Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Cultura e Meio Ambiente | Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade; Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade; | Sim |
2024/2025 | 2º | Perspectivas Críticas de Antropologia Marítima | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
2024/2025 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2024/2025 | 1º | Questões do Conhecimento Antropológico | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2024/2025 | 1º | Culturas: Identificações e Diferenciações | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2024/2025 | 1º | Poderes: o Económico e o Político | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 2º | Cultura e Meio Ambiente | Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade; Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade; | Sim |
2023/2024 | 2º | Perspectivas Críticas de Antropologia Marítima | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
2023/2024 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Questões do Conhecimento Antropológico | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Culturas: Identificações e Diferenciações | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Poderes: o Económico e o Político | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 2º | Cultura e Meio Ambiente | Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade; Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade; | Sim |
2022/2023 | 2º | Perspectivas Críticas de Antropologia Marítima | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
2022/2023 | 2º | Pesquisa / Elaboração de Projeto em Antropologia 2 | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 1º | Questões do Conhecimento Antropológico | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2022/2023 | 1º | Culturas: Identificações e Diferenciações | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 1º | Poderes: o Económico e o Político | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 2º | Seminário de Pesquisa em Antropologia 2 | Mestrado em Antropologia (UTAD); | Sim |
2021/2022 | 2º | Cultura e Meio Ambiente | Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade; Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade; | Sim |
2021/2022 | 2º | Perspectivas Críticas de Antropologia Marítima | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
2021/2022 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 1º | Questões do Conhecimento Antropológico | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Poderes: o Económico e o Político | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 2º | Cultura e Meio Ambiente | Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade; Mestrado em Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade; | Sim |
2020/2021 | 2º | Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 2º | Símbolos: Significados Culturais | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 1º | Ambiente e Sociedade: Questões Antropológicas | Mestrado em Antropologia (UTAD); | Sim |
2019/2020 | 1º | Questões do Conhecimento Antropológico | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 1º | Perspectivas Críticas de Antropologia Marítima | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
2019/2020 | 1º | Poderes: o Económico e o Político | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (9)
Em curso (5)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Pedro Miguel da Silva Rabaça | Por entre as Brumas das Ontologias: uma análise antropológica de dicotomias seculares em contexto japonês | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 |
Luis Filipe Franco Olival | Economia Sem Fins Lucrativos? - A Emergência de Novas Lógicas de Organização Socioeconómica em Portugal | Português | Em curso | Universidade de Coimbra | 2020 |
Joana Sá Couto | Práticas e Culturas Piscatórias na Era das Alterações Globais: o Caso da Pesca Artesanal em Setúbal e Sesimbra | Português | Em curso | ICS . Universidade de LIsboa | 2019 |
Vanessa Iglésias Calado Carvalhal Amorim | Safar a vida: incerteza, informalidade e crise nas comunidades piscatórias de Olhão e Setúbal | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Joana Rita Rosa Martins | Teias de Plenitude e Transformação: Dinâmicas de género, ecologia e poder em grupos Neopagãos em Portugal e no Reino Unido | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2018 |
Terminadas (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Joana Rita Rosa Martins | Teias de plenitude e transformação: dinâmicas de género, ecologia e poder em grupos Neopagãos em Portugal e no Reino Unido | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2023 |
Vanessa Iglésias Calado Carvalhal Amorim | Safar a vida: incerteza, informalidade e crise nas comunidades piscatórias de Olhão e Setúbal | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2023 |
Vasco Gil Ferreira Calado | Drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na Guerra Colonial Portuguesa. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2019 |
Vasco Gil Ferreira Calado | Drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na Guerra Colonial Portuguesa | ISCTE-IUL | 2014 | 2019 |
Dissertações de Mestrado (24)
Em curso (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Fernanda Cristina Wandal dos Santos | Ayahuasca em contextos contemporâneos: uma abordagem antropológica em Portugal | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Vicente Vilela Jardim | Psilocibina; Xamanismo e Ciência Experimental: Perspectivas sobre o Uso Tradicional Mazateca e as Abordagens Científicas Ocidentais. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Margarida Madeira Ribeiro Sardoeira | Para Além do Crescimento | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Maria Garcia Pinto Correia | Grindadráp: Relação entre tradição e direito dos animais | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 |
Terminadas (20)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Dionísio Mateus Tavares | TRABALHO E TRANSFORMAÇÕES SOCIOECOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS NOS ESPAÇOS MANGAL-ARROZAL EM MATO FARROBA, TOMBALI | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Inês Parente Alves de Almeida Gama | Perspetivas sobre o ambiente: Estudo comparativo entre a cosmologia ocidental e a cosmologia indígena - o caso Yanomami | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Clara Ribeiro Soares Vieira | A Importância das práticas de agricultura urbana na Era do Antropoceno | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Sarah da Silva Gonçalves | Uma Arte para o Antropoceno: Ai Weiwei e o diálogo transatlântico entre Brasil e Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Catarina Isabel Duarte Nunes | Entre conservar e regenerar áreas degradadas: um olhar antropológico sobre a Associação VERDE | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
José Júnior Mendes | A pesca ilegal, não declarada e não regulamentada na Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
David Naves Nunes de Assunção Sousa | Antropologia do Reencantamento: A Relação Pessoa-Animal num Santuário na Galiza Rural | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Joana das Neves Diniz | "Entre Amalucados e Malucos": um estudo etnográfico com a comunidade e a ribeira de Pera | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Diogo Gonçalves Casanova Sobral | Ecovilas e Ética Ambiental. Utopia Saloia: o Caso da Ecoaldeia de Janas | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2019 |
Carla Mariete Marques Leal Farelo | Renovar as sementes tradicionais através do compromisso e envolvimento dos cidadãos a partir de uma Ecologia Integral -Estudo de caso: Círculos de Sementes | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Henrique Miguel Fernandes Tereno | Pessoas como Nós: Um Estudo Etnográfico na Liga Portuguesa dos Direitos do Animal | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Mafalda de Matos Pereira | Mais do que Conservação da Natureza: O dia-a-dia burocrático na gestão do Parque Natural de Sintra-Cascais | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Telma Filipa Vilarinho Pinto | A Poluíção Luminosa à Luz do conceito de Antropoceno | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Madalena Dias Duque dos Santos | Análise da decisão portuguesa de atribuição de concessões para a pesquisa e prospecção de petróleo na costa algarvia à luz do quadro europeu de combate às alterações climáticas | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Joana Rita Rosa Martins | E assim a Roda gira: Ontologias, Natureza e Celebração Sazonal dos Ciclos Naturais no contexto dos Movimentos Neopagãos em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Ricardo Filipe dos Santos Alexandre | Ser e Paisagem: Uma investigação ontológica numa comunidade rural japonesa | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Vanessa Iglésias Calado Carvalhal Amorim | Marés de incerteza Etnografia do presente liminar na comunidade piscatória de Setúbal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Ana Guadalupe do Nascimento e Carvalho | À Margem. O Conhecimento Tradicional da Comunidade Piscatória da Lagoa de Óbidos | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
Giulia Panfili | O vaivém do tear - Etnografia urdida no concelho de Abrantes | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Daniel Luís Rocha Freixa | ISCTE-IUL | 2011 | 2011 |