Projetificação do trabalho: modelos de organização em rede nas sociedades capitalistas contemporâneas
As sociedades capitalistas contemporâneas têm sido objeto de importantes e significativas transformações nas últimas décadas, com destaque para a última, que marca o período posterior à crise económica e social com configurações distintas nos vários países a nível mundial, e para a atualidade, atravessada por uma crise pandémica a nível global, com impactos evidentes no trabalho cujo alcance importa aferir. Se é extensa a literatura sobre o mercado de trabalho, em particular sobre as práticas de precarização e flexibilização (Kalleberg 2009; Castel 2009), mais escassa é a literatura que recai sobre modelos de organização do trabalho e sobre relações de trabalho (Lundin et al 2015). De entre estes, sobressai o trabalho por projeto. Por projeto entendemos uma estrutura temporária de organização do trabalho com impactos específicos nas relações de trabalho e nos desempenhos individuais. Em alguns setores da atividade económica e das profissões, como arquitetura e investigação científica, constitui uma modalidade de organização do trabalho associado à natureza das suas atividades (Boutinet 1990; Greer, Samaluk and Umney 2019), mas noutras atividades tem vindo a ser crescentemente adotada como um mecanismo de intensificação da flexibilização das modalidades de organização, das relações de trabalho e dos espaços de trabalho (Eftaxiopoulos 2022). Com esta investigação perspetiva-se analisar as formas de projetificação do trabalho e a forma como elas, enquanto organizações temporárias (Lundin et al 2015; Kuura 2011; 2020), se integram nas modalidades renovadas de organização das sociedades capitalistas contemporâneas e se alastram a um vasto leque de setores da atividade económica e das profissões.O alastramento do trabalho por projeto tem sido efetivo por várias ordens de razões: pelo desenvolvimento e implementação de modelos de organização do trabalho que articulam lógicas de gestão, estilos de liderança, procedimentos e estruturas de relações de trabalho especificamente...
Informação do Projeto
2023-03-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- NOVA.ID.FCT - (Portugal)
- CRIA - (Portugal)
PODCAST Entre os Montes
Informação do Projeto
2019-04-08
2019-12-31
Parceiros do Projeto
- CRIA-Iscte - Líder
- APODEC - Líder (Portugal)
- AASPS - (Portugal)
CASAlinho COMUM
O Projeto visa tornar a EB1/JI Homero Serpa uma "CASA COMUM" que contribua para a melhoria das condições de vida dos moradores do Casalinho da Ajuda. Este objetivo implica a construção de uma rede envolvendo moradores, associações locais e as instituições promotoras e parceiras do Projeto. Neste espaço, aberto à comunidade e gerador de novas dinâmicas locais, serão desenvolvidas atividades de formação e criação dirigidas a técnicos e população do bairro, visando a sua qualificação, inclusão e empoderamento.
Informação do Projeto
2017-09-08
2018-09-07
Parceiros do Projeto
Bairro Leitor
No âmbito do programa BIP-ZIP, promovido pela Câmara de Lisboa, com o objectivo de requalificação e dinamização do espaço da freguesia da Ajuda - com enfoque principal no bairro do Casalinho da Ajuda - em parceria com diversas entidades do bairro e externas, o projeto Bairro Leitor, promovido pela Junta de Freguesia da Ajuda, a Associação de Apoio e Segurança Psico-Social e a Laredo Associação Cultural, pretende tornar o bairro num lugar onde se vive melhor por ser um bairro leitor, trabalhando no interior das comunidades que o compoem, com e para toda a gente, e otimizando recursos existentes e a desenvolver, pela valorização da leitura e das literacias, através de práticas inclusivas de leitura e de criação, disseminadas. Numa abordagem transgeracional e de educação não formal, privilegiam-se destinatários entre os moradores mais jovens, pelo seu potencial de envolvimento da comunidade e de condição de sustentabilidade futura. No 50º aniversário do bairro (2020) esperamos que as transformações sejam evidentes e positivas e a melhoria da vida no bairro sustentável.
Informação do Projeto
2016-10-16
2017-10-15
Parceiros do Projeto