Projetos de Investigação
Re/Concetualizações: Sociologia sobre Indivíduos, Biografia, Arte e Cultura
Este projeto sucede à dissertação de doutoramento, Reconhecimento em Arte: Passagens de um Percurso, defendida em julho de 2014 mas entregue ao ISCTE-IUL em julho de 2013.  A dissertação versou sobre o meu trabalho e currículo ao longo de mais de 30 anos na sociologia, particularmente sobre vertentes da arte e cultura. Este projeto corresponde à preparação de provas de agregação académica que se dedicam à minha docência no ISCTE-IUL. De facto, a docência começou no segundo semestre de 1984 em Metodologia das Ciências Sociais mas aqui atende-se a unidades curriculares que leciono na licenciatura de sociologia (desde 1991, uc Sociologia da Cultura sempre com a vertente arte no programa),  e para mestrados. Neste caso, desde 1994 no Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, que co-fundei nesse ano, e desde 2010 também docência sobre abordagens biográficas numa UC que serve vários mestrados. A opção de dedicar a agregação académica à docência deve-se ao imperativo de esclarecer a pedagogia substantiva que aí mobiliza e atualizações com viragens concetuais que decorreram nos programas e práticas das UCs. Quer a partir dos meus trabalhos, quer pela integração de mais e novos conteúdos, quer pela relação entre a reflexividade sociológica,  as mudanças na sociedade contemporânea que atravessaram as áreas em causa, e a própria reflexividade social sobre elas. Em suma, uma abordagem grand/grounded em termos teóricos, metodológicos e empíricos. Em 2008 apresentei dois workshops de investigação no CIES que deram conta de várias re/concetualizações nas UCs sobre arte e cultura: Sociologia, Arte e Cultura: Re/Interpelações” e Criatividade: Sentidos Possíveis, respetivamente em 6 de fevereiro e 2 de abril de 2008. Em 2011 publiquei um extenso ensaio na mesma senda de novas explorações teóricas, analíticas ou reflexivas que se prendem com a sociologia dos indivíduos, a dimensão biográfica, e uma parte sobre metamorfoses e mediações nos espaços culturais. Estes t...
Informação do Projeto
2016-03-01
2016-03-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre os conteúdos e impacto no meio artístico português do extinto Programa Gulbenkian para as Artes Performativas
O projeto aborda a arquitectura e funcionamento do programa, a sua procura e diversidade de impactos, em particular nos domínios do PGAP: dança, teatro, cinema experimental e/ou de documentário, bem como projetos especiais de cariz multidisciplinar.
Informação do Projeto
2013-01-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto