(Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
(Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
Descrição

 

Anualmente, a DGEEC do Ministério da Educação sistematiza a frequência e os resultados escolares obtidos pelos alunos dos ensinos básico e secundário segundo a sua nacionalidade e é possível sabermos que o desempenho escolar (medido pelas taxas de transição e pelo encaminhamento para vias não regulares de ensino) é bastante variável de acordo com a nacionalidade em causa. Não é possível conhecermos o impacto que produz nestes resultados um conjunto de variáveis preditoras dos mesmos, como são as condições socioeducativas dos progenitores, o sexo do aluno ou a composição socioétnica da escola e da turma que frequentam. Serão os efeitos semelhantes para todas as origens nacionais? Que variáveis revelam ser mais decisivas nos resultados obtidos pelos alunos com origem na imigração?

 

Foi possível estabelecer um protocolo entre o CIES-Iscte e a DGEEC/MEC que torna possível a disponibilização regular (anual) da informação estatística recolhida pelo MEC no que se refere aos alunos que têm origem na imigração, na forma de micro dados. Com recurso a esta informação, pretende-se responder às questões enunciadas, traçando um retrato da escolarização destas crianças e jovens ao longo da presente década no nosso país.

O projeto tem o apoio do Observatório das Desigualdades.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2019-01-01 2025-12-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Teresa Seabra Professora Associada (com Agregação) (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Coordenadora Global 2019-01-01 2025-12-31
Helena Carvalho Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2019-01-01 2025-12-31
Renato Miguel do Carmo Professor Associado (com Agregação) (DS); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2019-01-01 2025-12-31
Sandra Mateus Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2019-01-01 2025-12-31
Sofia Gaspar Investigadora Auxiliar (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2019-01-01 2025-12-31
Adriana Albuquerque Assistente de Investigação (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2019-01-01 2025-12-31
Ana Filipa Cândido Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2019-04-01 2025-12-31
Inês Santos Tavares Assistente de Investigação (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2019-01-01 2025-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

(Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
2019-01-01
2025-12-31