Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2024/2025 Trans Géneros, Identidades e Corporalidades: Desafios Contemporâneos Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Sim
2024/2025 Famílias, Conjugalidades e Parentalidades Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Não
2024/2025 Psicologia da Saúde e Clínica Licenciatura em Psicologia; Sim
2024/2025 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2024/2025 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2024/2025 Psicopatologia e Avaliação Clínica Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2024/2025 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2023/2024 Psicologia da Saúde e Clínica Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2023/2024 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2023/2024 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2023/2024 Psicopatologia e Avaliação Clínica Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2023/2024 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2022/2023 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2022/2023 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Sim
2022/2023 Psicologia da Saúde e Clínica Licenciatura em Psicologia; Sim
2022/2023 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2022/2023 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2022/2023 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Sim
2022/2023 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2022/2023 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2021/2022 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2021/2022 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2021/2022 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2021/2022 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas -- Não
2021/2022 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2020/2021 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2020/2021 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Sim
2020/2021 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2020/2021 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2020/2021 Psicologia da Saúde e Clínica Licenciatura em Psicologia; Sim
2020/2021 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Sim
2020/2021 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2020/2021 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2020/2021 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2020/2021 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2019/2020 Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2019/2020 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2019/2020 Abordagens à Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2019/2020 Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação Curso Institucional em Competências Transversais; Sim
2019/2020 Psicopatologia Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (17)
Em curso (10)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Eduardo Silva Reis Intimate Partner Violence: Evaluation and Development of Campaigns Tailored for Victimized Men Inglês Em curso ISCTE-IUL 2018
Nuno Ramos Mediação de Conflitos em Contextos Multiculturais Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Sandra Gaspar Roberto Processos de Resiliência centrados na Perspectiva dos Migrantes: Narrativas de Cabo-verdianos e Brasileiros Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Sara Oliveira Quintela Martinho Microaggressions in the Health Setting Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Gustavo Alberto Aybar Camposano Pride Against Prejudice: A "Social Cure" for Minority Stress Among Lesbian and Gay Individuals Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Inês Pereira Ratinho Autonomy-Connectedness: An integrative approach to the study of personality, migration and acculturation, and the Functionalist Human Value Theory Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Sara Cristina Marques Gonçalves da Silva The tensions between personal identity and social expectations: trajectories and experiences of bisexual persons in committed intimate relationships Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Elizabeth Maria Domingos-Shepard "Intersectionality, Critical Praxis and Activism: Examining experiences and narratives of migrant women and allies. Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Ana Mafalda Gayou Lima Reis Esteves Sexualidades invisíveis: Cidadania íntima e bem-estar psicossocial na bissexualidade Português Em curso ISCTE-IUL --
Lúcia da Silva Campos Moral typecasting and perceptions of victims and perpetrators of sexual assault: the role of gender stereotypes and sexual orientation Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (7)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus António Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders? behavioral intentions Inglês ISCTE-IUL 2016 2020
Jaclin Freire Saúde Mental (SM), Religiosidade e Espiritualidade (R/E): Da integração ao desenvolvimento de competências religioso-espirituais dos profissionais de saúde mental Inglês ISCTE-IUL -- 2018
Jaclin'Elaine Semedo Freire Mental health, religiosity and spirituality in Portugal: Towards the development and integration of religious/spiritual competence for mental health professionals ISCTE-IUL 2011 2018
Nuno Vladimiro Pereira Ramos Intercultural Competence in Conflit Mediation: A mixed-methods approach on training design ant outcome assessment ISCTE-IUL 2012 2017
