Resumo CV

Cláudia Pereira é doutorada em antropologia com pós-doutoramento em sociologia. É investigadora auxiliar e docente do Iscte-IUL, estando integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). O seu percurso tem-se centrado na articulação entre investigação, ensino e políticas públicas.

É coordenadora científica do Observatório da Emigração (OEm), entidade responsável pela investigação estatística sobre a emigração portuguesa para todos os países. Entre outras atividades, a equipa do OEm elabora o Relatório Estatístico da Emigração Portuguesa, produzido anualmente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e apresentado à Assembleia da República.

Recentemente, Cláudia Pereira é co-coordenadora científica do mestrado internacional Erasmus Mundus em Resposta Humanitária, Saúde e Deslocamentos (HumanResponse), financiado pela Comissão Europeia. Este programa resulta de um consórcio de sete universidades da Europa e África (Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Makerere University, Universidade de Cabo Verde, Universidade de Santiago, University of Athens, e Universidade de Rovuma), envolvendo ainda 23 parceiros associados da América Latina, Ásia e Médio Oriente. Promove a colaboração Sul-Norte e a profissionalização do sector humanitário, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos através da interacção intercultural e da investigação que contribui para o desenvolvimento da área.

No seu percurso académico, realizou o programa Erasmus na Vrije Universiteit (Holanda) durante a licenciatura e foi Visiting Scholar na Brown University (EUA) durante o doutoramento. Co-coordenou o Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Serviço Social com Família e Crianças e foi professora convidada nas universidades de Gotemburgo, Makerere e Stavanger. 

Realizou investigação etnográfica na Índia, entre goeses católicos e hindus considerados "tribais", e em Inglaterra, junto de enfermeiros portugueses em Londres. Desta pesquisa resultaram publicações como Religious dances and tourism: perceptions of the “tribal” as the repository of the traditional in Goa, India e na Springer/IMISCOE, em co-autoria, New and Old Routes of Portuguese Emigration. Uncertain Futures at the Periphery of Europe

Colabora como especialista em migrações em projetos de capacitação governamental fora da Europa, através do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) e da Comissão Europeia. É avaliadora de concursos europeus, nomeadamente COST e Marie Curie.

Participa em projetos de investigação-ação, sobre migrações e ação humanitária, com financiamento internacional e nacional. Coordenou, por exemplo, o projeto sobre imigração nepalesa e recrutamento agrícola em Portugal: "‘If you don't migrate, you're a nobody’: Migration recruitment networks and experiences of Nepalese farm workers in Portugal".

 

No plano governativo, foi Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, no XXII Governo Constitucional. Liderou, em articulação com equipas governamentais e institutos públicos, a remoção de obstáculos nos cursos de aprendizagem da língua portuguesa, criando a Portaria para os cursos de Português Língua de Acolhimento. Pela primeira vez, os estrangeiros e requerentes de asilo a aguardar a documentação passaram a poder aprender a língua portuguesa. Criou a Rede Integrar Valoriza, com mais de 50 municípios, para reforçar a articulação entre a administração pública e as câmaras municipais nas políticas de integração. Dinamizou o trabalho em rede no governo e na adminsitração pública para a implementação do Pacto Global para as Migrações, em que Portugal foi considerado "País Campeão" pela UN-OIM. Contribuiu para a Lei do Cartão de Cidadão para Pessoas Sem Morada Fixa em Portugal, para sem-abrigo e portugueses ciganos nómadas, o que agilizou o acesso a cuidados de saúde, habitação, formação e emprego, ou seja, à igualdade de oportunidades. No âmbito das pessoas refugiadas implementou o Grupo Operativo Únicoassegurando a coordenação entre entidades estatais, e coordenou a task force para o acolhimento da primeira emergência humanitária no país, de pessoas vindas do Afeganistão e, posteriormente, da Ucrânia.

Co-coordena a Linha Temática “Governança Global” e integra o comité executivo do Laboratório Associado SocioDigital Lab for Public Policy.

É também coordenadora da Academia + Integração (A+I), uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Fundão, Universidade da Beira Interior e Ipps-Iscte. Esta academia promove formação especializada para a administração pública sobre migrações e integração, com o objetivo de capacitar técnicos e dirigentes de organismos públicos e autarquias, fomentar o trabalho em rede e desenvolver competências para uma resposta mais eficaz aos desafios da integração de imigrantes em Portugal.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Antropologia - Portugal - Lisbon
Doutoramento Antropologia 2004 - 2009
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (IUL)
Antropologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Antropologia Social 1996 - 2000
Áreas de Investigação
Emigração e imigração
Populações refugiadas
Populações ciganas
Políticas públicas
Desigualdades
Cristianismo e Hinduismo na Índia
Castas e tribos na Índia
Sociologia Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais