Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças
O projeto de investigação-ação em serviço social com famílias e crianças tem como objetivo implementar um mestrado internacional, que inclua universidades europeias e africanas - MFAMILY Erasmus Mundus Joint Master Degree. O programa aprofunda os conhecimentos e as competências necessárias para trabalhar a nível internacional em intervenções junto de crianças vulneráveis e famílias marginalizadas.
O projeto Erasmus Mundus proporciona 139 bolsas para estudantes, mobilidade de professores e conferências por Visiting Scholars de vários países. Adicionalmente, contribui para a investigação com artigos de temas inovadores.
O programa é desenvolvido conjuntamente pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Gotemburgo (UGOT), Universidade de Stavanger (UiS) e Universidade de Makerere (MU).
O primeiro semestre decorre em Lisboa, Portugal, o segundo semestre em Stavanger, Noruega, e o terceiro semestre em Gotemburgo, Suécia, antes dos alunos se distribuírem pelas uatro instituições parceiras para trabalharem na dissertação de mestrado. A língua de ensino é o inglês.
O objetivo do programa é que os estudantes se formem com uma base prática sólida para: compreenderem os diversos e variados contextos, situações de vida e desafios enfrentados pelas crianças e famílias na Europa e em contextos internacionais seleccionados; aplicarem competências para trabalharem adequadamente nestes e com estes contextos; utilizarem e desenvolverem investigação que informe o conhecimento e a prática do trabalho com crianças e famílias vulneráveis; e aplicarem os valores do trabalho social internacional.
Observatório da Emigração
1. O Observatório da Emigração é uma estrutura técnica e de investigação independente integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, onde tem a sua sede.
2. O Observatório funciona com base numa parceria entre as seguintes instituições universitárias de investigação:
o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, que assegura a coordenação da parceria;
o Centro de Estudos Geográficos (CEG), do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL);
o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CSG), do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL);
o Instituto de Sociologia (IS-UP), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL-UP).
3. O Observatório foi criado com base num protocolo assinado, em 2008, entre o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), sendo apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nos termos de um acordo de cooperação celebrado em 2016.
4. O Observatório iniciou a sua atividade em Janeiro de 2009, com três objetivos principais:
recolher, harmonizar e analisar informação sobre a evolução e as caraterísticas da emigração portuguesa e das populações portuguesas emigradas, nomeadamente através da recolha de dados junto das instituições estatísticas dos países de destino da emigração;
divulgar toda a informação compilada e promover a sua disponibilização e discussão junto do público em geral, em particular junto de investigadores, estudantes, decisores políticos e jornalistas;
contribuir, através da sua atividade, para a definição e avaliação de políticas públicas de emigração baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
5. O Observatório tem como principal instrumento de relação quotidiana c...
Informação do Projeto
--
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IGOT - (Portugal)
- SOCIUS-ISEG - (Portugal)
- IS-UP - (Portugal)
Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde
This action is organized around the general objective (G.O.) to strengthen the mechanisms for the integration of immigrants into Cabo Verde society, while reinforcing the contribution to the priorities defined in the cooperation framework between Portugal and Cabo Verde.
This objective is achieved by carrying out several activities oriented towards practical and accurate results, based on the exchange of experiences between both countries to improve the services provided, considering the following specific objectives/outcomes:
• S.O.1. – To improve instruments and operating procedures regarding immigrant integration in Cabo Verde, by implementing four local units for immigrant support, a multichannel platform to support and strengthen public services available to immigrants and developing instruments for local approaches.
• S.O.2. – To develop capacity-building actions for Cabo Verdean authorities (at national and local level), civil society organizations and ACM key staff, in legal migration management and integration.
• S.O.3. – To provide certified professional training of immigrants to promote their professional qualification.
• S.O.4. – To produce and disseminate knowledge about migration in Cabo Verde, by developing studies, awareness-raising campaigns, and setting up a Migration Observatory in the country.
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
- BRU-Iscte (M&M) - Líder
- CIES-Iscte
- IT-Iscte
Acção Humanitária: Mudanças Climáticas e Deslocamentos
HumAct é um projeto de 3 anos financiado pelo Programa Erasmus+ Capacity Building para o Ensino Superior e é coordenado pelo ISCTE –Instituto Universitário de Lisboa., tendo como parceiros: a Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas, Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago, de Cabo Verde e a Universidade Pedagógica, Universidade de Pungué e Universidade de Rovuma, de Moçambique.
O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade das instituições de ensino superior na área da Ação Humanitária (AH) em relação a mudanças climáticas e deslocamentos nos países parceiros, especificamente em Cabo Verde e Moçambique, em colaboração com instituições dos países do programa, como Grécia e Portugal.
Os objetivos específicos são:
• Aumentar a resposta do ensino superior no que diz respeito a conteúdos relevantes pra a AH
• Promover a investigação de docentes e alunos relativamente a AH
• Desenvolver as estratégias pedagógicas dos docentes
• Fortalecer o envolvimento das comunidades
Informação do Projeto
2021-01-15
2024-06-14
Parceiros do Projeto
- IRU-Iscte - Líder
- CIES-Iscte
- BRU-Iscte
- Universidade Pedagógica de Maputo - (Moçambique)
- Universidade Pungué - (Moçambique)
- Universidade de Rovuma - (Moçambique)
- UNI-CV - (Cabo Verde)
- Universidade de Santiago - (Cabo Verde)
- National and Kapodistrian National of Athens - (Grécia)
Integração social de jovens migrantes e descendentes de migrantes no Concelho de Sintra
Este projeto analisa a integração dos jovens migrantes e descendentes de migrantes no Concelho de Sintra. Tem dois objetivos principais, (i) o de investigação e (ii) o de contributo para ações de prevenção de desigualdades sociais e promoção de inclusão social.
Para tal, utiliza-se uma metodologia mista que concilia métodos quantitativos e qualitativos. Num primeiro momento, identificam-se os indicadores de integração de imigrantes que têm informação estatística desagregada a nível municipal – Sintra. O objetivo é contextualizar a integração na sociedade envolvente.
Num segundo momento, realiza-se pesquisa no terreno e entrevistas a informantes privilegiados, isto é, diretores de escolas, administradores e/ou profissionais de hospitais e centros de saúde e dirigentes de associações de migrantes, Complementarmente, são realizadas entrevistas em profundidade a dois grupos distintos: a) jovens imigrantes e descendentes de imigrantes, de diferentes ascendências e contextos socioeconómicos, a residir em freguesias diferenciadas do concelho de Sintra. O objetivo é caraterizar as condições de integração de imigrantes e descendentes, abrangendo a sua complexidade e diversidade.
Os indicadores a analisar como parte da integração social dos jovens imigrantes e descendentes são os seguintes: habitação, educação, mercado de trabalho, língua, acesso à política e à justiça, acesso à saúde, discriminação étnica e racial, participação religiosa, e participação e o acesso ao desporto e à cultura.
Equipa de Investigação: Sofia Gaspar (Coord.), Juliana Iorio (investigadora)
Consultores: Rui Pena Pires, João Sebastião, Alejandra Ortiz, Sandra Mateus, Rita Cachado
Informação do Projeto
2019-06-01
2020-07-31
Parceiros do Projeto
Novas dinâmicas na migração qualificada: enfermeiros e processos de recrutamento nas periferias da Europa no século XXI
A emigração para o Reino Unido de enfermeiros de Portugal e de outros países do leste e sul da Europa começou em 2008 a substituir os fluxos mais antigos da Índia e das Filipinas. A importância deste tópico deve-se à crescente relevância, no século XXI, das políticas públicas de captação de imigrantes qualificados e dos processos de recrutamento a partir do destino, em geral, e na emigração de enfermeiros de países periféricos europeus (Portugal, Espanha, Itália e Roménia) para os do centro e norte (Inglaterra e Alemanha), em particular. Esta emigração, embora acompanhe as tendências da emigração recente destes países, distingue-se, no entanto, pela sua intensidade. O projeto analisará ainda o impacto do Brexit nesta nova dinâmica migratória. Em termos metodológicos, combinará a análise de dados estatísticos internacionais, do Observatório da Emigração, com os da pesquisa intensiva (etnográfica) e extensiva (inquérito).
