Projetos de Investigação
Baseline study methodology plan and protocol
Informação do Projeto
2023-12-18
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Art Education and Capacity-Building: Methodologies and tools used by artists to intervene in the school context
ARECA is an interdisciplinary, collaborative project focused on the relationship between contemporary artistic practices and learning practices. It fosters artistic work as a pedagogical practice in public schools, highlighting the contexts, methodologies and tools used by artists. Its central aim is to empower artists to design, implement and evaluate artistic projects in school contexts, adopting collaborative approaches with the education, cultural, social and research sectors. Its specific objectives are to formalise an arts education pedagogical model, through a participatory process of experimentation and systematisation of learning; to facilitate transnational exchange,networking and training of artists, fostering new perspectives and tools and the democratisation of knowledge; to scientifically support the work. Simultaneously, ARECA contributes to training youngsters to become active citizens, acting and thinking critically. The starting point is Cláudia Dias’ work, Seven Years Seven Plays, in the context of which she and guest artists have been creating choreographic works on subjects such as Europe, the Israeli-Palestinian conflict, nuclear danger, language as a tool for female emancipation, or climate issues. The thematic contents of these creations will be the material to work with students. ARECA (2024-25) will take place in Portugal, Spain and France, involving 9 artists as direct beneficiaries, 24 teachers and 150 students as indirect beneficiaries. The artistic-pedagogical experience will be monitored and systematised by ISCTE-IUL, contributing to the methodological deepening, collaborative approach and capacity building of the partnership. ARECA will also be researched by Iscte-IUL as a case study on the relation between the trajectories of artists, learning processes and the development of social practice art. One handbook, 2 scientific articles and 5 performances created by students will be the core outputs to share and disseminate ARECA’ resul...
Informação do Projeto
2023-12-11
2026-02-10
Parceiros do Projeto
Entre a escola e o trabalho: comportamentos políticos de trabalhadores/as em situação de precarieade
Trata-se de um estudo interdisciplinar que envolve pesquisadores/as de universidades das cinco regiões do Brasil (USP, Unirio, UFPR, UFGD, UFPB, UFAC) e de um centro de pesquisa em Portugal (CIES-Iscte). O objetivo principal é compreender a formação dos comportamentos políticos de jovens trabalhadores/as, pertencentes a uma geração que se beneficiou da ampliação do acesso à educação formal no Brasil, mas cujas trajetórias de trabalho são marcadas por diferentes níveis precarização (desemprego, trabalho informal, baixos salários, contratos temporários, condições adversas de trabalho, etc.). Nesse sentido, pretende-se constituir um estudo de caráter nacional, baseado em uma análise que articule casos regionais e o caso de brasileiros/as imigrantes em Portugal, que visa analisar como a frustração das expectativas em termos de ascensão social fomentadas pela ampliação do acesso à educação escolar (e aos diplomas por ela expedidos) podem (ou não) influir os comportamentos políticos, entendidos aqui como (i) opiniões sobre temas relacionados à política; (ii) comportamentos eleitorais; (iii) adesão aos valores e práticas democráticas.  Essa pesquisa, em função do seu problema, abordagem teórica e objetivos, será constituída a partir da coleta e da análise de dados qualitativos e quantitativos. Com abordagem extensiva, a primeira parte prevê a realização de um survey com amostra (de tipo não-probabilístico, por cluster) de casos selecionados para a aplicação de questionários online, cujos resultados serão analisados por meio da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Na segunda parte, de natureza intensiva, serão realizadas entrevistas considerando-se a diversidade de tendências de comportamentos políticos apontada pela etapa anterior da pesquisa, que abordarão as características e sentidos das trajetórias individuais e familiares; estratégias e investimentos em escolarização e para inserção no mercado de trabalho e posicionamento sobre temas relacionados à política.  ...
Informação do Projeto
2022-02-01
2025-02-02
Parceiros do Projeto
Vidas Vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família
A perspetiva do curso de vida combina uma abordagem rigorosa, crítica, e teoreticamente flexível com temas intrínseca e classicamente sociológicos, por um lado, e com pluralismo metodológico, por outro. Neste projeto ambiciona-se criar e consolidar pontes entre a tradição e o futuro das pesquisas do curso de vida, abordando para tal um dos seus estimados, mas sub-explorados empiricamente, princípios teóricos: o das "linked lives", no qual se baseia a ideia de que ?each generation is bound to fateful decisions and events in the other?s life course?. Usar-seá a família como microcosmos da interdependência dos eventos de vida, por um lado, e dos efeitos cruzados entre os eventos de vida dos membros de uma família, por outro. Numa lógica multidimensional, este projeto pretende responder a questões diferentes mas inter-relacionadas sobre a interdependência dos eventos de um indivíduo ao longo da sua vida (incluindo diferentes esferas de vida) e no interior da sua família (como um todo e direcionado a membros particulares da família). Seguir-se-á uma abordagem quantitativa com base nos dados multinível e longitudinais do EU-SILC, procurando responder a questões relacionadas com os efeitos cruzados entre as esferas da família, do trabalho e do bem-estar. Esta componente europeia, macro e comparativa vai simultaneamente facultar informações acerca da existência e características da especificidade do caso português, úteis para o desenvolvimento posterior e simultâneo da componente qualitativa do projeto. Na investigação qualitativa deste projeto (baseada em fontes primárias, recolha de 80 a 100 entrevistas) pretendese aceder às subjetividades e intencionalidades da ação associadas aos eventos de vida e de família experienciados e seus efeitos, como factor fundamental para a compreensão entre os elos de interdependência entre os eventos e as pessoas da mesma família. Serão desenvolvidas entrevistas biográficas com calendários de vida e árvores genealógicas, que serão sujeitas...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto