Violeta Alarcão é licenciada (FCSH-UNL 2000) e doutorada (ISCTE-IUL 2016) em Sociologia, tendo vasta experiência como socióloga da saúde e em investigação clínica e epidemiológica. É Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Instituto Universitário de Lisboa e colabora também como investigadora no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da FMUL. Entre 2004 e 2019, foi investigadora no Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública (IMP&SP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde participou e foi responsável por vários projetos. Os seus interesses de investigação são múltiplos e interdisciplinares, tendo vindo crescentemente a incluir temas como a sexualidade, género, e etnicidade, numa perspetiva transdisciplinar. Tem publicado sobre estas temáticas a nível nacional e internacional. Outras áreas de interesse incluem os determinantes sociais de saúde; curso de vida e bem-estar; envelhecimento saudável; nutrição e insegurança alimentar.
Foi Investigadora Responsável do projeto de investigação financiado pela FCT, intitulado Fecundidade, Imigração e Aculturação: Abordagem interseccional das experiências e expectativas de saúde sexual e reprodutiva em Famílias Cabo-verdianas e Portuguesas, e também a Investigadora Responsável do projeto Promoção da Cidadania e Direitos Sexuais em Populações Imigrantes em Portugal: coprodução de recomendações e boas práticas para a redução de desigualdades sexuais e reprodutivas, financiado ao abrigo do Programa Nacional do Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).
O seu mais recente projeto intitula-se CROSS-MINDS — Construção Participativa de Indicadores de Monitorização da Saúde Menstrual em França e Portugal em parceria com o Institut national d’études démographiques (Ined).