Alterações religiosas e ambientais nas zonas áridas do planeta:Um estudo comparativo
No puzzle da transformação socio-ecológica das zonas áridas do planeta, a mudança religiosa é uma peça fulcral. Este projeto pretende investigar como os padrões de transformaçãoreligiosa se moldam pelas alterações ambientais em zonas áridas da Ásia, África e América do Norte, mais especificamente nas estepes da Mongólia, nos sistemas pastoris eagrícolas do Quénia e de Moçambique, e nas Grandes Planícies dos EUA.As zonas áridas e semiáridas cobrem 41% do planeta e sustentam dois mil milhões de pessoas, muitas delas em insegurança alimentar, e que sofrem particularmente com asalterações ambientais globais[ST09]. A forma como as populações das zonas áridas asiáticas, africanas e americanas, dependentes dos seus recursos naturais, são afetadas, tem sido amplamente estudado. As zonas áridas são o local de origem das grandes religiões monoteístas. O Cristianismo tem-se expandido na Ásia e na África Subsaariana, sendo neste momento a segundareligião do mundo com maior crescimento, após o Islão, e o budismo tem recuperado o seu espaço na Ásia Interior. Nas zonas áridas, a revitalização espiritual, aradicalização e a conversão às religiões globais estão a ocorrer em paralelo com alterações culturais; diversificação económica; marginalização e instabilidade políticas; alterações na gestão da terra; conflitos por recursos naturais; agitação social e alterações climáticas. Estudos têm demonstrado o poder local das religiões: o cristianismo pentecostal está a tornar-se uma força política em África ; a radicalização islâmica destabiliza partes da Ásia Interior e África; e o Evangelismo, e as crenças budistas/xamanísticas moldam, respetivamente, a política norte-americana e da Ásia Interior. As organizações religiosas têm liderado os esforços de progresso nos países em desenvolvimento. No entanto, esses trabalhos não têm estudado a influência das instituições religiosas, crenças e práticas na gestão ambiental, nem analisado o papel das alterações religiosas na mediação das dinâmic...