Informação do Projeto
2018-11-01
2019-10-25
Parceiros do Projeto
O Impacto da imigração no sector agrícola: o caso do Alentejo
A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX.
O meio rural português tem sido caracterizado pelo elevado índice de desertificação, bem como pelo envelhecimento da população. Em paralelo a agricultura, principal atividade económica localizada no meio rural observou um declínio substancial em termos de preponderância no mercado laboral e na economia nacional. A combinação da falta de mão de obra e a os elevados níveis de concorrência tem incentivado um processo de reestruturação do sector agrícola, apostado fortemente na internalização.
A integração de trabalhadores estrangeiros e a expansão da procura de mão de obra no sector agrícola Português constituem um paradoxo atendendo ao declínio do meio rural observado no século XX. Este paradoxo constitui o ponto de partida deste projeto de investigação, que tem quatro dimensões principais:
1. Identificar as características, intensidade e determinantes da procura de mão de obra estrangeira no setor agrícola na região do Alentejo;
2. Analisar o perfil sociodemográfico e as expectativas dos trabalhadores estrangeiros inseridos no mercado de trabalho do sector agrícola na região do Alentejo
Informação do Projeto
2018-11-01
2020-09-30
Parceiros do Projeto
Imigração e tráfico para exploração laboral. Nepaleses nas estufas em Portugal
O projeto foca-se sobre a migração de nepaleses para estufas de frutos vermelhos no sul de Portugal e a relação com tráfico para exploração laboral. Tem dois objetivos principais, o de investigação e o de contributo para ações de prevenção e combate ao tráfico. Para tal, num primeiro momento, pretende realizar entrevistas no país de origem a imigrantes nepaleses antes de saírem do Nepal e aos que, entretanto, regressaram de Portugal, bem como aos imigrantes nepaleses no país de destino (Portugal), para perceber o papel específico entre as empresas de recrutamento e o tráfico durante todo o processo migratório. A investigação será divulgada em dois artigos científicos. Para o contributo de ações os membros da equipa pretendem discutir com os diferentes agentes que interagem no processo migratório dos nepaleses (recrutadores, gestores de empresas agrícolas, autarquias, SEF, ACT, Observatório do Tráfico de Seres Humanos, entre outros) a criação de iniciativas para prevenir e combater o tráfico de seres humanos para exploração laboral, bem como uma maior visibilidade e articulação para as atividades já implementadas, como é o caso da “Nova Geração de Contratos Locais de Segurança” em Serpa, do Ministério de Administração Interna. A discussão de ações irá centrar-se em três eixos. Em primeiro lugar, o modo como o trabalho agrícola e natureza sazonal pode ser enquadrado em trabalho regulado, tendo como base a Diretiva 2014/36 – EU, de 26/02/2014, relativa à entrada de cidadãos de países terceiros para trabalho sazonal, a qual se encontra ainda por ser transporta para Portugal. Em segundo lugar, iniciativas
para uma maior participação de nepaleses em cursos de língua portuguesa já existentes em concelhos no sul de Portugal (AA.VV. 2015), como um dos principais recursos de integração e capacitação de imigrantes. Em terceiro lugar, a tradução de legislação laboral portuguesa seleccionada para inglês e nepalês, para capacitar os trabalhadores nepaleses e empreendedores de ag...
Informação do Projeto
2017-10-01
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Emigração Portuguesa. Relatório Estatístico 2014-2015
Informação do Projeto
2014-05-02
2015-09-25
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
Emigração portuguesa qualificada para o Reino Unido: análise de indicadores e percursos
The project focused on the relationship between the impact of the financial crisis and skilled emigration to London. It began by identifying and characterising the motivations and expectations of emigrants before they left, still in Portugal, so as to be able to observe their transformations during the migration path. It combined the analysis of international statistical data, in the OEm, with the results of intensive and extensive research. In this sense, multi-situated ethnography was carried out through participant observation and interviews with qualified Portuguese in Lisbon, before leaving the city, and then in London, for a period of five months. In total, in 2013, 80 in-depth and semi-structured interviews were conducted with qualified Portuguese emigrants. The ethnographic research showed that new dynamics were occurring in Portuguese skilled migration, as the apparent majority of nurses compared to the other professions.
Informação do Projeto
2012-01-02
2018-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder