Doutoramento (2003) e Agregação (2009) em Sociologia, pela Universidade do Minho, onde iniciei a minha carreira académica em 1997. Entre 2017-2025, desempenhei funções de Professora Catedrática de Sociologia. Em 2025, ingressei no CIES, ISCTE-IUL (Lisboa) como Investigadora Coordenadora Convidada. Atualmente, coordeno o Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Fundação para a Ciência e Tecnologia (desde 2023) e fui Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2019-2022).
Investigação e contributos
O meu trabalho explora a interação entre ciência, tecnologia e sociedade, centrando-se nas tecnologias de identificação humana - da genética forense à inteligência artificial. Os principais temas da minha investigação incluem:
- Imaginários das tecnologias de reconhecimento facial - Como os criadores de IA, activistas, artistas e comunidades marginalizadas moldam e contestam estas tecnologias.
- Governação da Inteligência Artificial “Responsável” - O papel dos quadros normativos e da participação pública na formação de uma IA ética.
- Vigilância genética e dados biométricos - A política da genética forense, a governação biométrica e a partilha de dados genéticos em contextos securitários.
Como Investigadora Principal, liderei 9 projectos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Conselho Europeu de Investigação. Atualmente sou Investigadora Principal do projeto fAIces. Facial Recognition Technologies. Etho-Assemblages and Alternative Futures (Advanced Grant do Conselho Europeu de Investigação) (2025-2030). Em 2023, fundei a Rede de Ciências Sociais AIDA, centrada na IA, dados e governação algorítmica.
Tenho publicado extensivamente, com mais de 100 artigos em revistas, 25 livros (autoria, coautoria ou edição) e numerosos capítulos de livros e relatórios. As minhas publicações mais recentes centram-se nos desafios sociais e éticos da Inteligência Artificial.
Prémios e reconhecimentos
A minha investigação foi distinguida com:
- Bolsas do Conselho Europeu de Investigação:
Advanced Grant (2025) (fAIces - Facial Recognition Technologies)
Consolidator Grant (2015) (Exchange Project - Social Studies of Forensic Genetics)
- Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho (2022)
- Prémio Mulheres na Ciência - Ciência Viva, Portugal (2019)