Elisabete TOMAZ é doutorada em Sociologia na Escola de Sociologia e Políticas Públicas - ISCTE-IUL (com financiamento da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia). Mestre em Ciências da Comunicação (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa) e licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa).
Atualmente é Investigadora Integrada no DINAMIA’CET_Iscte (Grupo de Investigação Cidades e Territórios), colaborando em vários projetos e redes locais, nacionais e europeias, nomeadamente:
- Desenho, planeamento, gestão e desenvolvimento de projetos, especialmente na área da cultura e indústrias criativas, inovação e empreendedorismo;
- Desenvolvimento de conhecimentos científicos e técnicos
- Conceção e implementação de transferência de conhecimentos, programas de formação e processos participativos
- Desenvolvimento de metodologias de apoio a esforços concretos para o envolvimento e colaboração das partes interessadas e desenvolvimento de audiências
- Medição de impacto, monitorização e avaliação de projetos e políticas
Leciona também nas áreas da sociologia, comunicação, cultura e estudos urbanos.
Participa na elaboração de candidaturas, organização de eventos, produção e revisão de obras científicas, entre outras.
É membro da Comité de Gestão da Ação COST CA18214 "The Geography of New Working Spaces and the Impact on the Periphery" (2019-2023) com investigação sobre coworkings; makerspaces; fablabs; living labs, etc.
Exemplos de projetos:
- STRONGER PEHRIPHERIES Southern Coalition (cofinanciada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia)
- AVALIAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA O CINEMA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE 2014-2018 (Instituto do Cinema e Audiovisual - ICA) (30 de Abril 2021– 31 de Jan. de 2022)
- ESTRATÉGIAS PARA A CULTURA EM OEIRAS (CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS)
- CREATOUR – DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CRIATIVO EM PEQUENAS CIDADES E ÁREAS RURAIS (1 Nov. 2016 - 30 Jun. 2020). Financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas do Portugal 2020, Compete 2020, POR Lisboa, POR Algarve e FCT (SAICTPAC/0003/2015).
- 4H-CREAT - QUADRUPLE HELIX TO STIMULATE INNOVATION IN THE ATLANTIC CULTURAL & CREATIVE SMEs (30 Maio 2017 – 30 Jun. 2020). Financiado pelo Interreg Atlantic Area, 2017-2020 (EAPA_468/2016)
Participou na COST Action IS1007 "Investigating Cultural Sustainability" (2011–2015) onde procedeu à análise políticas e planos estratégicos na área da cultura e desenvolvimento sustentável em diferentes cidades europeias de pequena e média dimensão.
Em simultâneo, colaborou com a INTELI (centro de inovação em Lisboa) em diversos projetos locais e europeus (INTERREG, URBACT, etc.) focados no desenvolvimento territorial, em atividades de planeamento, implementação e avaliação de atividades culturais e criativas, políticas de inovação e empreendedorismo.