Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2021/2022 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2021/2022 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2021/2022 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2021/2022 | 2º | Introdução à Antropologia | Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2020/2021 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2020/2021 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; Ação Humanitária; | Sim |
2020/2021 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2020/2021 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2020/2021 | 2º | Metodologia e Desenho de Projeto em Antropologia | Antropologia (FCSH); | Não |
2019/2020 | 1º | Dinâmicas Sociais e Culturais de África | Estudos Africanos; | Não |
2019/2020 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Africanos; Estudos Internacionais; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2019/2020 | 1º | Cooperação Internacional em África | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2019/2020 | 2º | Desafios Contemporâneos e Mudança em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Estudos Africanos | Estudos Africanos; | Sim |
2019/2020 | 2º | Cooperação Internacional em África | Ação Humanitária; | Sim |
2017/2018 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) | Antropologia (UTAD); Antropologia; | Sim |
2017/2018 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Antropologia; Estudos Internacionais; | Sim |
2017/2018 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2017/2018 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2017/2018 | 2º | Educação e Cultura em Africa | Estudos Africanos; | Sim |
2017/2018 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) | Antropologia (UTAD); Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Saúde Global em África | Humanização e Desenvolvimento de Competências em Saúde; | Não |
2016/2017 | 1º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2016/2017 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2016/2017 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; Antropologia (UTAD); | Sim |
2015/2016 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2015/2016 | 2º | Abordagens Regionais em Antropologia | Antropologia; | Não |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2015/2016 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2015/2016 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2014/2015 | 1º | Migração e Saúde: Imigração e Saúde Mental | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2014/2015 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | Culturas Visuais Digitais; | Sim |
2014/2015 | 1º | América Latina Hoje | América Latina Hoje; | Sim |
2014/2015 | 1º | Fábrica de Ideias | Fábrica de Ideias; | Sim |
2014/2015 | 1º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; Antropologia (PL); | Não |
2014/2015 | 2º | Dinâmicas do Crescimento e Economias Emergentes | Estudos Internacionais; | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2014/2015 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos Internacionais; | Sim |
2013/2014 | 1º | Introdução à História do Visual na Antropologia | Culturas Visuais Digitais; | Sim |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia (PL); | Não |
2013/2014 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2013/2014 | 2º | Antropologia e Arte | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
2013/2014 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2013/2014 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; Antropologia (PL); | Sim |
2012/2013 | 1º | Grandes Endemias e Saúde Ambiental | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 1º | Dissertação em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 1º | Trabalho de Projecto em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 1º | Epidemiologia (Mdsg) | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia; | Não |
2012/2013 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Antropologia (PL); | Não |
2012/2013 | 2º | Dissertação em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 2º | Trabalho de Projecto em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2012/2013 | 2º | Organizações Internacionais, Ongs e Movimentos Sociais | Estudos de Desenvolvimento; | Sim |
2012/2013 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia; Antropologia (PL); | Sim |
2011/2012 | 1º | Saúde Global em Africa, Entre A Saúde Pública A Ajuda Humanitária | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Hegemonia da Medicina Ocidental e o Processo de Medicalização | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Grandes Endemias e Saúde Ambiental | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Hiv/Sida e o Conhecimento Médico | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Filantropia, Caridade e Estado do Bem Estar | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Dissertação em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Trabalho de Projecto em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Perspectivas sobre Desenvolvimento e Saúde | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 1º | Epidemiologia (Mdsg) | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 2º | Politicas de Saúde no Contexto da Globalização: Organizações Internacionais, Ong e Movimentos Sociais | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 2º | Dissertação em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 2º | Trabalho de Projecto em Desenvolvimento e Saúde Global | Desenvolvimento e Saúde Global; | Sim |
2011/2012 | 2º | Sociedade e Nação na África Lusófona | Antropologia (PL); Antropologia; | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (25)
