do projeto, que corresponde a um momento de grande atividade política em Portugal, marcada por três eleições (Europeias, Regionais – Madeira e Legislativas) procura identificar-se e analisar-se os movimentos organizados, de origem partidária ou não, de propaganda e desinformação com objetivos de influenciar a participação informada dos cidadãos nos atos eleitorais. Serão utilizadas metodologias e ferramentas de análise de redes sociais (i.e. Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitam identificar, de forma transversal e longitudinal, as mensagens e redes de difusão de informação com objetivos maliciosos e os seus relacionamentos internacionais, com especial atenção para as relações entre movimentos populistas e a sua partilha de mensagens de desinformação (“fake news”). O objetivo final é identificar mensagens, protagonistas e canais de desinformação que procuram influenciar o discurso político através das principais redes sociais online públicas (Facebook, Twitter e Youtube) e de plataformas de mensagens instantâneas (WhatsApp). O projeto pretende também contribuir para o alerta e prevenção da disseminação de propaganda maliciosa, colaborando com projetos jornalísticos para desenvolver e disseminar os resultados da investigação. Relativamente ao WhatsApp, como envolve a integração de grupos de acesso público via link de acesso, prevê-se replicar a metodologia usada por Resende et al (2019) que se debruçou sobre o mesmo fenómeno nas eleições brasileiras. A anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos (número de telefone, foto e outra informação associada ao perfil) será feita no processo de recolha, não integrando portanto a análise dos resultados. Esta anonimização dos dados...
Informação do Projeto
2019-09-01
2020-01-31
Parceiros do Projeto
The European MediaCoach Initiative
The main focus of the European Media Coach project is the improvement of media literacy levels among young people through the development of large pool of media literate professionals working with youth in schools, youth centers and in non-formal contexts like libraries and museums. Instead of attempting the development of a pilot experimentation project, the European Media Coach project proposes the scaling up of a recognized and proven innovation in the field of media literacy. more specifically, the European Media Coach project aims at the replication of a practice in the field of media literacy that has demonstrable results with qualitative and quantitative evidence of impact; that of the Dutch national media coach program. Number of years the Dutch media coach training initiative has successfully achieved the goal of improving media literacy among children, young people and parents by training youth professionals, notably, teachers, librarians, youth workers, government officials and other societal professionals and by giving them the opportunity to study the possibilities and challenges of these new media and new literacies.
Informação do Projeto
2017-12-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
New skills for the next generation of journalists
Ao promover a melhoria das competências de uma nova geração de jornalistas europeus, o NEWSREEL pretende contribuir para o reforço de uma esfera pública comum na Europa através da promoção de projetos de jornalismo colaborativos e transnacionais, que sejam capazes de tornar tangíveis e inteligíveis as grandes quantidades de dados disponíveis, e que se baseiem em estratégias comerciais sustentáveis e em sólidas fundações éticas e deontológicas. O projeto irá focar-se em 4 campos profissionais: O jornalismo apoiado por computador (jornalismos de dados) e visualização de dados; Novas estratégias de negócio e novos modelos de jornalismo; Jornalismo colaborativo; e Desafios éticos derivados da esfera pública digital.
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
Digital News Report
O Reuters Digital News Report é um projeto internacional de investigação, coordenado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford. Iniciado em 2012, o seu principal objetivo é acompanhar a evolução do consumo de notícias digitais nos países e fornecer dados e análises oportunos para a indústria, os reguladores e a academia. Portugal participa no estudo, desde a edição de 2015, com a colaboração de investigadores do CIES e do OberCom.
Informação do Projeto
2015-07-07
2019-04-10
Parceiros do Projeto
Observatório Europeu de Jornalismo
O Observatório Europeu de Jornalismo (EJO) foi concebido para construir pontes que liguem culturas de jornalismo em toda a Europa e nos EUA, facilitando a colaboração entre investigadores da área dos média e profissionais. Tornar os resultados das pesquisas na área dos média acessíveis a maiores audiências, estudando as “melhores práticas” em jornalismo e analisando tendências da indústria dos media, é um dos grandes objetivos do Observatório Europeu de Jornalismo, que também procura contribui para a melhoria da qualidade do jornalismo, para uma melhor compreensão dos meios de comunicação e para a liberdade de imprensa. O trabalho do EJO atende às necessidades de jornalistas e gestores dos média ao mesmo tempo, funcionando como um recurso para os interessados nos desenvolvimentos na área dos média, de forma a reduzir o fosso entre mundo académico e o profissional dos média.
Informação do Projeto
2014-11-14
--
Parceiros do Projeto