| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Seminário Desafios do Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Relações Europa-África | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Estudos Africanos | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Cooperação para o Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Seminário Desafios do Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Estudos Africanos | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Cooperação para o Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Não |
| 2024/2025 | 1º | História de África | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | História de África | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Introdução à Antropologia | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Metodologia e Desenho de Projeto em Antropologia | -- | Não |
| 2020/2021 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Cooperação Internacional em África | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dinâmicas Sociais e Culturais de África | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Educação e Cultura em Africa | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | Mestrado em Antropologia; | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
| 2016/2017 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Saúde Global em África | -- | Não |
| 2016/2017 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
| 2015/2016 | 2º | Abordagens Regionais em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Não |
| 2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Dinâmicas do Crescimento e Economias Emergentes | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Migração e Saúde: Imigração e Saúde Mental | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | América Latina Hoje | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Fábrica de Ideias | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
| 2013/2014 | 2º | Antropologia e Arte | -- | Sim |
| 2013/2014 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | -- | Sim |
| 2013/2014 | 2º | Palop: História, Política e Sociedade | -- | Sim |
| 2013/2014 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | -- | Sim |
| 2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
| 2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; | Não |
Investigadora Integrada
CEI-Iscte - Centro de Estudos Internacionais
(ESPP)
[Democracia, Ativismos e Cidadania]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (28)
Em curso (13)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Renata Maria Franco Ribeiro | Gênero e poder no associativismo migrante: as redes transnacionais das mulheres guineenses | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Antonio Gislailson Delfino da Silva | "Na riba Kasa": O retorno dos(as) estudantes Bissau-guineenses formados(as) no Brasil e em Portugal para Guiné-Bissau e suas (re)inserções profissionais e sociais | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Irene Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões | Português | Entregue | Iscte | -- |
| José Francisco Pavão | Global Health Diplomacy - The case of the Community of Portuguese Language Countries | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Carlos Menete Bavo | Comunicação em saúde e processos de vacinação em Moçambique | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Susana Isabel Querido Paulino dos Passos de Deus | Reforma Humanitária nas relações internacionais - motivações e limitações - O caso de Cabo Delgado | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Irene Maria Lousada Banze | Estruturas Políticas Tradicionais de Moçambique: transformações históricas do regulado de Bilene-Macie (Gaza) | Inglês | Em curso | Iscte | 2010 |
| Marilia Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos na Cidade de Bissau | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Ana Margarida da Silva Ramos Estrela | A proteção social e o desenvolvimento inclusivo: o caso de São Tomé e Príncipe | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Franklin Kennington Aideloje | The "Japa" Conumdrum: A Study of South-North Migration, The Lived Experiences of Nigerian Migrant Students in Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Mateus Silvestre Chabai | Representações Sociais do Albinismo em Moçambique | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Sunday Israel Oyebamiji | Life Across Borders: The Experience of Nigerian Immigrants in Lisbon, Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (15)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Lilian Santos Galvão | "Conceção, Gestação, Parto e Maternagem - Representações Sociais numa Sociedade Africana: um estudo de caso das Filhas de Cacheu da Guiné-Bissau" | Português | Iscte | 2022 | 2024 |
| Mateus Silvestre Rombai Chabai | Representações Sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique - um estudo de casos | Iscte | 2018 | 2021 | |
