Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2019/2020 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | Competências Transversais; | Não |
2019/2020 | 2º | Diversidade no Local de Trabalho | Competências Transversais; | Não |
2019/2020 | 2º | Multiculturalidade | Competências Transversais; | Não |
2019/2020 | 2º | Os Desafios da Cultura, da Cidadania e dos Direitos Humanos | Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2018/2019 | 1º | Multiculturalidade | Competências Transversais; | Não |
2018/2019 | 1º | Refugiados, Direitos Humanos e Acolhimento: Perspetivas Nacionais e Internacionais | Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais; | Sim |
2018/2019 | 2º | Multiculturalidade | Competências Transversais; | Não |
2018/2019 | 2º | Os Desafios da Cultura, da Cidadania e dos Direitos Humanos | ISCTE-IUL; | Não |
2017/2018 | 1º | Refugiados, Direitos Humanos e Acolhimento: Perspetivas Nacionais e Internacionais | Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais; | Não |
2017/2018 | 1º | Refugiados, Direitos Humanos e Acolhimento: Perspetivas Nacionais e Internacionais | Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais; | Não |
2016/2017 | 1º | Seminário: Migrações Contemporâneas | Antropologia (UTAD); Antropologia; Sociologia; | Não |
2016/2017 | 1º | Refugiados, Direitos Humanos e Acolhimento: Perspetivas Nacionais e Internacionais | Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais; | Não |
2014/2015 | 1º | Migração e Saúde: Imigração e Saúde Mental | Estudos de Desenvolvimento; | Não |
2014/2015 | 1º | Sistemas de Integração e Acolhimento de Imigrantes e Refugiados. Acções Humanitárias e Intervenções no Terreno | Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; | Não |
2014/2015 | 2º | Migrações Forçadas, Refugiados e Direitos Humanos | Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
2013/2014 | 1º | Migrações Forçadas, Refugiados e Direitos Humanos | Migrações Forçadas, Refugiados e Direitos Humanos; | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (16)
Em curso (10)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Cecília Ivone Menduni Sanches Luís | A Europa como processo imaginário. Indocumentados em Lisboa: entre a precariedade e a integração | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Orientadora | Dora Marina Honório da Costa Almeida Rebelo | Vidas excecionais? Processos de reciprocidade, agencialidade e negociação moral com refugiados | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Orientadora | Alexandre Emmanuel Audigane | Uma Ilha na Península: vinda, estadia e integração de refugiados da África lusófona pós-independência no Centro de Acolhimento para Refugiados de Peniche | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Orientadora | Ana Rita Landeira Rodrigues | Mindjan matu em trânsito: saberes e práticas terapêuticas de São Tomé e Príncipe | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2016 |
Orientadora | Ana Rita Rodrigues Landeiro | "Protagonists of traditional African medicine in Portugal: healing systems and traditional therapeutic practices" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Marta Lemos | "As tecnologias digitais móveis e a migração forçada: O Impacto do Uso do Smartphone no Quotidiano de um Grupo de Refugiados em Portugal”, | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Orientadora | Dora Rebelo | "Solidariedade Horizontal: Dinâmica das redes de apoio voluntário na integração dos refugiados" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Co-Orientadora | Alexandre Emmanuel Audigane | Uma Ilha na Península: vinda, estadia e integração de refugiados da África lusófona pós-independência no Centro de Acolhimento para Refugiados de Peniche | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Flávia Batista Stephan | Formas de atuação de ONGs em pedido de asilo por requerentes LGBTQI na União Europeia: perspectivas de coloniais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Co-Orientadora | Cecília Ivone Menduni Sanches Luís | A Europa como processo imaginário. Indocumentados em Lisboa: entre a precariedade e a integração | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (6)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Dora Marina Rebelo | Mobilidades e Resistências. Solidariedade informal e atos de cidadania com refugiados, requerentes de asilo e outras categorias moventes, na Europa pós- 2015 | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2021 |
Orientadora | Dora Marina Honório da Costa Almeida Rebelo | Mobilidades e Resistências. Solidariedade informal e atos de cidadania com refugiados, requerentes de asilo e outras categorias moventes, na Europa pós-2015 | ISCTE-IUL | -- | 2021 | |
Orientadora | Ana Sofia Carvalho de Almeida | "Viver refugiada na Europa". Trajetos e integração de meninas e mulheres refugiadas | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2020 |
Co-Orientadora | Ana Sofia Carvalho de Almeida | Políticas, Instituições e Percursos migratória de mulheres e Meninas refugiadas em Portugal e Dinamarca | Português | ISCTE-IUL | -- | 2020 |
Co-Orientadora | Ana Sofia Carvalho de Almeida | Políticas, Instituições e Percursos Migratórios de Mulheres e Meninas Refugiadas em Portugal e Dinamarca | Português | ISCTE-IUL | 2020 | |
Orientadora | Ana Rita Landeira Rodrigues | Mindján Tela em trânsito: De São Tomé, as plantas que curam, os saberes que perduram | Português | ISCTE-IUL | -- |
Dissertações de Mestrado (23)
Em curso (9)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Ana Margarida Pinto da Costa | Refugiadas Ucranianas em Portugal: Percursos, Discriminação e Violência em Contexto Migratório | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Alaa Alden Kordia | Obstáculos à integração de refugiados sírios em Portugal (fatores culturais e religiosos) | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Tomás Ramos Nolasco Gonçalves | Acolhimento de pessoas refugiadas através do Teatro | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Joana de Souza Borges | Decolonização da acção humanitária e seus reflexos nas relações entre trabalhadores locais e internacionais: Notas sobre uma Organização Não Governamental Internacional em Moçambique | Português | Entregue | ISCTE-IUL | 2022 |
Orientadora | Mariana Anginho Évora | As alterações nas dinâmicas sociais, económicas e culturais na freguesia de São Teotónio, no Sudoeste Alentejano, com o aumento da área dedicada à agricultura intensiva na região | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Orientadora | Iara Melissa Lourenço Mateus | Desafios na integração de famílias requerentes de asilo, provenientes de países Africanos e do Médio Oriente, em Portugal. | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Co-Orientadora | Cecília Menduni Luís | "A invisibilidade visível: entidades não governamentais e estruturas informais para apoiar imigrantes indocumentados na cidade de Lisboa" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Susana Cristina Gomes Ribeiro Martins | " Syrian Students in Portugal: Mobility Academic Emergency " | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Co-Orientadora | Ana Correia Costa | "Compromisso com a justiça social: advocacia em lidar com refugiados e requerentes de asilo". | Português | Em curso | FPCEUP | 2020 |
Terminadas (14)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Ali Abbas Daher | A Crise dos Refugiados Sírios e o Impacto no Líbano | Inglês | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Orientadora | Mariana Anginho Évora | Ricos e Pobres no Sudoeste Alentejano: Os efeitos da Produção Agrícola de Frutos Vermelhos e da Imigração na Freguesia de São Teotónio | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Orientadora | Sara Dias Faustino Pinho | O Projeto LAR na aldeia da Ima: estratégias alternativas para a inclusão de refugiados e imigrantes em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Orientadora | Sara Dias Faustino Pinho | A inclusão de refugiados e imigrantes no interior rural de Portugal. O projeto LAR. | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Co-Orientadora | Laura Cardoni Ruffier | The impact of different legal determinants on the lives of asylum seekers in Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2021 |
Orientadora | Teresa Carvalho Rego de Sousa | Práticas e Diálogos Cruzados da Psiquiatria Transcultural e a População Refugiado: Trechos Etnográficos | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2018 |
Co-Orientadora | Sara Bandeira Costa | O Negócio das Novas Tecnologias: Smartphones e a Integração de Refugiados na Europa. | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Orientadora | Jovana Jaranovic | A crise dos refugiados e a Agenda Pós-2015: procurar soluções locais para um desafio mundial | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Jovana Jaranovic | A crise dos refugiados e a Agenda Pós-2015: procurar soluções locais para um desafio mundial | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Joana Maria Botelho Lucas Coelho | Mulheres refugiadas em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Orientadora | Joana Maria Botelho Lucas Coelho | Mulheres refugiadas em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Orientadora | Teresa Carvalho Rego de Sousa | "O efeito das representações socioculturais de psiquiatras em refugiados - abordagens de psiquiatria transcultural | Português | ISCTE-IUL | 2020 | |
Co-Orientadora | Alexandre Audigane | Uma Ilha na Península: chegada, permanência e integração de refugiados do pós-independência África Lusófona no Centro de Recepção de Refugiados de Peniche | Português | ISCTE-IUL | 2020 | |
Orientadora | Joana Lucas Coelho | “Refugee Women in Portugal.", | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)