Ciência-IUL    Autores    Violeta Alarcão    Currículo
Resumo CV

Violeta Alarcão é licenciada (FCSH-UNL 2000) e doutorada (ISCTE-IUL 2016) em Sociologia, tendo vasta experiência como socióloga da saúde e em investigação clínica e epidemiológica. Foi investigadora no Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública (IMP&SP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) de 2004 a 2019, onde participou e foi responsável por vários projetos. Atualmente é Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa e colabora também como investigadora no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da FMUL. Os seus interesses de investigação são múltiplos e interdisciplinares, tendo vindo crescentemente a incluir temas como a sexualidade, género, e etnicidade, numa perspetiva transdisciplinar. Tem publicado sobre estas temáticas a nível nacional e internacional. Outras áreas de interesse incluem o envelhecimento saudável; nutrição e insegurança alimentar; determinantes psicossociais de saúde; curso de vida e bem-estar.

É Investigadora Responsável do projeto de investigação financiado pela FCT, intitulado Fecundidade, Imigração e Aculturação: Abordagem interseccional das experiências e expectativas de saúde sexual e reprodutiva em Famílias Cabo-verdianas e Portuguesas, e também a Investigadora Responsável do projeto Promoção da Cidadania e Direitos Sexuais em Populações Imigrantes em Portugal: coprodução de recomendações e boas práticas para a redução de desigualdades sexuais e reprodutivas, financiado ao abrigo do Programa Nacional do Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Sociologia 2016
ISCTE-IUL
Pós-graduação Análise de Dados em Ciências Sociais 2007
ISCTE-IUL
Pós-graduação Sociologia do Emprego 2001
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Licenciatura Sociologia 2000
Áreas de Investigação
Género e Sexualidade; Determinantes Sociais de Saúde; Raça e Etnia; Curso de vida e Bem-estar; Segurança Alimentar e Nutrição; Métodos de Investigação.
Ciências da Saúde Ciências Médicas
Sociologia Ciências Sociais