Extracção Inteligente de Informação de Redes Sociais Públicas
O principal objetivo deste projecto é desenvolver uma estrutura computacional inteligente de análise de dados que permita ajudar a responder a tais perguntas. A estrutura a desenvolver permitirá a identificação de temas importantes (tópicos), quais os actoreschave, e ainda identificar a origem, disseminação e propagação desses temas ao longo do tempo. Medidas e indicadores a propor pela equipa de investigação e que serão fornecidos pela estrutura, contribuirão com informaçõesessenciais para compreender o fenómeno das redes sociais e a sua importância na sociedade actual.
Informação do Projeto
2013-04-01
2015-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- INESC-ID - Líder (Portugal)
- IST-ID - (Portugal)
Sociedades Científicas na Ciência Contemporânea
Este projecto de investigação tem por objectivo compreender o papel das associações científicas na ciência contemporânea. Centrado no caso do sistema científico português, pretende explorar em paralelo as funções e actividades das associações e as práticas associativas dos cientistas. Uma análise exploratória da bibliografia existente revelou que, ainda que as associações e as comunidades científicas tenham recebido uma atenção considerável por parte da investigação em ciências sociais, não se pode dizer o mesmo da articulação entre estes dois temas. As associações científicas têm sido estudadas quase exclusivamente em termos históricos e pouco se sabe sobre o seu papel actual no funcionamento dos sistemas científicos, nas carreiras científicas, na investigação, na comunicação entre cientistas ou na ligação entre ciência e sociedade. Este projecto pretende preencher esta lacuna, através de uma abordagem bipartida. Por um lado, será realizado um recenseamento das associações científicas portuguesas actualmente existentes, a partir do qual será extraída uma amostra de organizações.
Informação do Projeto
2010-01-01
2012-12-01
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICS/UL - Líder (Portugal)
- SOCIUS-ISEG - (Portugal)
Movimentos tecnológicos: infraestruturas, literacia e políticas de acesso à Internet
O acesso às tecnologias de informação e à internet surge, na sociedade contemporânea, como oportunidade e desafio. Entendido numa tripla dimensão (acesso à informação, à sua produção e partilha), o acesso pleno depende de um conjunto de questões estruturais (financeiras, tecnológicas), de literacia e políticas/legais. Neste trabalho pretende-se explorar o papel da sociedade civil e dos ‘movimentos tecnológicos’ no combate pelo acesso às tecnologias da informação, focando três tipos de actores: (1) os que visam o acesso às infra-estruturas tecnológicas (movimento wireless, partilha de servidores...); (2) os que promovem a capacitação tecnológica, (3) os que actuam a um nível político (movimentos pela liberdade de expressão; comunidade ‘copyleft’, movimento ‘pirata’, etc...). Através de uma estratégia metodológica baseada em análise biográfica, etnografia virtual e análise de redes sociais, procurar-se-á perceber as estratégias de apropriação das tecnologias, o papel da sociedade civil na promoção do acesso a estas e os limites do acesso.
Informação do Projeto
2010-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Gender, Parenthood and Changing European Workplace: Young Adults Negotiating the Work-Family Boundary
Analisar a forma como os jovens europeus de ambos os sexos, trabalhando no sector público e privado, vivem a maternidade e a paternidade e as fronteiras trabalho-família, no contexto dos diferentes regimes de estado-providência e de apoios familiares e das entidades empregadoras.