Resumo CV
Domingos Fernandes é Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP). Ao longo de 17 anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação (Programas e Projetos), as Políticas de Formação de Professores e Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação e as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica. Tem sido professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem igualmente sido investigador principal e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, abertos e competitivos e de contratos de prestação de serviços. É autor de cerca de 200 publicações. Nos últimos três anos coordenou os seguintes projetos de investigação:  Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2017-2018); Avaliação de Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe, financiado pelo Instituto Camões (2018-2019); e Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2019-2020). Presentemente coordena na zona de Lisboa e Vale do Tejo o projeto Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos de Escolas (2018-2021), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/29069/2017) e coordenado a nível nacional pela Universidade do Porto. Research Gate   Repositório da ULisboa   Google Scholar
Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade de Lisboa
Agregação Educação (Avaliação) 2007
University of Texas (A M)
Estados Unidos da América
Doutoramento Educação 1988
Boston University
Estados Unidos da América
Mestrado Educação Matemática 1985
Universidade de Lisboa
Licenciatura Matemática Ed. 1980
Universidade de Lisboa
Bacharelato Matemática 1979
Áreas de Investigação
Avaliação de Políticas Públicas de Educação (Programas e Projetos); Avaliação da Formação de Professores e de Currículos; Políticas Públicas Nacionais e Internacionais no Domínio da Avaliação das Aprendizagens; Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica; e Teoria da Avaliação
Ciências da Educação Ciências Sociais
Sociologia Ciências Sociais
Outras Ciências Sociais Ciências Sociais