Em curso (10)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Irene Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões | Português | Entregue | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Mateus Silvestre Chabai | Representações Sociais do Albinismo em Moçambique | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Susana Isabel Querido Paulino dos Passos de Deus | Reforma Humanitária nas relações internacionais - motivações e limitações - O caso de Cabo Delgado | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Marília Amariles Carlota Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos em Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Xènia Domínguez Font | Pesca, Identidad y Cultura - Conflictos y estrategias de adaptatión en la gestión de los recursos pesqueros en África Occidental (Senegal, Gambia y Guinea Bissau) | Espanhol/Castelhano | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Marilia Ucha Lima | Mobilidade Urbana: Sistema de Transportes Coletivos na Cidade de Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Suzana Helizena da Rosa de Sousa | Da nacionalização da arte em Angola. Contextos políticos da constituição da categoria de arte angolana | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Lilian Santos Galvão | "Conceção, Gestação, Parto e Maternagem - Representações Sociais numa Sociedade Africana: um estudo de caso das Filhas de Cacheu da Guiné-Bissau" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Antonio Gislailson Delfino da Silva | "Na riba Kasa": O retorno dos(as) estudantes Bissau-guineenses formados(as) no Brasil e em Portugal para Guiné-Bissau e suas (re)inserções profissionais e sociais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (15)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Mateus Silvestre Rombai Chabai | Representações Sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique - um estudo de casos | ISCTE-IUL | -- | 2021 | |
Orientadora | Irene Maria Lousada Banze | O ensino colonial em Moçambique: o caso das missões no sul da Provincia | Português | ISCTE-IUL | -- | 2020 |
Orientadora | Paula Morgado | Estratégias de Sobrevivência no Sahel. Mulheres migrantes e acesso à saúde no Níger | Português | ISCTE-IUL | -- | 2019 |
Orientadora | Paula Cristina Louro Morgado | A saúde reprodutiva das mulheres migrantes em Niamey (Niger): trajectórias terapêuticas e decisões globais | ISCTE-IUL | -- | 2019 | |
Orientadora | Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do Distrito de Mossurize | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Orientadora | Clélia Pondja | A mulher em Moçambique: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | Português | ISCTE-IUL | -- | 2017 |
Orientadora | Clélia Francelina Ozias Pondja | A Mulher em Maputo: Dimensões Antropológicas de Género e Reprodução | ISCTE-IUL | -- | 2017 | |
Orientadora | Ana Marta Esteves Patrício | Dinâmicas do pluralismo jurídico em Moçambique: estudo de caso do distrito de Mossurize | ISCTE-IUL | -- | 2017 | |
Co-Orientadora | António Guebe | A Influência da Educação Formal na Educação Informal em Angola: O Caso dos Va-Hanha | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
Orientadora | Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação no Senegal: Sociabilidades Jovens e Valores Sociais em Crise | Português | ISCTE-IUL | -- | 2016 |
Orientadora | António Guebe | A influência da educação formal na educação tradicional em Angola: o caso dos Vahanya | ISCTE-IUL | -- | 2016 | |
Orientadora | Ricardo Miguel Almeida da Silva Falcão | Apropriação de tecnologias de informação e comunicação no Senegal: sociabilidades jovens e valores sociais em crise | ISCTE-IUL | -- | 2016 | |
Orientadora | Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e Requerentes de Asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | -- | 2011 |
Orientadora | Maria Cristina Ferraz Saraiva Santinho | Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: Contornos políticos no campo da saúde | Português | ISCTE-IUL | 2006 | 2011 |
Orientadora | Rosa Maria Amélia João Melo | Efuko Ritual de Iniciação Feminina Entre os Handa (angola) | Português | ISCTE-IUL | -- | 2001 |
Dissertações de Mestrado (40)
Em curso (9)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Beatriz Canedo Xavier | O papel da educação do desenvolvimento na persecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Armando Arnaldo Correia | A ideia de Estado-nação e desenvolvimento na Guiné-Bissau: uma aposta para bem-estar social? | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Co-Orientadora | Lucerdes Panso Tchuda | Globalização e Desafios de Desenvolvimento: Um olhar crítico ao modelo economicista de Desenvolvimento e os seus impactos em África, caso da Guiné-Bissau. | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Edmilson Adélio Moniz Baessa | Do ?informal ao formal?. Uma análise sobre a perceção dos vendedores ambulantes face aos incentivos à formalização das suas atividades/negócios. Estudo de caso dos vendedores ambulantes na cidade da Praia e Assomada. | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Mirna Spoljar | Abandono escolar em três países da Africa Ocidental (Gâmbia, Senegal e Guiné-Bissau) | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Silvestre Mango | Cooperação Sul-Sul, Caso da Guiné-Bissau e China: Uma análise da Cooperação para o desenvolvimento a partir de investimentos em Obras e Infraestruturas. | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Basílio Félix da Silva Injai | Instabilidade democrática/política e a participação civil na Guiné-Bissau | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Maria Filomena Dias Falé | O desbravador de caminhos (a ação diplomática de Amílcar Cabral aplicada à ação humanitária e aos direitos humanos | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | William David Melo | HIV/SIDA no Brasil: o licenciamento compulsório do antirretroviral Efavirenz e seus impactos socioeconómicos ligados a saúde global. | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (31)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Abduramane Fofana | A Intervenção de PNUD no quadro de (CPD) Documento do programa de País 2016-2020. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Catarina Santos Pinheiro Massa Gomes | O impacto do género nos índices de pobreza da Guiné-Bissau. | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Orientadora | Sofia Benfica Dinis Guerra | O Impacto da Cooperação Portuguesa no Desenvolvimento em Cabo Verde: O caso da Ilha do Maio | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | Isaiete Augusto Jabula | Resistências ao abandono do casamento precoce e/ou forçado e da MGF no espaço da CEDEAO: caso da Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Orientadora | Alicia Silvana Moreno Gonçalves | Mercado Informal e Género: A importância das Rabidantes para o Desenvolvimento de Cabo Verde | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | Tamilton Gomes Teixeira | Análise Histórica e Social do Conflito e da Instabilidade Política na Guiné-Bissau e suas Configurações (1980-2019) | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2021 |
Orientadora | Rita Santos Gil Louro | O Papel da Educação Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo de Caso sobre a AIESEC & o Projecto Educacional da Harvesting Future Leaders em Jacarta, Indonésia | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Orientadora | Sama Hamlet Masango Njinu | O papel da organização regional na construção do desenvolvimento socio-económico africano. O caso da CEEAC | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Orientadora | Edna Sofia Sanches Correia Varela | A Evacuação de Doentes de Cabo Verde: Estudo de Caso Associação Girassol Solidário | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Marta Anula Diniz-Fragoso | Uma educação de qualidade: o contexto das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Susana Maria Teixeira Fernandes Cardoso Mota | Menores não acompanhados na União Europeia: motivações, expectativas e realidade. | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Ana Teresa Racha Caeiro | Programa Bolsa Família enquanto estratégia de desenvolvimento | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Karen Nicole Hernandez Rodriguez | Importance of the Education for All Programme of the UNESCO in the Education Development of São Tomé and Príncipe during the years 2000-2015 | Inglês | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Vera Lúcia Serra Duarte | Caminhos para a Diminuição da Mortalidade Infantil: O Caso de Sucesso Português | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2016 |
Orientadora | Hugo Manuel de Sousa Amaral Pinto Gouveia | A Performance Teatral como Terapêutica: o estudo de caso do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2016 |
Orientadora | Bernardino Ambrósio da Costa | Diáspora guineense como Agente de Desenvolvimento Local:O papel das Associações Guineenses em Portugal nos Projetos de Cooperação e Desenvolvimento na Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Orientadora | Pedro Nuno Pestana Soares | Um estudo etnográfico sobre o acolhimento e reintegração social de crianças acusadas de feitiçaria em Angola | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2016 |
Co-Orientadora | Maria Teresa Pacheco | Dengue-Fatores Endemicos e Sociais | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2015 |
Co-Orientadora | Dynka Amorim dos Santos | Participação das ONG nas Políticas Públicas O Primeiro Plano para a Integração dos Imigrantes no Domínio da Saúde | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Co-Orientadora | Rosa Maria Mayunga | Mwalakaji ou Kivwadi Cuidados materno-infantis na medicina tradicional angolana entre mulheres imigrantes em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2015 |
Co-Orientadora | Ana Capitolina de Loureiro Beaumont | O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e o Desenvolvimento Local: Estudo de Caso na Escola EB1 JI do Alto da Peça em Alcabideche | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2015 |
Orientadora | Simões da Costa | Saúde em Risco no Contexto da Isalubridade Ambiental: Caso da Cólera no Mercado de Bandim, República da Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
Orientadora | Guilherme Tango Zacarias | As Dificuldades dos Refugiados no Acesso ao Mercado de Trabalho em Luanda. Caso Município de Viana | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Co-Orientadora | Maria Carolina Faria Rocha Cravo | Tradução de fenómenos: entre a saúde mental e antropologia. Estudo de caso nas escolas de Guadalupe e Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Orientadora | Solange de Fátima Casimiro Tchuda | Acordos de Cooperação no Domínio da Saúde entre Portugal e os PALOP: contributos do PADE | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2013 |
Co-Orientadora | Patrícia Isabel Pinto Cunha | A malnutrição infantil e em menores de cinco anos. Estudo de caso no Centro de Recuperação Nutricional do Marrere, Moçambique | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2012 |
Co-Orientadora | Ana Filipa Correia Barreiros | Erradicação da poliomielite: razões e maneiras de pôr em prática - uma análise teórica | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2012 |
Orientadora | Gefra Gustavo Fulane | Percursos das Mães na Procura de Medicamentos para Doenças em Menores de Cinco Anos num Mercado Farmacológico Múltiplo na Cidade de Xai-Xai em Moçambique | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Orientadora | Cláudia Filipa Paixão Pereira | Cooperação Sul - Sul: Exemplo Cubano de Cooperação em Moçambique | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Orientadora | Filipa Isabel de Oliveira Azevedo | Um olhar sobre a cooperação em Saúde entre Portugal e os PALOP - Intervenção em Cardiologia: Estudo de caso no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Orientadora | Luísa Gomes Meireles | A vivência da doença mental e a influência da Medicina Tradicional: O caso de Moçambique | Português | ISCTE-IUL | 2010 | 2012 |