| Irene Maria Lousada Banze | O ensino colonial em Moçambique: As missões religiosas no sul de Moçambique como instituições de habilitação para africanos (1911-1975) | Português | Iscte | 2013 | 2020 |
| Paula Morgado | Estratégias de Sobrevivência no Sahel. Mulheres migrantes e acesso à saúde no Níger | Português | Iscte | -- | 2019 |
| Paula Cristina Louro Morgado | A saúde reprodutiva das mulheres migrantes em Niamey (Niger): trajectórias terapêuticas e decisões globais | Iscte | 2012 | 2019 | |
| Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do Distrito de Mossurize | Português | Iscte | -- | 2017 |
| Clélia Pondja | A mulher em Moçambique: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | Português | Iscte | -- | 2017 |
| Clélia Francelina Ozias Pondja | A Mulher em Maputo: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | Iscte | 2012 | 2017 | |
| Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do distrito de Mossurize | Iscte | 2013 | 2017 | |
| António Guebe | A Influência da Educação Formal na Educação Informal em Angola: O Caso dos Va-Hanha | Português | Iscte | -- | 2016 |
| Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação no Senegal: Sociabilidades Jovens e Valores Sociais em Crise | Português | Iscte | -- | 2016 |
| António Guebe | A influência da educação formal na educação tradicional em Angola: o caso dos Vahanya | Iscte | 2013 | 2016 | |
| Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de tecnologias de informação e comunicação no Senegal: sociabilidades jovens e valores sociais em crise | Iscte | 2011 | 2016 | |
| Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e Requerentes de Asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde | Português | Iscte | -- | 2011 |
| Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: Contornos políticos no campo da saúde | Português | Iscte | 2006 | 2011 |
Dissertações de Mestrado (81)
Em curso (19)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Sayuka Tsukahara | The Impact of the COVID-19 Pandemic on Localisation in Aid: Insights from Qualitative Interviews with NGO Staff | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Livriano Da Costa | A adaptação dos estudantes Guineenses em Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Ana Cristina Morais Rico Farto Ribeiro | Que estratégias e ações, a CPLP adota , para promover a mobilidade dos estudantes do ensino superior entre os países membros? | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Yiming Fu | Justiça Menstrual e Política de Saúde Pública Global: Um Estudo de Caso do Quénia | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Ana Rita Rosa Carvalho | A intervenção das organizações da sociedade civil com crianças talibé na Guiné-Bissau: Entre a cultura e o tráfico | Português | Em curso | Iscte | 2025 |
| Amina Badrunissa Ibraimo | Educação para Crianças Deslocadas Internas no Norte de Moçambique: Desenvolvendo Estratégias para Superar os Desafios de Acesso à Educação em Situações de Emergência. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Pedro Mendes | Dissertação de Mestrado em Estudo Africano. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Valentina Ramos Sambé Badjete | Contribuições das ONG's Feministas para Desenvolvimento da Guiné-Bissau: Um Estudo sobre FINSJOR | Em curso | Iscte | 2024 | |
| António Tavares Louro Pinheiro Barradas | Impactos Socias de ONGs | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Boniface Bhekokuhle Dube | A mercantilização da migração no Zimbabué: Uma análise de tendências e padrões | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Lassana Sani | A mediação na resolução de golpe do estudo:Caso de Mali - Último golpe de estado que aconteceuem 2021 | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Ana Caldeira da Silva Sinem | A cooperação europeia e a investigação científica em saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Haralda Baial Sambú | Capacidade de Monitoramento e Avaliação do Ministério de Saúde da Guiné-Bissau | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Ana Rita Guardado Alves | Efeitos a longo prazo dos programas humanitários sobre as crianças-soldados: Resultados em Moçambique e Uganda | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Eliana Daniela Seiers dos Reis | O impacto das ajuda financeiras exteriores no sistema educativo da Guiné-Bissau. | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Bernardino Ambrósio da Costa | Associações de Imigrantes guindasse | Inglês | Em curso | Iscte | 2014 |
| Vera Lúcia Serra Duarte | Saúde materno-infantil em Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | 2013 |
| Magda Fernandes | Tuberculose | Inglês | Em curso | Iscte | 2013 |
| Pedro Nuno Pestana Soares | O papel dos missionários em Angola | Inglês | Em curso | Iscte | 2012 |
Terminadas (62)
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Silvestre Mango | Cooperação Sul-Sul, Caso da Guiné-Bissau e China: Uma análise da Cooperação para o desenvolvimento a partir de investimentos em Obras e Infraestruturas. | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
English