Sandra Gaspar Roberto Processos de Resiliência centrados na Perspectiva dos Migrantes: Narrativas de Cabo-verdianos e Brasileiros ISCTE-IUL 2008 2016
Nuno Pinto Identidades transgénero e transexuais: Desenvolvimento de processos identitários e expressões de género minoritárias Português ISCTE-IUL -- 2015
Nuno Emanuel Branquinho Guedes Pinto Experiencing and representing transsexuality: Developmental trajectories of, and social representations on, transsexual people ISCTE-IUL 2009 2015
Dissertações de Mestrado (64)
Terminadas (64)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Inga Schmidt A relação entre as experiências e o significado de apoio culturalmente competente para indivíduos LGBTQI e profissionais de saúde mental Inglês ISCTE-IUL 2022 2023
Maria Teresa Toscano Pessoa Pais Ferreira "Standing on your own feet": Processo de integração socioprofissional e bem-estar de pessoas refugiadas afegãs em Portugal Português ISCTE-IUL 2022 2023
Laurine Isabelle Tertilt Perceções dos Estudantes sobre Competência Cultural e Formação em Diversidade nos Programas de Psicologia Europeus:Previsões e Implicações para os Programas de Formação Inglês ISCTE-IUL 2022 2023
Lina Scharf Uma Exploração das Intervenções de Saúde Mental para e com a comunidade de Irish Travellers Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Felicia Moana Sühs Resiliência trans em Portugal: Factores de protecção para pessoas trans e de género diverso e o papel da ligação à comunidade trans Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Carolina Micaela Domingos Marques Machine Learning como ferramenta de apoio à prevenção: identificação de níveis de ansiedade Português ISCTE-IUL 2022 2022
Maria Rodrigues Baptista Frade Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar Português ISCTE-IUL 2022 2022
Beatriz Ribeiro Maia Integração socioprofissional da população refugiada em Portugal Português ISCTE-IUL 2021 2022
Evelyn Costa Cavalcanti Estratégias de enfrentamento utilizadas por mulheres muçulmanas pós-refúgio: o reinventar de uma forma de viver Português ISCTE-IUL 2021 2022
Ana Sofia Sobreiro Montez Promoção da saúde e bem-estar de profissionais de ação humanitária: O papel dasONGs e o debriefing enquanto estratégia de prevenção Português ISCTE-IUL 2021 2022
Francisca Araújo Henriques da Cunha Perceções das crianças e jovens face às famílias homoparentais: um contributo para a compreensão do desenvolvimento do preconceito na infância e adolescência Português ISCTE-IUL 2021 2022
Beatriz Botelho Gonçalves (Trans)parentes: Um estudo correlacional sobre as experiências dos/das familiares de pessoas trans* em Portugal Português ISCTE-IUL 2020 2021
Nazli Yagmur Erdogmus Perspetivas de género na aculturação através das experiências de mulheres Turcas Migrantes na Europa Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Antonio Sadiel Milá Roa Fatores psicossociais associados ao teste de HIV e comportamento de uso de preservativo: uma análise transcultural Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Maria Pacheco Marques Simões de Abreu O Que Mudou em Uma Década? Perceções de Discriminação da População LGBTQ+ e de Resistência à Inovação Legal em Portugal: Um Estudo Qualitativo Português ISCTE-IUL 2020 2021
Alice Martins Pederiva Quão culturalmente competentes são os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português? Uma perspectiva qualitativa dos usuários Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Marta Sofia de Sousa Fernandes Religião, espiritualidade e conflito entre as identidades religiosa/espiritual e LGB: Associações com o bem-estar e as dimensões de identidade LGB Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Hanna Domanska Como é que as mulheres polacas e portuguesas percecionam traços no contexto de genero: Uma comparação transcultural sobre as normas sociais femininas e tipicidade Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Eliana Filipa da Mata Simões Violência no namoro entre pessoas do mesmo sexo e Stress Minoritário: um estudo descritivo-correlacional Português ISCTE-IUL 2020 2020
Cátia Alexandra Fonseca Nunes Sexualidade na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Trabalho de projeto para prestadores de cuidados e adultos com DID Português ISCTE-IUL 2019 2020
Maria João Correia Carmona Experiências das Famílias de Crianças e Jovens Trans e/ou de Género Fluído Português ISCTE-IUL 2019 2020
Sunika Joshi Violência de género e abuso psicológico: A exploração de fatores de risco com mulheres sobreviventes de violência doméstica na Albânia Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Aline Neves de Almeida Bullying em contexto de acolhimento Português ISCTE-IUL 2019 2019
Guilherme Galhardo Pinheiro Isso é tão gay! Micro-agressões, homofobia internalizada, stress e mecanismos psicofisiológicos Português ISCTE-IUL 2018 2019
Rafaela dos Santos Pereira Sair ou não sair do armário? Microagressões e o impacto da revelação da orientação sexual no stress e nos seus mecanismos psicofisiológicos Português ISCTE-IUL 2018 2019
Emanuel Diogo Nunes Freitas O Papel Mediador do Sentimento de Segurança e Pertença no Efeito do Bullying Homofóbico na Vida Académica e no Self dos/as Jovens Estudantes LGB Português ISCTE-IUL 2019 2019
Francesca Osima Educação, Aculturação e Adaptação: Jovens Migrantes Não-acompanhados e Refugiados na Itália Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Gustavo Alberto Aybar Camposano I Am Because We Are: In-Group Identification and Perceived Social Support as a Social Cure for Sexual Minorities, A Cross-Cultural Comparison Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Svetlana Solntseva (Trans)formando queer em narrativas migratórias: o caso de pessoas Russas queer em Berlim Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Laíla Albuquerque Lemos Processos de Resiliência e Género: Narrativas auto-biográficas de mulheres no contexto de migrações forçadas em Portugal Português ISCTE-IUL 2017 2018
Peter Ramos Mendes Os Evacuados de Cabo Verde com Patologias Renais Crónicas: Querer regressar mas ter de ficar. E se fosse consigo? Português ISCTE-IUL 2016 2018
Catarina Carreiro Garcia Monteiro Vítimas do "sexo forte" e agressoras do "sexo fraco" - Relação entre as representações sociais do abuso sexual de crianças e jovens e as representações sociais de género numa amostra de estudantes e profissionais Português ISCTE-IUL 2017 2018
Joana Raquel Patrício Conceição Ética e Prática Profissional nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens Português ISCTE-IUL 2015 2018
Andreia Sofia Gonçalves Ribeiro A inteligência emocional e a Empatia e a sua Relação com a Competência para a Diversidade Multicultural em Equipas em Acolhimento Residencial Português ISCTE-IUL 2016 2017
Patrícia Sofia Ornelas Gonçalves Solidariedade familiar percebida em casais de sexo diferente e do mesmo sexo, com e sem filhos Português ISCTE-IUL 2016 2017
Inês Margarida Aguiar Ferreira Dinâmicas familiares em Casais do mesmo sexo e sexo diferente: Distribuição das tarefas domésticas Português ISCTE-IUL 2016 2017
Hugo Rafael da Silva Ricardo Identidades e Expressões de Género: Trabalho de projeto para famílias de crianças com comportamentos de género não normativos Português ISCTE-IUL 2015 2016
Laurence dos Santos Marto Autonomia-conectada e Cultura: Estudo compartivo entre Portugueses nativos e imigrantes brasileiros, ingleses e ucranianos em Portugal Português ISCTE-IUL 2014 2016
Cláudia Patrícia Fernandes Soares Empregabilidade de pessoas com deficiência Português ISCTE-IUL 2014 2015
Joana Filipa Nogueira Dinis Homofobia Organizacional em Portugal: O efeito da Percepção de Discriminação Homofóbica no Comportamento Organizacional e o papel mediador da Satisfação no Trabalho Português ISCTE-IUL 2014 2015
Jenny Andreina Gomes Vicente Violência em relações de intimidade em casais do mesmo sexo Português ISCTE-IUL 2014 2015
Catarina Sequeira Alves Crença num Mundo Justo e Bem-Estar Subjectivo: O papel mediador dos Mecanismos de Defesa do Ego. Português ISCTE-IUL 2014 2015
Ana Manuela Almeida Ramos Cultura e Diversidade Parental: Projeto de intervenção junto de famílias multidesafiadas de contextos interculturais Português ISCTE-IUL 2014 2015
Inês Pereira Ratinho Autonomy-Connectedness in collectivistic Cultures: An exploratory cross-cultural study among Portuguese natives, Cape-Verdean and Chinese people residing in Portugal Inglês ISCTE-IUL 2014 2015
Etiandro Hodnay Monteiro Tavares Mutilação genital feminina na população guineense a residir em Portugal. Português ISCTE-IUL 2014 2015
Sandra Marisa Rodrigues Brigas Pires Mindfulness e Stress Parental: Relação com a qualidade de vida em famílias de crianças com necessidades especiais Português ISCTE-IUL 2013 2014
Ana Mónica Tavares Parreira Atitudes Face à Adoção Homoparental: um estudo comparativo entre estudantes do ensino superior portugueses e espanhóis Português ISCTE-IUL 2013 2014
Catarina Roxo Farelo Como as crianças vêem a homoparentalidade: um contributo para a compreensão do desenvolvimento do preconceito sobre a orientção sexual Português ISCTE-IUL 2012 2013
Fábio Júlio Serrano Lopes Unidade terapêutica: desenvolvimento de um programa residencial de intervenção com crianças e jovens com história de maus-tratos Português ISCTE-IUL 2010 2013
Svetlana Bilous Bilingualism, emotions and decision making Inglês ISCTE-IUL 2012 2013
Ana Rute Pires e Calaim Lamúria Estudo exploratório sobre a auto percepção da Competência Intercultural de profissionais de Intervenção Social e Comunitária - relação entre as variáveis sociodemográficas e de formação Português ISCTE-IUL 2012 2013
Cristina Maria Henriques Bento O Efeito da Coesão e Flexibilidade Familiar e a Influência do Apoio Social na Pessoa com Doença Mental Grave Português ISCTE-IUL 2012 2013
Marta Sofia de Oliveira Repolho Beja O papel do suporte social formal e informal na adesão ao tratamento, no funcionamento social e na qualidade de vida em adultos com doença mental grave Português ISCTE-IUL 2011 2012
Ana Filipa Monteiro Marques da Silva Motivações e efeitos do voluntariado jovem: factores de retenção organizacional Português ISCTE-IUL 2011 2012
Daniela Vanessa Duarte Agostinho O papel de suporte social percebido nas práticas parentais negligentes em famílias monoparentais maternas Português ISCTE-IUL 2011 2012
Elisa Beatriz Daniel Politicas de Protecção de Menores em Angola: a influência da cultura na concepção e intervenção no trabalho infantil exploratório Português ISCTE-IUL 2011 2012
Ana Catarina Mateus Vieira Baptista ISCTE-IUL 2010 2011
Susana Sofia Monteiro Mourão Um olhar sobre as experiências de vigilância de saúde infantil de mães imigrantes Cabo Verdianas e Brasileiras de Lisboa Português ISCTE-IUL 2011 2011
Marisa Corvelo de Freitas Raposo ISCTE-IUL 2010 2011
Joana Filipa de Almeida Rodrigues Pinhel ISCTE-IUL 2010 2011
João Manuel Lampreia de Almeida Santos ISCTE-IUL 2010 2011
Tiago Miguel Castro da Costa Pinto ISCTE-IUL 2010 2011
Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus António ISCTE-IUL 2010 2011
Andreia Filipa Pinto Gonçalves ISCTE-IUL 2010 2011