Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
O estudo em referência tem como objetivo nuclear produzir informação em dois níveis complementares:- No plano europeu, o projeto EUROSTUDENT, toma por base uma lista alargada de indicadores harmonizados e comparáveis. Este conjunto de indicadores, tendo o seu foco principal nas condições de vida dos estudantes, inclui temas tão diversos como a transição e acesso ao ensino superior; tipos e modalidades de estudo; origens sociais; residência/alojamento; despesas; rendimentos; emprego e quotidiano (distribuição de tempos); mobilidade e internacionalização; e avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro. Nesta edição (EVIII), introduziram-se módulos respeitantes a questões suplementares, nomeadamente sobre as consequências da pandemia (provocada pela Covid19), bem estar e saúde mental e experiências de discriminação.- No plano nacional, produzir informação, em termos gerais, sobre as condições socioeconómicas dos estudantes portugueses do ensino superior (com a diversidade da temática apresentada anteriormente).
Importa sublinhar que uma parte da equipa proponente da presente proposta foi responsável pela realização do INQUÉRITO SOCIOECONÓMICO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, em 4 rounds anteriores: no Projeto EUROSTUDENT (EII) 2005, EUROSTUDENT (EIII) 2008, EUROSTUDENT (VI) 2018, EUROSTUDENT VII, 2021.
Informação do Projeto
2023-05-23
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI e a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais
O projeto visa a elaboração do estudo nacional sobre as necessidades das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexo e com outras identidades não cisgénero e não heterossexuais (LGBTI+) e sobre a discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais (OIEC). Integra três componentes: i) uma revisão da literatura nacional e internacional com vista a conhecer o fenómeno da discriminação em função da OIEC; ii) uma análise da situação de discriminação em função da OIEC e das necessidades das pessoas LGBTI+ na sociedade portuguesa atual, a partir de entrevistas e grupos focais com associações e estruturas representativas e/ou que trabalham com pessoas LGBTI+, bem como de dados disponibilizados pelas estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica e de género LGBTI+; e iii) uma análise do quadro legal nacional sobre “crimes” e “discurso de ódio” à luz das recomendações do Conselho da Europa, da Agência para os Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). O projeto contempla a formulação das principais conclusões e recomendações relativas às temáticas abordadas, de modo a sustentar as políticas públicas dirigidas à população LGBTI+.
Informação do Projeto
2021-08-04
2022-03-31
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
Informação do Projeto
2021-02-23
2021-07-16
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
O objetivo global deste projeto é o conhecimento sobre as condições de vida dos estudantes do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas (universitário e politécnico), obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável a nível europeu (este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu Eurostudent).
As principais dimensões temáticas de caraterização dos estudantes são:
A – Aspetos demográficos;
B – Transição e acesso;
C – Tipos e modalidades de estudo;
D – Origens sociais;
E – Residência;
F – Despesas;
G – Rendimentos;
H – Emprego e orçamentos de tempo;
I – Mobilidade e internacionalização
J – Avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro.
Informação do Projeto
2017-04-18
2017-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de pesquisa avançada, bem como o reforço e alargamento da oferta educativa na área das políticas públicas de educação e da administração escolar. Por um lado, pretende-se constituir no CIES-IUL uma equipa de referência internacional na área das políticas públicas de educação, com um enfoque particular na área da organização e administração do sistema escolar a nível macro e micro, capaz de competir e liderar projetos a nível internacional. Daí que a primeira tarefa a promover com o presente projeto seja o de implementar, a partir das redes internacionais construídas pelo CIES-IUL e pelos seus investigadores, uma pesquisa de âmbito Europeu sobre “Políticas Educativas e Organização Escolar: objetivos, modelos e desempenhos na Europa”.Por outro lado, pretende-se desenvolver as atividades de ensino, reforçando a área das políticas de educação no mestrado e no doutoramento em políticas públicas e criação de um Doutoramento em Administração e Gestão Escolar.
Informação do Projeto
2016-05-01
2019-04-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder