Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Desenho da Pesquisa Mestrado em Gestão de Novos Media; Não
2024/2025 Media e Mediações Socioculturais Doutoramento em Ciências da Comunicação; Sim
2024/2025 Média e Opinião Pública Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2024/2025 Media e Jornalismo -- Sim
2024/2025 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2024/2025 Media e Jornalismo Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Práticas Discursivas Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2023/2024 Desenho da Pesquisa Mestrado em Gestão de Novos Media; Não
2023/2024 Media e Mediações Socioculturais Doutoramento em Ciências da Comunicação; Sim
2023/2024 Média e Opinião Pública Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2023/2024 Media e Jornalismo -- Sim
2023/2024 Geopolítica dos Média -- Sim
2023/2024 Políticas Europeias para os Média -- Sim
2023/2024 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2023/2024 Media e Jornalismo -- Sim
2023/2024 Práticas Discursivas Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2022/2023 Desenho da Pesquisa Mestrado em Gestão de Novos Media; Não
2022/2023 Media e Mediações Socioculturais Doutoramento em Ciências da Comunicação; Sim
2022/2023 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2022/2023 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2022/2023 Práticas Discursivas Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2021/2022 Desenho da Pesquisa Mestrado em Gestão de Novos Media; Não
2021/2022 Media e Mediações Socioculturais Doutoramento em Ciências da Comunicação; Sim
2021/2022 Gestão de Redes Sociais e Audiências -- Sim
2021/2022 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2021/2022 Políticas Europeias para os Média -- Sim
2021/2022 Dinâmicas Sociais da Internet Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Não
2021/2022 Média e Opinião Pública Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2021/2022 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2021/2022 Práticas Discursivas Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2020/2021 Desenho da Pesquisa Mestrado em Gestão de Novos Media; Não
2020/2021 Media e Mediações Socioculturais Doutoramento em Ciências da Comunicação; Sim
2020/2021 Métodos de Pesquisa e Análise na Internet -- Sim
2020/2021 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2020/2021 Geopolítica dos Média -- Sim
2020/2021 Políticas Europeias para os Média -- Sim
2020/2021 Dinâmicas Sociais da Internet Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Não
2020/2021 Média e Opinião Pública Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2020/2021 Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media -- Sim
2020/2021 Dissertação em Gestão de Novos Media Mestrado em Gestão de Novos Media; Sim
2020/2021 Trabalho de Projeto em Gestão de Novos Media -- Sim
2020/2021 Práticas Discursivas Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (19)
Em curso (11)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Rui Alexandre Bruno dos Santos A comunicação na prevenção do incumprimento fiscal Português Em curso ISCTE-IUL 2024
David Ruah Políticas de combate ao financiamento do terrorismo: o caso do Al-Shabaab em Moçambique Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Fatumata Dicó Bari Representações sociais do racismo nas plataformas digitais do Correio da Manhã Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Pedro Miguel Coelho Moço O impacto da cor e das emoções na avaliação da mensagem política Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Nuno Alexandre de Albuquerque Palma Realidade algorítmica - construção mediada da realidade através de grupos de discussão política no Facebook Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Pedro Moço O Impacto da Cor nas Emoções e na Decisão de