Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Seminário Desafios do Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2024/2025 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2024/2025 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Cooperação para o Desenvolvimento Global | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Não |
2024/2025 | 1º | História de África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2024/2025 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2023/2024 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2023/2024 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2023/2024 | 1º | Seminário de Projecto de Investigação em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2023/2024 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2023/2024 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2023/2024 | 1º | Tese em Estudos Africanos | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2023/2024 | 1º | História de África | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2023/2024 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2022/2023 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2022/2023 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2022/2023 | 1º | Investigação Empírica em África - Métodos e Técnicas | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2022/2023 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2021/2022 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Introdução à Antropologia | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2021/2022 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2020/2021 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2020/2021 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Metodologia e Desenho de Projeto em Antropologia | Doutoramento em Antropologia (FCSH); | Não |
2020/2021 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2019/2020 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2019/2020 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Doutoramento em Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dinâmicas Sociais e Culturais de África | Mestrado em Estudos Africanos; | Não |
2019/2020 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Mestrado em Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 1º | Cooperação Internacional em África | Mestrado em Estudos Africanos; Curso de Pós Graduação em Cidadania e Associações; | Sim |
2017/2018 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2017/2018 | 2º | Educação e Cultura em Africa | -- | Sim |
2017/2018 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2017/2018 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Economia Política; Mestrado em Antropologia; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; | Sim |
2017/2018 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2017/2018 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2016/2017 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2016/2017 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Economia Política; Mestrado em Antropologia; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; | Sim |
2016/2017 | 1º | Saúde Global em África | Curso de Pós Graduação em Humanização e Desenvolvimento de Competências em Saúde; | Não |
2016/2017 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2016/2017 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2016/2017 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2015/2016 | 2º | Abordagens Regionais em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Não |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2015/2016 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2015/2016 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 2º | Dinâmicas do Crescimento e Economias Emergentes | -- | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2014/2015 | 1º | Migração e Saúde: Imigração e Saúde Mental | Curso de Especialização em Mediação Cultural Clínica; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2014/2015 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | -- | Sim |
2014/2015 | 1º | América Latina Hoje | Seminário de Especialização em América Latina Hoje; | Sim |
2014/2015 | 1º | Fábrica de Ideias | Seminário de Especialização em Fábrica de Ideias; | Sim |
2014/2015 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 2º | Antropologia e Arte | Licenciatura em História; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Mestrado em Estudos Internacionais; | Sim |
2013/2014 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | -- | Sim |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
Investigadora Integrada
CEI-Iscte - Centro de Estudos Internacionais
(ESPP)
[Democracia, Ativismos e Cidadania]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (30)
Em curso (15)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Lilian Santos Galvão | "Conceção, Gestação, Parto e Maternagem - Representações Sociais numa Sociedade Africana: um estudo de caso das Filhas de Cacheu da Guiné-Bissau" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Irene Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões | Português | Entregue | ISCTE-IUL | -- |
Renata Maria Franco Ribeiro | Gênero e poder no associativismo migrante: as redes transnacionais das mulheres guineenses | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
José Francisco Pavão | Global Health Diplomacy - The case of the Community of Portuguese Language Countries | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Carlos Menete Bavo | Comunicação em saúde e processos de vacinação em Moçambique | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Ludmila Abinande Barreto Ferreira | A influência transgeracional de aspeto culturais e sociais nas relações de aproximidade: um estudo de caso sobre violência entre parceiros na comunidade Cabo-verdianas em Luxemburgo. | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Marília Amariles Carlota Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos em Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Xènia Domínguez Font | Pesca, Identidad y Cultura - Conflictos y estrategias de adaptatión en la gestión de los recursos pesqueros en África Occidental (Senegal, Gambia y Guinea Bissau) | Espanhol/Castelhano | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Antonio Gislailson Delfino da Silva | "Na riba Kasa": O retorno dos(as) estudantes Bissau-guineenses formados(as) no Brasil e em Portugal para Guiné-Bissau e suas (re)inserções profissionais e sociais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Susana Isabel Querido Paulino dos Passos de Deus | Reforma Humanitária nas relações internacionais - motivações e limitações - O caso de Cabo Delgado | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Irene Maria Lousada Banze | Estruturas Políticas Tradicionais de Moçambique: transformações históricas do regulado de Bilene-Macie (Gaza) | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2010 |
