Portuguese emigration and development: networks and transnational spaces
Public debate and research on the migration-development nexus tend to assume an overlapping of the distinction between country of origin and developing country, on the one hand, and country of destination and developed country, on the other. The majority of the research literature on emigration and development focuses on developing countries. For this reason, the transposition of this literature to the analysis of the impacts of emigration in developed countries of origin is not fully adequate. Building on the theoretical framework of transnationalism that says migrations are not simple movements of absence and presence but relational channels between sending places and destinations where material and symbolic resources circulate, we will study the implications of these channels to the development. Empirically it relies on the fact that Portugal is a developed and emigration country to explore the contributions of Portuguese emigrants to the development of their places of origin.
Orientação
Rui Pena Pires (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-08-01
2027-07-31
Parceiros do Projeto
(Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
Anualmente, a DGEEC do Ministério da Educação sistematiza a frequência e os resultados escolares obtidos pelos alunos dos ensinos básico e secundário segundo a sua nacionalidade e é possível sabermos que o desempenho escolar (medido pelas taxas de transição e pelo encaminhamento para vias não regulares de ensino) é bastante variável de acordo com a nacionalidade em causa. Não é possível conhecermos o impacto que produz nestes resultados um conjunto de variáveis preditoras dos mesmos, como são as condições socioeducativas dos progenitores, o sexo do aluno ou a composição socioétnica da escola e da turma que frequentam. Serão os efeitos semelhantes para todas as origens nacionais? Que variáveis revelam ser mais decisivas nos resultados obtidos pelos alunos com origem na imigração?
Foi possível estabelecer um protocolo entre o CIES-Iscte e a DGEEC/MEC que torna possível a disponibilização regular (anual) da informação estatística recolhida pelo MEC no que se refere aos alunos que têm origem na imigração, na forma de micro dados. Com recurso a esta informação, pretende-se responder às questões enunciadas, traçando um retrato da escolarização destas crianças e jovens ao longo da presente década no nosso país.
O projeto tem o apoio do Observatório das Desigualdades.
Informação do Projeto
2019-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto