Diana Elisabeta Aldea Mendes
217650238 (Ext. 220468)
Gabinete AA2.07
Cacifo 126
Projetos de Investigação
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Artificial Intelligence & Data Science for Public Administration Portugal Innovation Hub
Os objetivos estratégicos e o plano de ação do AI4PA Portugal têm um claro alinhamento com as principais áreas de foco do Plano de Ação para a Transição Digital:    Pilar I — Capacitação e inclusão digital das pessoas    Pilar II — Transformação digital do tecido empresarial    Pilar III — Digitalização do Estado    A atividade do Polo irá prosseguir seis objetivos estratégicos, alinhados com o Plano de Ação para a Transição Digital, a saber: a otimização das políticas públicas nas várias áreas da governação com base na Inteligência Artificial e na promoção de soluções tecnológicas digitais inovadoras; a melhoria da interação dos serviços públicos com os cidadãos e as empresas; a avaliação dos impactos sociais e das implicações éticas das tecnologias, incluindo da Inteligência Artificial; o aumento das competências digitais das entidades públicas e das pequenas e médias empresas (PME) que lhes prestam serviços; a disseminação de boas práticas e soluções reutilizáveis de origem nacional e internacional; e a melhoria da governação para a transição digital nas várias escalas de intervenção do Estado.    O AI4PA Portugal alinha a sua intervenção com o modelo estabelecido na rede europeia de polos de inovação digital visando os serviços prioritários dos Polos de Inovação Digital descritos o Plano de Ação para a Transição Digital,    1- Experimentação e teste de tecnologias digitais na fase prévia à decisão de investimento; 2- Qualificação e formação em competências digitais; 3- Apoio na procura de financiamento para investimento em tecnologias digitais; 4- Atuação como facilitador juntando diferentes atores.
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação da Metodologia do Inquérito de Qualidade dos Censos 2021
O projeto teve como objetivo a avaliação das opções metodológicas da operação estatística Inquérito de Qualidade dos Censos 2021, relativas a: (a) desenho e dimensionamento da amostra, (b) processo de emparelhamento automático e manual de dados, e (c) apuramento de resultados e cálculo de indicadores de cobertura e conteúdo.
Informação do Projeto
2021-04-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto