Resumo CV

Cláudia Pereira é doutorada em antropologia com pós-doutoramento em sociologia. Investigadora auxiliar e professora do ISCTE-IUL, integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Anteriormente realizou o programa Erasmus durante a licenciatura na Vrije Universiteit, na Holanda, e foi Visiting Scholar durante o doutoramento na Brown University, nos EUA. Cláudia foi co-coordenadora do Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Serviço Social com Família e Crianças e professora convidada na Universidade de Gotemburgo, na Universidade de Makerere e na Universidade de Stavanger neste programa. Tem-se focado na articulação entre investigação, ensino e contributo para políticas públicas.

É coordenadora executiva do Observatório da Emigração (OEm), que desenvolve pesquisa estatística sobre os portugueses em todos os países. Entre outras atividades, a equipa do OEm é responsável pelo Relatório Estatístico da Emigração Portuguesa, produzido anualmente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para apresentação à Assembleia da República.

Cláudia realizou investigação etnográfica na Índia, entre goeses católicos e hindus, e em Inglaterra, entre os portugueses enfermeiros em Londres. Desta pequisa resultaram artigos e livros, entre os quais, Religious dances and tourism: perceptions of the “tribal” as the repository of the traditional in Goa, India e na Springer/IMISCOE, New and Old Routes of Portuguese Emigration. Uncertain Futures at the Periphery of Europe

Colaborou como especialista de migrações em projetos de capacitação de governos de países de fora da Europa, através do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), da Comissão Europeia. Foi avaliadora de concursos europeus (COST e Marie Curie).

Participou em projetos de investigação-ação, de migrações e ação humanitária, de financiamento internacional e nacional. Foi coordenadora do projeto sobre imigração nepalesa na agricultura em Portugal. Um dos resultados é o artigo em co-autoria, "‘If you don't migrate, you're a nobody’: Migration recruitment networks and experiences of Nepalese farm workers in Portugal".

 

Foi Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, no XXII Governo Constitucional. Nestas funções, com a sua equipa e em cooperação com outras áreas governativas e institutos públicos, removeu obstáculos nos cursos de aprendizagem da língua portuguesa, tendo criado a Portaria para os cursos de Português Língua de Acolhimento. Pela primeira vez, os estrangeiros e requerentes de asilo a aguardar a documentação passaram a poder aprender a língua portuguesa. Criou a Rede Integrar Valoriza, com mais de 50 municípios, para reforçar a articulação entre a administração pública e as câmaras municipais nas políticas de integração. Dinamizou o trabalho em rede no governo e na adminsitração pública para a implementação do Pacto Global para as Migrações, em que Portugal foi considerado "País Campeão" pela UN-OIM. De igual modo, contribuiu para a Lei do Cartão de Cidadão para Pessoas Sem Morada Fixa em Portugal, para sem-abrigo e portugueses ciganos nómadas, o que agilizou o acesso a cuidados de saúde, habitação, formação e emprego, ou seja, à igualdade de oportunidades. No âmbito das pessoas refugiadas implementou o Grupo Operativo Único, que passou a assegurar a cooperação e coordenação entre os vários intervenientes do Estado. Em conjunto com a sua equipa, coordenou a task force para o acolhimento da primeira emergência humanitária no país, de pessoas vindas do Afeganistão e, posteriormente, da Ucrânia.

Claudia assume funções de coordenação que relacionam investigação, ensino e políticas públicas.  É presidente do IPPS-Iscte, Instituto de Políticas Públicas Sociais. Co-coordena a Linha Temática do CIES, "Migrações, Mobilidade e Etnicidade" e é membro do comité executivo e co-coordenadora da Linha Temática "Governança Global" do Laboratório Associado,  SocioDigital Lab for Public Policy.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Antropologia - Portugal - Lisbon
Doutoramento Antropologia 2004 - 2009
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (IUL)
Antropologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Antropologia Social 1996 - 2000
Áreas de Investigação
Emigração e imigração
Populações refugiadas
Populações ciganas
Políticas públicas
Desigualdades
Cristianismo e Hinduismo na Índia
Castas e tribos na Índia
Sociologia Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais