Ciência-IUL    Autores    Isabel Duarte de Almeida    Currículo
Resumo CV

Isabel Duarte Almeida é Professora Assistente com 20 anos de experiência no Ensino Superior Superior e Coordenadora de Linhas de Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável. É professora no ISCTE-IUL, Portugal, e participa em actividades Académicas desenvolvidas pela Technische Hochschule Mittelhessen (THM), na Alemanha. A Profª. Isabel Duarte de Almeida é doutorada e licenciada (5 anos) em Biologia pela Universidade de Lisboa. É pós-graduada em Sociologia e possui um segundo doutoramento em Sustentabilidade pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Actualmente, frequenta o terceiro Doutoramento, na área de Gestão. Isabel D.Almeida foi Investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciências por 12 anos. É investigadora académica, com trabalhos publicados em revistas indexadas pela SCOPUS e em Actas de Congressos Internacionais, com referees. É revisora ​​científica da revista da Springer: Environment, Development and Sustainability e do Journal of Rural and Community Development. Os seus interesses de pesquisa actuais endereçam o Desenvolvimento Sustentável (com foco na sobreposição de Organizações, Economia e Meio Ambiente), Responsabilidade Social Empresarial e Green Supply Chain.

Projectos de investigação em curso

- Projecto I - “Projecto Mobilizador do Cluster das Rochas Ornamentais – INOVSTONE 4.0” que foi submetido ao programa 2020 pela PORTUGAL MINERAL RESOURCES ASSOCIATION, tendo, entretanto, sido aprovado e subsidiado. Research focus: (i) impacto social e ambiental e (ii) melhoria da sustentabilidade ambiental, social e económica que resultam da opção de um cluster de 18 empresas (de uma indústria conhecida pelo seu impacto negativo no ambiente e nas comunidades próximas) em adoptar e gerir processos mais sustentáveis em todas as suas operações.

- Projecto II: “The value of transdisciplinar projects: a sustainable way in academic research”. É uma investigação transdisciplinar sobre o futuro do ensino em Gestão, analisando a realidade global, complexa e variada, que condiciona o exercício profissional e académico. Procura-se (i) identificar problemáticas na prática profissional resultantes de lacunas na formação académica; (ii) discutir propostas de soluções sustentáveis no paradigma da transdisciplinaridade, e (iii) ultrapassar fronteiras das áreas disciplinares inerentes ao ensino e à prática profissional de Gestores.

 

- Projecto III: “Perceptions of Business Students Towards Ethics and Sustainability in Business” (Sustentabilidade e Responsabilidade Social das Empresas-Perspectiva de alunos de Gestão de Empresa). Esta linha de pesquisa aborda a percepção dos estudantes de Gestão de Empresa em matéria de ética empresarial e gestão da sustentabilidade, a partir do estudo de casos de dilemas éticos.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Doutoramento Sociology (Territory, Environment and Sustainability Management) 2015
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Pós-graduação Sociology of Environment  (Sociology) 2007
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
Doutoramento Biology (Field of study: Biology & Biochemistry) 2002
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
Pós-graduação Biologia da Secreção e Recursos Naturais Renováveis 1989
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
Licenciatura Biologia Aplicada 1987
Áreas de Investigação
Sustainable Development (specifically focus on the overlapping of Organizations, Economy and Environment)
Sustainable Management and Non Financial Reporting
Cultural, Political, and Ethical aspects of Sustainability
Economic Impact of Sustainable Policies in Organizations
Corporate Sustainability & Green Supply Chain
Research methodologies, Analytic Hierarchy Process (AHP) Methodology
Ciências da Terra e do Ambiente Ciências Naturais
Ciências Biológicas Ciências Naturais
Economia e Gestão Ciências Sociais
Sociologia Ciências Sociais