Ciência-IUL    Autores    Cláudia Álvares    Currículo
Resumo CV

Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projetos de investigação e investigadora de quatro projetos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra atualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Ações Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da coletânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Journalism PracticeFeminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Goldsmith's College, University of London
Doutoramento Media & Communication Studies 2001
Goldsmith's College, University of London
Mestrado Journalism 1996
Universidade Nova de Lisboa
Licenciatura Comunicação Social 1992
Áreas de Investigação
Estudos dos Media
Estudos de Género
Políticas de Identidade
Populismos
Estudos Culturais
Teoria Crítica