Resumo CV

Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém.

É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão e gestão do conhecimento. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais.

Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital.

Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e, atualmente, lidera o projeto "KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models" num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts.

Atualmente, Florinda é editora convidada da Springer International Publishing, Journal Meditari Accountancy Research (Emerald) e Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).

É co-coordenadora de uma Linha Temática do Tópico "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e co-coordenadora do Pilar Temático "Transformação Digital do Tecido Empresarial" no Hubility - Sociodigital Innovation Hub for Enhanced Capabilities (Digital Innovation Hub).

Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social.

Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigacao e Desenvolvimento em Engenharia Mecanica e Industrial
Portugal - Caparica
Pós-Doutoramento Pós-Doutoramento na área Impactos Sociais da Tecnologia de Fabrico Aditivo nos Modelos de Negócio 2018
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Portugal - Lisboa
Doutoramento Doutoramento em Ciências Sociais - Especialidade em Comportamento Organizacional 2013
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária
Portugal - Santarém
Licenciatura Licenciatura em Engenharia Agronómica 2011
INDEG-ISCTE Executive Education
Portugal - Lisboa
Mestrado Mestrado em Ciências Empresariais – Especialidade Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial 2003
INDEG-ISCTE Executive Education
Portugal - Lisboa
Pós-graduação Pós-Graduação em Ciências Empresariais 1996
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém
Portugal - Santarém
Licenciatura Licenciatura em Gestão de Cooperativas Agrícolas 1994
Áreas de Investigação
Management, Sustainability, Knowledge Management, Intellectual Capital, Measuring of Intangibles, Innovation and Digital Transformation.
Engenharia Mecânica Engenharia e Tecnologia
Agricultura, Silvicultura e Pescas Ciências Agrárias
Economia e Gestão Ciências Sociais