Ciência-IUL    Autores    Emanuel Cameira    Projetos de Investigação

A informação contida neste perfil público poderá encontrar-se desactualizada por se referir a um antigo colaborador do ISCTE-IUL.

Emanuel Cameira
Projetos de Investigação
Estudo sobre os conteúdos e impacto no meio artístico português do extinto Programa Gulbenkian para as Artes Performativas
O projeto aborda a arquitectura e funcionamento do programa, a sua procura e diversidade de impactos, em particular nos domínios do PGAP: dança, teatro, cinema experimental e/ou de documentário, bem como projetos especiais de cariz multidisciplinar.
Informação do Projeto
2013-01-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto
A Leitura Digital: Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro
O projecto A leitura digital – Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro resulta do protocolo estabelecido entre o CIES-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como principal objectivo compreender o fenómeno leitura digital e o seu impacto quer na promoção da leitura, quer na actividade das bibliotecas e do sector editorial. O projecto decorrerá em três etapas – levantamento da situação actual, mapeamento da leitura digital e análise prospectiva, durante as quais se procederá à identificação e análise de projectos de investigação e/ou implementação de leitura digital nacionais e internacionais, segmentação do perfil de leitor, identificação das práticas actuais de leitura digital e de edição, e análise do papel a desempenhar pelas bibliotecas.No que diz respeito à metodologia, devido à extensão, diversidade e complexidade do objecto de estudo, optou-se pela multidisciplinaridade dos instrumentos metodológicos utilizados. Entre os quais: (1) análises comparadas, benchmarking e investigação documental; e (2) investigação de campo – levantamento de dados empíricos. Numa primeira fase serão analisadas múltiplas obras de referência, estudos e relatórios, nacionais e internacionais. Um levantamento essencial tendo em conta a dispersão de dados sobre o objecto de estudo. Para a elaboração do benchmarking internacional contamos com a contribuição de um painel internacional de peritos. A investigação de campo recorrerá a diferentes métodos de recolha de dados como entrevistas e painéis de discussão com actores das diversas áreas em análise (empresas, associações, reguladores, instituições públicas e privadas, etc.), inquérito online internacional às práticas de leitura digital (incluindo as dos portugueses, e focus-groups com vista à identificação de perfis de leitura online e uma segmentação das necessidades desses leitores.
Informação do Projeto
2011-05-01
2013-04-30
Parceiros do Projeto
A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media
O principal objectivo do estudo é a análise do papel das tecnologias de informação e comunicação (em particular, a internet) enquanto veículos de recolha e disseminação de informação e produção de conhecimento.
Informação do Projeto
2005-10-01
2007-10-30
Parceiros do Projeto