Voto Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Cledivânia Pereira Alves Distribuição de conteúdo jornalístico em redes digitais de jornais e TVs de Portugal: fluxos, infovias e algoritmos Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Maria Cecília Bello Moutinho Baseggio A representação da deficiência na imprensa portuguesa: a relação entre os jornalistas e a produção das notícias e a recepção das mensagens pelas pessoas com deficiência Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Gleice de Mattos Luz Mediação e populismo digital em comunidades online criadas por apoiantes da direita radical no Brasil e em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Livino Neto “A crise ambiental e climática e o discurso populista de direita radical em tempo de redes sociais online: Análise Crítica do Discurso das publicações no Twitter de Donald Trump, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Laara Hugel Carneiro Maniqueísmo e alteridades em embate: populismo e novos media no espaço agrário brasileiro Português Entregue ISCTE-IUL 2020
Terminadas (8)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Liege Scremin Mizga Geração TikTok: como marcas brasileiras têm utilizado a publicidade para impactar jovens consumidores sobre ESG. Português ISCTE-IUL 2021 2024
Anna Coutinho A Estratégia de Comunicação dos Partidos Políticos Portugueses nas Eleições Europeias de 2019 Português Universidade Lusófona 2016 2024
José Eduardo Monteiro Agostinho A mediatização da política nos telejornais: As eleições primárias no partido socialista Português Português ISCTE-IUL 2017 2023
Anna Salustiano Uma Netnografia da Identidade dos Terreiros de Candomblé e Umbanda em Portugal Português Universidade Lusófona 2018 2022
Paulo Fino ‘Comunicação e Desenvolvimento: Entre as Dimensões Teórica e Prática do Conhecimento' Português Universidade Lusófona 2015 2020
Ruben Leandro de Almeida da Neves Photizenship - Perfis, valores e sentimentos nas redes sociais online Português ISCTE-IUL 2014 2020
Marta Vieira A Construção da Democracia em Portugal: análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares (1976-1996)’ Português Universidade Lusófona -- 2018
Marta Orsini ‘La prensa femenina: ¿herramienta de empoderamiento de las mujeres?’ Espanhol/Castelhano Universidade Autónoma de Barcelona (orientadora: Juana Gallego); Universidade Lusófona (co-orientação no início da tese) -- 2014
Dissertações de Mestrado (79)
Em curso (29)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Maria Sousa Falcão de Sousa Lobo Equilíbrio entre Personalização e Privacidade no e-commerce: desafios éticos e estratégicos Entregue ISCTE-IUL 2024
Sofia Santos Capítulo O contributo do Facebook e do Instagram para a adoção de gatos no período pandémico em Portugal: uma análise comparativa Entregue ISCTE-IUL 2024
Beatriz Pinto Pereira A influência da reputação de marca na construção da perceção pública e individual Em curso ISCTE-IUL 2024
Joana Almeida Garrido Da política ao feed: a construção da identidade digital das deputadas portuguesas no Instagram Em curso ISCTE-IUL 2024
Leonor Ferro Rodrigues Cruzeiro Acessibilidade e exclusividade: a comunicação das marcas de luxo no Instagram Em curso ISCTE-IUL 2024
Sara Santos Sequeira Análise Comparativa da CMTV e do Público sobre a presença do tema da Reinserção Social de ex-reclusos na agenda mediática, e suas consequências. Em curso ISCTE-IUL 2024
João Pedro Morão de Abreu A Influência do Instagram na Construção de Love Brands no Setor de Luxo Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Maria Helena Correia Canhão A difusão do Movimento #MeToo nos Media e nas Redes Sociais Em curso ISCTE-IUL 2024
Pamela Maria Golowkin Sem filtros: O Impacto das Tecnologias de Edição de Fotos e Realidade Virtual na Percepção dos Padrões de Beleza Feminina nas Redes Sociais Online. Em curso ISCTE-IUL 2024
Inês Jardim Gonçalves Vilhana Autorrepresentação de comunidades marginalizadas através de projetos jornalísticos alternativos Em curso ISCTE-IUL 2024
David Justino Cairrão O Papel das Redes Sociais na Promoção de Partidos e Políticas Extremistas: Análise Comparativa entre Chega e o partido Liberal de Bolsonaro Em curso ISCTE-IUL 2024
Mafalda Isabel Ventura Valhelhas Objetificação e Auto-objetificação Feminina no Instagram e TikTok: Análise Comparativa de Conteúdo e Reações aos Hashtags #BodyPositivity, #SummerBody e #EffYourBeautyStandards Em curso ISCTE-IUL 2024
Catarina Feiteira dos Santos Narrativas Médicas Vs. Narrativas Biográficas sobre as Doenças Autoimunes: Análise Comparativa no Instagram e no TikTok Em curso ISCTE-IUL 2024
Sofia José Coelho Estereótipos de Género: Uma análise aos filmes "Poor Things" e "Women Talking" Em curso ISCTE-IUL 2024
Margarida Horta Alegre Representação de Género e Imagem Política das Deputadas na XVI Legislatura: Uma Análise da Cobertura Jornalística em Imprensa Popular e de Referência Em curso ISCTE-IUL 2024
Mariana Fernandes Correia A Autoimagem Feminina no Instagram: Construções de Identidade e Implicações na Autoestima Em curso ISCTE-IUL 2024
Miguel Jorge Coutinho Soares A influência da opinião pública dominante na evolução do debate político no Instagram: Do silenciamento ao reconhecimento das perspetivas do Chega Em curso ISCTE-IUL 2024
Helena Isabel de Sousa Bento Framing e Enviesamento Mediático na Cobertura do Conflito Israelo-Palestiniano: Uma Análise Comparativa entre o Le Monde Diplomatique e o Observador Em curso ISCTE-IUL 2024
Bruna de Sousa Coelho Autenticidade e performance de influenciadores de beleza: Uma análise de recepção em mulheres entre 18 e 30 anos Em curso ISCTE-IUL 2024
Inês Pessoa Anacleto Evolução das tendências do discurso publicitário da TAP Air Portugal nos últimos 60 anos: análise comparativa sócio-semiótica visual Em curso ISCTE-IUL 2024
Sergei Savushkin O impacto do campo da informação nas comunidades de imigrantes: uma análise da influência das narrativas de propaganda russa sobre os russos em Portugal no mundo digital contemporâneo Em curso ISCTE-IUL 2024
Ilumbe Petronelle Mupepe A Representação do Islão no jornal Le Monde et Le Figaro: uma análise dos enquadramentos noticiosos entre 2023 e 2024 Em curso ISCTE-IUL 2024
Andreia Rosa Ferreira Silvestre A influência do TikTok no comportamento de jovens consumidores portugueses: vestuário e acessórios Em curso ISCTE-IUL 2024
Tatiana Isabel Martins Batista O Poder do Queer e da Feminilidade: O Sucesso de 'Agatha All Along' da Marvel. Em curso ISCTE-IUL 2024
Bárbara Vasconcelos Henriques Matias Fotografia: construção do self virtual - O Estudo de caso do BeReal Em curso ISCTE-IUL 2024
Sarah Maria Carrozzini Villagran O Impacto da Interação com Chatbots na Aprendizagem, Produtividade e na Aceitação de IA: Um Estudo no Ambiente Educacional e de Autoaprendizagem Em curso ISCTE-IUL 2024
Gonçalo de Melo Ribeiro O Papel dos Novos Media, em particular das Redes Sociais, na ascensão política do partido Chega. Em curso ISCTE-IUL 2024
Rita Ramos de Mascarenhas Arouca O impacto da cultura de cancelamento no TikTok: a expressão política dos apoiantes do Chega Em curso ISCTE-IUL 2023
Maria do Carmo Cardoso Peres Franco Frazão Influência estratégica e notoriedade de marca: O impacto de influenciadores nas redes sociais digitais Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (50)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Márcia da Silva Costa Mapeamento das Funcionalidades das Redes Sociais Online na Criação de Identidades Digitais ISCTE-IUL 2023 2024
Joana Soares Nóbrega As Estratégias de Marketing Digital das Marcas de Moda de Luxo Ocidentais na China: O Apelo ao Consumo com Base no Nacionalismo Chinês ISCTE-IUL 2024 2024
Joana Margarida Moreno Casaca Alferes Fialho Femicídios em contexto de Violência Doméstica: Divergências e Convergências na Narrativa do Público e Correio da Manhã ISCTE-IUL 2024 2024
Margarida Gaspar Pereira Misoginia no Instagram - O Caso das Caixas de Comentários dos Jornais Nacionais Portugueses ISCTE-IUL 2024 2024
Maria Matilde Marques Cunha O semanário Expresso: génese, evolução e protagonismo na Revolução de 1974 ISCTE-IUL 2023 2024
Beatriz Sampaio Silva Fashion Meets Politics: Mulheres Políticas na capa da revista Vogue ISCTE-IUL 2023 2024
Raquel Pereira Cardoso Campanhas contra a violência doméstica: um estudo da responsabilidade social da IKEA em diferentes países europeus.  ISCTE-IUL 2023 2024
Ana Rute Gama Romão Ler nas entrelinhas: uma abordagem transversal à cobertura mediática de violência doméstica, em Portugal ISCTE-IUL 2024 2024
Diogo Cravidão Alexandre Presença de falácias no discurso político de esquerda e de direita em Portugal: uma análise aos debates das Eleições Legislativas de 2022 ISCTE-IUL 2024 2024
Mariana Souza Moraes A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: de democracia da República de Weimar para o a ditadura fascista do Terceiro Reich. Português ISCTE-IUL 2022 2023
Marta Pimpão Marques A pressão da opinião pública digital nas carreiras televisivas: Um estudo de caso Português ISCTE-IUL 2022 2023
Ana Rita Câmara Alves A cobertura mediática do movimento social #MeToo nos jornais Público e Correio da Manhã. Português ISCTE-IUL 2023 2023
Ana Teresa da Costa Fonseca Homonormatividade - Um Caso de Sucesso na Televisão Portuguesa? Português ISCTE-IUL 2023 2023
Olena Lysevych Marcas de Luxo e o Novo Contexto Pós-Pandemia: as Estratégias e os Desafios Português ISCTE-IUL 2023 2023
Marta Cardoso Carvalho O papel das redes sociais online na visibilidade e compreensão da comunidade trans em Portugal Português ISCTE-IUL 2022 2023
Bruna Alexandra da Silva Rodrigues Problemas associados à exposição do corpo feminino no Instagram Português ISCTE-IUL 2022 2023
Patrícia Isabel Carvalho Tomás Dias A Existência de Redes Sociais Online Locais na relação com o consumidor.Um Estudo de Caso da Decathlon Portugal Português ISCTE-IUL 2021 2023
Andreia Filipa Dantas Martins O papel dos influenciadores digitais na construção de ideais de amor romântico: uma análise de conteúdo do Instagram Português ISCTE-IUL 2022 2023
Maria Inês Sousa Rodrigues "Isto é Surreal!": O ser e parecer dos alojamentos Airbnb e a tomada de decisão dos consumidores Português ISCTE-IUL 2022 2023
Catarina do Carmo Rodrigues Padre-Santo A voz da mulher na música: estudo de caso Female:pressure Portugal Português ISCTE-IUL 2022 2023
Thainá Leticia Innocente Potência Política do corpo Abjeto: As redes sociais e a Participação Política de Transgêneros no Brasil Português ISCTE-IUL 2021 2022
Rui Filipe Monteiro Capelo "Portugueses de bem": a moralidade na campanha política de Ventura Português ISCTE-IUL 2021 2022
Filipa Alexandra Caetano Lobato Her Royal Media Coverage!Análise da representação mediática de Meghan Markle no Mail Online (Daily Mail) entre 2016 e 2020. Português ISCTE-IUL 2022 2022
Rita Salgueiro dos Loios O Cineturismo de K-Dramas em jovens adultos de Portugal Português ISCTE-IUL 2022 2022
Catarina Duarte do Paço Rodrigues Os Topoi e as Falácias Informais na Sátira Política Portuguesa Português ISCTE-IUL 2021 2022
Marta Filipa Machado Caixeirinho Sentimento de Pertença a uma Comunidade Digital de Combate à Violência Sexual Baseada em Imagens: Estudo de Caso #NaoPartilhes Português ISCTE-IUL 2021 2022
Marta Oliveira Crespo O impacto das personagens das séries televisivas na construção da identidade dos fãs Português ISCTE-IUL 2022 2022
José Duarte Correia Branco O populismo de direita no YouTube: o Chega e o Ergue-te em perspetiva comparada Português ISCTE-IUL 2021 2022
Inês Filipa Cruz Costa stalking online em Portugal em tempos de pandemia Português ISCTE-IUL 2022 2022
Marta Moniz Cunha e Silva Detox digital Português ISCTE-IUL 2021 2022
Daniela Jesus Formigo Galvão 'Femvertising' no Marketing 4.0: Um Chuto Nos Estereótipos de Género Português ISCTE-IUL 2022 2022
Inês Alexandra de Albuquerque Quintão de Freitas Leal A Perceção da Polarização Política dos Media em Portugal Português ISCTE-IUL 2020 2022
Mariana Pontual Braga e Álvares Genealogia crítica de Alexa da Amazon por meio das imagens de mulheres-máquina no cinema de ficção científica Inglês ISCTE-IUL 2020 2022
Renata Joana dos Santos Coelho Reação à comunicação de interesse público:Análise das respostas do público às partilhas Covid-19 no Facebook da Direção Geral da Saúde Português ISCTE-IUL 2020 2022
Igor Malinowski Os Chechenos na Alemanha: Um Conflito entre Integração e Assimilação Inglês Universidade Lusófona 2019 2021
Benazir Moez Cassamali Ussene As Novas Formas de Consumo Audiovisual: Os Hábitos Televisivos dos Portugueses Português ISCTE-IUL 2020 2021
Salomé Charat O Agendamento Médiatico do Instagram: Estudo de caso da Campanha Online de Raphael Glucksmann para Promover a Causa Uigur Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Ana Rita da Silva Martins A Representatividade LGBTQ+ nas Redes Socias: O caso da Websérie Carmilla Português ISCTE-IUL 2021 2021
Eva Carlota Morgado Alemão Construção do «eu» online e empoderamento feminino no Instagram Português ISCTE-IUL 2020 2021
Sofia Isabel Silva Ferreira A relevância da literacia em saúde para a indústria farmacêutica: a Comunicação de Risco e Gestão de Crise da pandemia Covid-19 no Instagram da Bayer Portugal Português ISCTE-IUL 2020 2021
Daniela Lima Arruda Campanhas Institucionais de Combate à Violência Doméstica: Região Autónoma do Açores Português ISCTE-IUL 2020 2021
Ana Catarina da Costa Augusto O Jornalismo Regional na era do digital Português ISCTE-IUL 2020 2021
Ana Rita Martins Teixeira Adesão de jovens adultos às megachurches em Portugal, num contexto de desvinculação da Igreja institucional Português ISCTE-IUL 2020 2021
Raquel Caldeira Godinho Estudo sobre programas audiovisuais: a preferência dos jovens Português ISCTE-IUL 2019 2021
Thaís Do Nascimento Rodriguez Análise da Perceção do Marketing Interno pelos Profissionais de Tecnologias de Informação das Gerações X e Y em Portugal Português ISCTE-IUL 2019 2020
Beatriz Maria Duarte Lopes A desigualdade de género na apresentação dos telejornais nacionais: o caso dos pivots Português ISCTE-IUL 2019 2020
Ana Luz Bullón Moreno 'Uma Nova Abordagem à "Geração Y": Representações Visuais e Narrativas de "Millennials" no Cinema Espanhol do Século XXI' Português Universidade Lusófona -- 2019
Adalberto Fernandes ‘A representação do Estado Vegetativo na imprensa: incertezas éticas, sociais e culturais’ Português Universidade Lusófona / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (co-orientação: António Barbosa) -- 2015
Sofia de Almeida ‘A Rádio como instrumento pedagógico de difusão dos direitos humanos: a mobilização política da mulher guineense’ Português Universidade Lusófona -- 2014
Henrique Areias ‘A Publicidade enquanto Objecto Cultural: uma avaliação semiótica do mercado das comunicações móveis em Portugal’ Português Instituto de Novas Profissões (orientação de Nuno Goulart Brandão); Universidade Lusófona (co-orientação) -- 2011
Projetos Finais de Mestrado (3)
Terminadas (3)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Maria Beatriz Carvalho Cristo Cerqueira As redes sociais online como instrumento de aproximação dos jovens às instituições europeias ISCTE-IUL 2023 2024
Cátia Daniel Caetano A influência dos media na opinião pública relativamente aos motoristas de Táxi Português ISCTE-IUL 2021 2022
Margarida Magalhães Almeida Ricardo O Impacto da Comunicação Estratégica do Centro de Frutologia Compal para a marca Compal Português ISCTE-IUL 2020 2021