Ciência-IUL    Autores    Cláudia Pereira    Currículo
Resumo CV

Cláudia Pereira é doutorada em antropologia com pós-doutoramento em sociologia. Investigadora e professora auxiliar convidada do ISCTE‑IUL, integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). 

Coordenadora executiva do Observatório da Emigração (OEm, www.observatorioemigracao.pt) do ISCTE-IUL, que apresenta a análise estatística e qualitativa atualizada. O OEm, entre outras atividades, é responsável pelo Relatório Estatístico da Emigração Portuguesa, produzido anualmente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Co-coordenadora da Rede Migra, uma rede internacional de investigadores e responsáveis de políticas públicas de migrações. Co-representante do CIES-IUL na IMISCOE, uma rede de excelência de investigadores de migrações. Co-organizou o livro de acesso aberto: New and Old Routes of Portuguese Emigration. Uncertain Futures at the Periphery of Europe (Springer/IMISCOE, 2019).

Responsável pelo projeto sobre a relação entre a crise financeira e a emigração portuguesa qualificada para Londres, em particular, os enfermeiros (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Com o apoio da Ordem dos Enfermeiros, publicou o livro Vidas Partidas. Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro (2015).

Anteriormente fez pesquisa qualitativa e etnográfica no total de dois anos em Goa, na Índia, entre católicos e hindus, para projetos de investigação e para o doutoramento. Esta pesquisa incidiu sobre o significado e uso da identidade sobre castas e tribos católicas em Goa no século XXI. Co-organizadora do dossier temáticoIndia’s other sites: representations at home and abroad, em acesso livre.

Coordenou um projeto sobre imigração nepalesa na agricultura em Portugal e tráfico de seres humanos, no centro de empreendedorismo Audax‑IUL, em parceria com o CIES-IUL, financiado pelo Alto-Comissariado para as Migrações. Integra a equipa do programa "Educação para a Justiça (E4J)" e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Gabinete das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC), na tradução para português dos módulos sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes. Tem colaborado como especialista de migrações em projetos de capacitação de governos de países de fora da Europa, financiados pelo International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), da Comissão Europeia. É avaliadora de concursos europeus (COST e Marie Curie), financiados pela Comissão Europeia. O seu artigo mais recente em co-autoria é "Adolescents who stay, parents who migrate: Gender inequalities, resilience and coping strategies in Tajikistan" (2019).

Das suas prioridades destaca a investigação colaborativa com organismos governamentais e não‑governamentais e a comunicação de ciência para os meios de comunicação social e sociedade civil. Os seus interesses atuais de investigação são: emigração e imigração, migração qualificada, migração de enfermeiros, ação humanitária e tráfico laboral.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (IUL)
Antropologia - Portugal - Lisboa
Doutoramento Antropologia das Sociedades Complexas 2004 - 2009
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (IUL)
Antropologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Antropologia Social 1996 - 2000
Áreas de Investigação
Emigração e imigração
Migração qualificada
Migração de enfermeiros
Tráfico laboral
Ação humanitária
Abordagens multidisciplinares nas migrações
Cristianismo e Hinduismo na Índia
Castas e tribos na Índia
Sociologia Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais