Ciência-IUL    Autores    Cristina Santinho    Currículo
Resumo CV

Cristina Santinho é investigadora integrada do CRIA, com contrato atribuído pelo CRIA, financiamento FCT. Pertence ao Grupo de Investigação “Governação, Políticas e Quotidiano”. É doutorada pelo Departamento de Antropologia do ISCTE/IUL com a tese “Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde” (2011). A sua área de investigação, por excelência, tem versado o acolhimento e integração de refugiados, em Portugal.

ACTIVIDADES LECTIVAS E ORIENTAÇÕES: Coordena e é docente de dois cursos, no CRIA, ISCTE-IUL:1) Especialização em Refugiados, Direitos Humanos e Acolhimento: Perspetivas Nacionais e Internacionais" e 2) "Living in a Different Culture", curso criado para facilitar o acesso de refugiados estudantes ao ensino superior. Exerce igualmente funções docentes na cadeira de Multiculturalismo, no Laboratório de Línguas e Competências Transversais (LLCT)-ISCTE-IUL. Foi docente da cadeira Imigração e Saúde no mestrado de Estudos de Desenvolvimento (ISCTE-IUL, 2014). É frequentemente convidada para dar aulas sobre a temática dos refugiados, tanto por docentes do ISCTE-IUL, como de outras universidades. Tem a seu cargo a orientação de várias teses de mestrado e doutoramento na área das migrações e refugiados.

INVESTIGAÇÂO/PROJETOS: no âmbito da sua investigação desenvolve o projeto: “Refugiados: vulnerabilidade, resiliência e inclusão numa sociedade democrática, em contexto de crise socioeconómica”. É consultora de diversos projetos, com financiamento FCT, nomeadamente: "A integração de refugiados em Portugal: uma avaliação dos deveres morais de assistência e das políticas de integração no contexto das políticas e dos valores europeus", (UNL-FCSH) e  Projeto internacional DAPHNE, projeto académico e multissectorial para prevenir e combater o corte/mutilação genital feminina (CEI-ISCTE-IUL). Tem participado, enquanto investigadora, em vários projetos FCT, sendo o mais recente: “Incerteza no quotidiano e (im)possibilidades de pensar o futuro. Alteração das condições de trabalho e das maneiras de viver a vida de todos os dias. Reconstruindo a vida num contexto de Crise.”, coordenado por Antónia Pedroso de Lima (CRIA) e “RE- HOME: Assessing asylum seekers and refugees’ reception and integration in Portugal”, coordenado por Francesco Vacchiano (ICS). Participou também, enquanto investigadora, nos seguintes projetos nacionais e internacionais financiados: “O cuidado como fator de sustentabilidade em situações de crise” (Coordenação: Antónia Lima); “Migration, Integration and Co-developpment, in Europe” Coordenação, em Portugal: Cristina Santinho; T-SHaRE - Competências transculturais para a saúde e o cuidado”: Coordenação: Chiara Pussetti.

PRÉMIOS: Em 2017/2018, recebeu o prémio da Associação Portuguesa de Antropologia, na Categoria II: Projeto de Investigação/Intervenção Aplicada, intitulado: “Projeto de integração dos estudantes refugiados no contexto académico/Living in a Different Culture”

CARGOS: vice-directora do CRIA, polo ISCTE-IUL (2014-2018)

PARTICIPAÇÃO EM REDES ACADÉMICAS: Co-coordena várias redes, em parceria com investigadores de outros centros de investigação (CIES-IUL; IGOT; ICS), nomeadamente: “RMIR – Refugiados, Migrações, Iniciativas e Reflexões” (https://www.facebook.com/refugiadosrmir/); e “Encontros sobre Experiências Migratórias” (https://www.facebook.com/groups/1485182381777457/). Integra a RESMI: Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, fazendo parte ativa da área da saúde (RESMI-Saúde (http://www.om.acm.gov.pt/-/i-congressointernacional-da-resmi-contextos-e-desafios-da-mediacao-intercultural).

CONFERÊNCIAS: Tem participado em múltiplas conferências nacionais e internacionais, como convidada, em particular sobre o tema dos refugiados. Recentemente (Maio, 2018) co-coordenou o painel “Should I stay or Should I go? Grounding choices of mobility or integration in asylum context”, na Conferência organizada pela APAD, Universidade de Roskilde, Dinamarca.

ARTIGOS: Tem publicado vários artigos e capítulos de livros (ver repositório ISCTE-IUL, in: https://repositorio.iscte-iul.pt/simple-search?query=cristina+santinho), sendo que o último aguarda publicação no Journal of Refugees Studies, com o título: "Integration into margins. Refugees in Portugal in a time of multiple crises"

Lisboa, 22/10/2018 

Antropologia Ciências Sociais