Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2022/2023 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2022/2023 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2022/2023 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2021/2022 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Introdução à Antropologia | Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2020/2021 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2020/2021 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; Ação Humanitária; | Sim |
2020/2021 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2020/2021 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Metodologia e Desenho de Projeto em Antropologia | Antropologia (FCSH); | Não |
2019/2020 | 1º | Dinâmicas Sociais e Culturais de África | Estudos Africanos; | Não |
2019/2020 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Africanos; Estudos Internacionais; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2019/2020 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2019/2020 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Cooperação Internacional em África | Ação Humanitária; | Sim |
2017/2018 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) | Antropologia (UTAD); Antropologia; | Sim |
2017/2018 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Antropologia; Estudos Internacionais; | Sim |
2017/2018 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2017/2018 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2017/2018 | 2º | Educação e Cultura em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2017/2018 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) | Antropologia (UTAD); Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Saúde Global em África | Humanização e Desenvolvimento de Competências em Saúde; | Não |
2016/2017 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2016/2017 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2016/2017 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; Antropologia (UTAD); | Sim |
2015/2016 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2015/2016 | 2º | Abordagens Regionais em Antropologia | Antropologia; | Não |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2015/2016 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2014/2015 | 1º | Migração e Saúde: Imigração e Saúde Mental | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2014/2015 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | Culturas Visuais Digitais; | Sim |
2014/2015 | 1º | América Latina Hoje | América Latina Hoje; | Sim |
2014/2015 | 1º | Fábrica de Ideias | Fábrica de Ideias; | Sim |
2014/2015 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; Antropologia (PL); | Não |
2014/2015 | 2º | Dinâmicas do Crescimento e Economias Emergentes | Estudos Internacionais; | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2013/2014 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | Culturas Visuais Digitais; | Sim |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia (PL); | Não |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2013/2014 | 2º | Antropologia e Arte | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2013/2014 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2013/2014 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; Antropologia (PL); | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (29)
Em curso (14)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Irene Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões | Português | Entregue | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Irene Maria Lousada Banze | Estruturas Políticas Tradicionais de Moçambique: transformações históricas do regulado de Bilene-Macie (Gaza) | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2010 |
Orientadora | Xènia Domínguez Font | Pesca, Identidad y Cultura - Conflictos y estrategias de adaptatión en la gestión de los recursos pesqueros en África Occidental (Senegal, Gambia y Guinea Bissau) | Espanhol/Castelhano | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | José Francisco Pavão | Global Health Diplomacy - The case of the Community of Portuguese Language Countries | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Mateus Silvestre Chabai | Representações Sociais do Albinismo em Moçambique | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Ludmila Abinande Barreto Ferreira | A influência transgeracional de aspeto culturais e sociais nas relações de aproximidade: um estudo de caso sobre violência entre parceiros na comunidade Cabo-verdianas em Luxemburgo. | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Lilian Santos Galvão | "Conceção, Gestação, Parto e Maternagem - Representações Sociais numa Sociedade Africana: um estudo de caso das Filhas de Cacheu da Guiné-Bissau" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Antonio Gislailson Delfino da Silva | "Na riba Kasa": O retorno dos(as) estudantes Bissau-guineenses formados(as) no Brasil e em Portugal para Guiné-Bissau e suas (re)inserções profissionais e sociais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Marilia Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos na Cidade de Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Susana Isabel Querido Paulino dos Passos de Deus | Reforma Humanitária nas relações internacionais - motivações e limitações - O caso de Cabo Delgado | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Carlos Menete Bavo | Comunicação em saúde e processos de vacinação em Moçambique | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Marília Amariles Carlota Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos em Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (15)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Mateus Silvestre Rombai Chabai | Representações Sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique - um estudo de casos | ISCTE-IUL | -- | 2021 | |
Orientadora | Irene Maria Lousada Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões no sul da Provincia | Português | ISCTE-IUL | -- | 2020 |
Orientadora | Paula Morgado | Estratégias de Sobrevivência no Sahel. Mulheres migrantes e acesso à saúde no Níger | Português | ISCTE-IUL | -- | 2019 |
Orientadora | Paula Cristina Louro Morgado | A saúde reprodutiva das mulheres migrantes em Niamey (Niger): trajectórias terapêuticas e decisões globais | ISCTE-IUL | -- | 2019 | |
Orientadora | Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do Distrito de Mossurize | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Orientadora | Clélia Pondja | A mulher em Moçambique: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Orientadora | Clélia Francelina Ozias Pondja | A Mulher em Maputo: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | ISCTE-IUL | -- | 2017 | |
Co-Orientadora | Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do distrito de Mossurize | ISCTE-IUL | -- | 2017 | |
Co-Orientadora | António Guebe | A Influência da Educação Formal na Educação Informal em Angola: O Caso dos Va-Hanha | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
Orientadora | Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação no Senegal: Sociabilidades Jovens e Valores Sociais em Crise | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
Co-Orientadora | António Guebe | A influência da educação formal na educação tradicional em Angola: o caso dos Vahanya | ISCTE-IUL | -- | 2016 | |
Orientadora | Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de tecnologias de informação e comunicação no Senegal: sociabilidades jovens e valores sociais em crise | ISCTE-IUL | -- | 2016 | |
Orientadora | Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e Requerentes de Asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | -- | 2011 |
Orientadora | Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: Contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | 2006 | 2011 |
Orientadora | Rosa Maria Amélia João Melo | Efuko Ritual de Iniciação Feminina Entre os Handa (angola) | Português | ISCTE-IUL | -- | 2001 |
Dissertações de Mestrado (63)
Em curso (21)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Beatriz Canedo Xavier | O Impacto das ONGD na Educação para o Desenvolvimento | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2023 |
Orientadora | Esmiraldina Husseina Baldé | Impacto Educacional da Cooperação Sul-Sul: Caso da Guiné-Bissau e Turquia | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2023 |
Co-Orientadora | Juelson Samanango Lourenço | (Re)Contextualização das periferias sob o prisma das intervenções do governo guineense no mangal e na orizicultura do mangal desde 1985 | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Orientadora | Ana Raquel Calheiros Sopas | A cooperação para o desenvolvimento europeia e asiática: estudo comparativo entre a cooperação para o desenvolvimento de Portugal e a cooperação para o desenvolvimento da Coreia do Sul em Moçambique | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Orientadora | Fabiana Ferreira Xavier | Voluntariado pago em ONG's | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Orientadora | Lanulina João Mendes | Os Benefícios que Projeto Proporciona na Vida das Crianças no Setor Autónoma de Bissau | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Co-Orientadora | Mafalda Inês de Vasconcelos Teixeira e Sousa | voluntarismo | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Co-Orientadora | Ana Sofia Pereira Pinheiro | Integração de refugiados no mercado laboral: estudo de caso no Fundão | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | Eliseu Dinis Sequeira | Adaptação e Dificuldades dos estudantes guineenses no uso das TIC's: um estudo de caso no ISCTE-IUL | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Eliana Daniela Seiers dos Reis | O IMPACTO DAS AJUDAS FINANCEIRAS EXTERIORES NO SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU | Inglês | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | Ana Rita Oliveira Soares | A Razão Humanitária e a Mutilação Genital Feminina: o caso das requerentes de asilo na Europa | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | Ana Rita Guardado Alves | Efeitos a longo prazo dos programas humanitários sobre as crianças-soldados: Resultados em Moçambique e Uganda | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Manuela Gomes Pereira | Desafios de Integração de Estudantes PALOP em Portugal: uma perspectiva das mulheres. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Franz Wanner | Analisando o impacto de um projeto de desenvolvimento sustentável da empresa sociais (AGT) através da energia verde nas zonas rurais do Snegal e a sua contribuição para os ODS: Uma estudo comparativo com as estratégias da UE. | Inglês | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | Ana Gabriela Alves de Mendonça | Violência de Sexual como Arma de Guerra na República Democrática do Congo e a Ação Humanitária | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Armando Arnaldo Correia | A construção do Estado na Guiné-Bissau Estudo de caso: como se estabelece o Estado na Guiné-Bissau: do Estado-nação ao pluralismo jurídico? | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | William David Melo | HIV/SIDA no Brasil: o licenciamento compulsório do antirretroviral Efavirenz e seus impactos socioeconómicos ligados a saúde global. | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 | |
Orientadora | Bernardino Ambrósio da Costa | Associações de Imigrantes guindasse | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2014 |
Orientadora | Vera Lúcia Serra Duarte | Saúde materno-infantil em Portugal | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2013 |
Orientadora | Magda Fernandes | Tuberculose | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2013 |
Orientadora | Pedro Nuno Pestana Soares | O papel dos missionários em Angola | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2012 |
Terminadas (42)
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Silvestre Mango | Cooperação Sul-Sul, Caso da Guiné-Bissau e China: Uma análise da Cooperação para o desenvolvimento a partir de investimentos em Obras e Infraestruturas. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |