Projetos de Investigação
Avaliação externa do Programa Schools 2030
Esta avaliação externa tem como objeto principal a implementação, os resultados e os impactos do Programa Schools 2030, levado a cabo pela Fundação Aga Khan (AKF), em Portugal. Programa este que visa a melhoria das aprendizagens, numa ação continua, globalmente informada (nomeadamente a partir das orientações do seu Programa Global) e enraizada localmente, em escolas ou agrupamentos de escolas (onde se incluem, com exceção do ensino superior, todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar, a educação básica e educação secundária).
Informação do Projeto
2021-11-09
2024-02-29
Parceiros do Projeto
Plano Nacional de Juventude - IPDJ
Informação do Projeto
2021-07-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Vidas Vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família
A perspetiva do curso de vida combina uma abordagem rigorosa, crítica, e teoreticamente flexível com temas intrínseca e classicamente sociológicos, por um lado, e com pluralismo metodológico, por outro. Neste projeto ambiciona-se criar e consolidar pontes entre a tradição e o futuro das pesquisas do curso de vida, abordando para tal um dos seus estimados, mas sub-explorados empiricamente, princípios teóricos: o das "linked lives", no qual se baseia a ideia de que ?each generation is bound to fateful decisions and events in the other?s life course?. Usar-seá a família como microcosmos da interdependência dos eventos de vida, por um lado, e dos efeitos cruzados entre os eventos de vida dos membros de uma família, por outro. Numa lógica multidimensional, este projeto pretende responder a questões diferentes mas inter-relacionadas sobre a interdependência dos eventos de um indivíduo ao longo da sua vida (incluindo diferentes esferas de vida) e no interior da sua família (como um todo e direcionado a membros particulares da família). Seguir-se-á uma abordagem quantitativa com base nos dados multinível e longitudinais do EU-SILC, procurando responder a questões relacionadas com os efeitos cruzados entre as esferas da família, do trabalho e do bem-estar. Esta componente europeia, macro e comparativa vai simultaneamente facultar informações acerca da existência e características da especificidade do caso português, úteis para o desenvolvimento posterior e simultâneo da componente qualitativa do projeto. Na investigação qualitativa deste projeto (baseada em fontes primárias, recolha de 80 a 100 entrevistas) pretendese aceder às subjetividades e intencionalidades da ação associadas aos eventos de vida e de família experienciados e seus efeitos, como factor fundamental para a compreensão entre os elos de interdependência entre os eventos e as pessoas da mesma família. Serão desenvolvidas entrevistas biográficas com calendários de vida e árvores genealógicas, que serão sujeitas...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Inquérito Social Europeu 6
O ESS tem três objetivos principais: 1) analisar as atitudes e valores sociais na Europa assim como a sua interacção com o processo de mudança das instituições; 2) promover e consolidar metodologias de investigação de pesquisa transnacionais; 3) contribuir para a divulgação de métodos de análise de dados em estudos comparativos transnacionais. É ainda objetivo fundamental do ESS divulgar e disseminar a informação recolhida.
Informação do Projeto
2012-05-14
2013-03-31
Parceiros do Projeto