Henrique Pedro Currais Monteiro
217650513 (Ext. 220673)
Gabinete D5.16
Cacifo 352
Projetos de Investigação
Preços e respostas comportamentais no sector da água
A Directiva Quadro da Água (DQA) e a Lei da Água exigem que os preços da água forneçam incentivos para a utilização eficiente dos recursos hídricos (RH) e promovam a recuperação de custos, incluindo os custos ambientais e de escassez. Contudo, avaliações recentes (EC07) mostram que os instrumentos económicos mantêm um papel limitado na gestão dos RH, persistindo problemas no estado ecológico das águas. Por isso, a Comissão Europeia identificou a promoção dos instrumentos económicos, e dos preços em particular, como uma acção prioritária.  Neste projecto analisaremos preços no sector da água, incluindo respostas comportamentais e considerando aspectos relevantes de custos, de forma a identificar políticas que permitam um equilíbrio entre a maximização do bem-estar, incluindo restrições ambientais, e outros critérios tradicionai s para a definição de preços em utilities, como a recuperação de custos, equidade e simplicidade. O projecto basear-se-á em contribuições prévias da equipa de investigação em áreas como os preços não-lineares, estimação da procura de água e de funções de custos, e desenvolverá novos modelos teóricos e dimensões empíricas.  Na literatura acerca das estruturas de preços em sectores regulados, não há estudos que expliquem a popularidade das tarifas com preços crescentes por blocos (!BT) no sector da água, uma vez que a natureza das infraestruturas aponta para tarifas constantes ou decrescentes (EIOl, EI09). Em trabalhos anteriores (RoMo08) mostrámos que preços marginais crescentes podem ser justificados por resultados combinados de escassez de água e de heterogeneidade entre consumidores se os operadores tiverem de manter um orçamento equilibrado. Novos resultados teóricos serão obtidos com este projecto sobre a resposta dos consumidores à estrutura de preços, utilizando funções de valor assimétricas com aversão a perdas (TvKa91) e tendo em conta efeitos de enquadramento, uma vez que os escalões iniciais podem fornecer aos consumidores pontos d...
Informação do Projeto
2011-01-01
2013-12-31
Parceiros do Projeto