Ciência-IUL    Autores    Catarina Ferreira da Silva    Currículo
Resumo CV

Catarina Ferreira da Silva é Professora Auxiliar de Sistemas de Informação no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação da Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), desde Outubro de 2019, e é membro do grupo de Sistemas de Informação do centro de investigação ISTAR-IUL. É também Investigadora do grupo de Sistemas de Informação do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) desde 2009.

Co-orientou 3 teses de doutoramento defendidas e está a co-orientar 3 outras teses de doutoramento em curso.

Entre 2013 e 2019 foi Professora Associada do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Universitário Tecnológico da Universidade de Lyon 1, Campus LyonTech-La Doua, França. Foi também, durante esse período, Investigadora Integrada membro da equipa Service Oriented Computing (SOC) do CNRS Laboratory of Informatics on Images and Information Systems (LIRIS UMR 5205) de Lyon.

Entre 2009 e 2012 foi Investigadora Auxiliar na Universidade de Coimbra, membro do grupo de Sistemas de Informação do CISUC, Coimbra.  

Em 2008 e 2009, foi Professora Convidada do Departamento de Informática da Universidade de Lyon 1 e Investigadora membro da equipa SOC do laboratório LIRIS UMR 5205, França.

Entre 2004 e 2007, durante a preparação do seu doutoramento em Informática, trabalhou como Engenheira Investigadora no Departamento de Tecnologias de Informação e Disseminação de Conhecimento (Divisão de Inovação e Serviços) do Centro Científico e Técnico para a Construção (CSTB) de Sophia-Antipolis, França. De 2004 a 2006 foi monitora de ensino no Departamento de Informática do Instituto Universitário Tecnológico (IUT) de Nice e Sophia-Antipolis, França.

Catarina Ferreira da Silva estudou na Universidade de Aveiro (Licenciatura em Engenharia, pré-Bolonha, 1994-1999), na Universidade de Coimbra (pós-graduação, 2001-2002), no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (Mestrado em Informática – Sistemas de Informação, 2002-2003) e na Universidade de Lyon 1 (Doutoramento em Informática, 2004-2007).

Linkedin.com     Publons 

 

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade Claude Bernard Lyon 1
Engenharia Informática - França - Villeurbanne
Doutoramento Informática 2004 - 2007
Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Lyon
Engenharia Informática - França - Villeurbanne
Mestrado Mestrado em Informática – Diplôme d’Etudes Approfondies – opção Documentos Multimédia, Imagens e Sistemas de Informação 2002 - 2003
Universidade de Coimbra
Engenharia Informática - Portugal - Coimbra
Pós-graduação Engenharia Informática 2001 - 2002
Áreas de Investigação
Blockchains, Services Science, Interoperability of Information Systems, Semantic Web, Knowledge Representation, Ontologies, Service-Oriented Computing, Cloud Services, Cloud Computing, Rule-Based Systems.