Marilia Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos na Cidade de Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Mateus Silvestre Chabai | Representações Sociais do Albinismo em Moçambique | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (15)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Mateus Silvestre Rombai Chabai | Representações Sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique - um estudo de casos | ISCTE-IUL | 2018 | 2021 | |
Irene Maria Lousada Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões no sul da Provincia | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2020 |
Paula Morgado | Estratégias de Sobrevivência no Sahel. Mulheres migrantes e acesso à saúde no Níger | Português | ISCTE-IUL | -- | 2019 |
Paula Cristina Louro Morgado | A saúde reprodutiva das mulheres migrantes em Niamey (Niger): trajectórias terapêuticas e decisões globais | ISCTE-IUL | 2012 | 2019 | |
Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do Distrito de Mossurize | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Clélia Pondja | A mulher em Moçambique: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Clélia Francelina Ozias Pondja | A Mulher em Maputo: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | ISCTE-IUL | 2012 | 2017 | |
Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do distrito de Mossurize | ISCTE-IUL | 2013 | 2017 | |
António Guebe | A Influência da Educação Formal na Educação Informal em Angola: O Caso dos Va-Hanha | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação no Senegal: Sociabilidades Jovens e Valores Sociais em Crise | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
António Guebe | A influência da educação formal na educação tradicional em Angola: o caso dos Vahanya | ISCTE-IUL | 2013 | 2016 | |
Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de tecnologias de informação e comunicação no Senegal: sociabilidades jovens e valores sociais em crise | ISCTE-IUL | 2011 | 2016 | |
Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e Requerentes de Asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | -- | 2011 |
Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: Contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | 2006 | 2011 |
Rosa Maria Amélia João Melo | Efuko Ritual de Iniciação Feminina Entre os Handa (angola) | Português | ISCTE-IUL | -- | 2001 |
Dissertações de Mestrado (69)
Em curso (20)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Maria do Rosário Ramos Pinheiro | Mutilação genital feminina | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Mohammed Siaka Sheriff | The role of the African Union in Economic development in Africa: The case of youth economic development in ECOWAS region. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Raquel Calheiros Sopas | A cooperação para o desenvolvimento de Portugal e da Coreia do Sul | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Érica Teresa da Cruz dos Santos Vieira | Gravidez na Adolescência e o Sistema Educativo em Cabo Verde: o Caso da Cidade da Praia | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Juelson Samanango Lourenço | (Re)Contextualização das periferias sob o prisma das intervenções do governo guineense no mangal e na orizicultura do mangal desde 1985 | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Bifa Nancanhá | Eficácia da Ajuda Pública ao Desenvolvimento: Um estudo sobre a intervenção da cooperação portuguesa no ensino superior guineense entre 2015-2023. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Caldeira da Silva Sinem | Saúde e desenvolvimento: a transferência de tecnologia para a produção local de vacinas | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Manuela Gomes Pereira | MENSURAÇÃO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Uma análise de comprimento de meta 5 na Guiné-Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Rita Rodrigues Camilo | O contributo das ONG´s na formação de Professores em São Tomé e Príncipe | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Haralda Baial Sambú | Capacidade de Monitoramento e Avaliação do Ministério de Saúde da Guiné-Bissau | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Victor Opeoluwa Abraham | INFLUENCIA DO ETNICO CHAUVINISMO ETNICO NAS ELEICOES GBERNATORIAIS DE LAGOS 2023 | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Rita Guardado Alves | Efeitos a longo prazo dos programas humanitários sobre as crianças-soldados: Resultados em Moçambique e Uganda | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Lucerdes Panso Tchuda | Um olhar crítico ao modelo economicista e os seus impactos em África, caso da Guiné-Bissau/ A Critical Look at the Economic Model and its Impacts in Africa, Guinea-Bissau. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Margarida Jorge Pereira Duarte | Voluntariados internacionais de curta duração | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Gabriela Alves de Mendonça | Violência Sexual como Arma de Guerra na República Democrática do Congo: Uma Crise Humanitária | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Eliana Daniela Seiers dos Reis | O impacto das ajuda financeiras exteriores no sistema educativo da Guiné-Bissau. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Bernardino Ambrósio da Costa | Associações de Imigrantes guindasse | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2014 |
Vera Lúcia Serra Duarte | Saúde materno-infantil em Portugal | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2013 |
Magda Fernandes | Tuberculose | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2013 |
Pedro Nuno Pestana Soares | O papel dos missionários em Angola | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2012 |
Terminadas (49)
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Silvestre Mango | Cooperação Sul-Sul, Caso da Guiné-Bissau e China: Uma análise da Cooperação para o desenvolvimento a partir de investimentos em Obras e Infraestruturas. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |