Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2023/2024 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2023/2024 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2023/2024 Estágio em Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2023/2024 Teorias da Personalidade Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2023/2024 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2023/2024 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2023/2024 Psicopatologia e Avaliação Clínica Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2022/2023 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2022/2023 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2022/2023 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2022/2023 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2022/2023 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Não
2022/2023 Estágio em Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2022/2023 Teorias da Personalidade Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2022/2023 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2022/2023 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2021/2022 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas -- Não
2021/2022 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2021/2022 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2021/2022 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Não
2021/2022 Teorias da Personalidade Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; Sim
2020/2021 Ontogénese das Emoções Mestrado em Ciências das Emoções; Mestrado em Psicologia das Emoções; Mestrado em Ciências em Emoções; Sim
2020/2021 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2020/2021 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2020/2021 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2020/2021 Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Priska Müller Development and validation of a novel observational scale for ADHD assessment during the preschool years Português Em curso ISCTE-IUL 2023
Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos Early mother-infant relationship and the development of executive function during the first year Inglês Em curso ISCTE-IUL 2022
Micaela Sofia da Silva Pinheiro Resilience trajectories of adolescents in residential care: From risk to protection Inglês Em curso ISCTE-IUL 2022
Amber Feher Maternal Touch and the Development of Self-Regulation among Moderate-to-Late Preterm Infants Inglês Em curso ISCTE-IUL 2022
Vanessa Moutinho A differential susceptibility approach of early social cognition in boys and girls born preterm: The contribution of child temperament and parenting Inglês Em curso Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2017
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Paulo Bulaque Desenvolvimento e Qualidade dos Cuidados em Crianças em Acolhimento Residencial na Beira – Moçambique Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho -- 2020
Dissertações de Mestrado (49)
Em curso (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Mariana Filipa Ferreira Messias Toque afetivo e sintomas psicopatológicos maternos Em curso ISCTE-IUL 2024
Mafalda Novo Rodolfo de Varela Gomes Sensibilidade e sintomas psicopatológicos maternos. Em curso ISCTE-IUL 2024
Beatriz Mendes Júlio Impacto da PHDA no Período Pré-Escolar: Perceções face a Barreiras e Facilitadores Em curso ISCTE-IUL 2024
Beatriz Irina Pires dos Santos Fernandes Facilitadores e barreiras à implementação inicial do Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) Em curso ISCTE-IUL 2024
Terminadas (45)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Sara Maria Gouveia Mourisco Mind-mindedness e sintomas psicológicos em mães de bebés entre os 9 e os 13 meses de idade​ ISCTE-IUL 2024 2024
Sercileyne Nunes do Nascimento Atitudes sobre os maus-tratos infantis em mães santomenses imigrantes em Portugal ISCTE-IUL 2024 2024
Maria Madalena Lopes Correia Perceções acerca do Acolhimento Familiar em Portugal ISCTE-IUL 2024 2024
Márcia Alexandra da Cruz Pereira Toque Afetivo materno em bebés prematuros moderados-a-tardios: Exploração de qualidades psicométricas da Maternal Touch Scale ISCTE-IUL 2024 2024
Catarina Peres Pereira Contributo para a Avaliação da Qualidade das Visitas Parentais em Acolhimento Familiar: A Escala de Responsividade Parental nas Visitas em Acolhimento Familiar ISCTE-IUL 2024 2024
Carolina dos Reis Di Sabbato Resposta da criança em idade pré-escolar ao toque afetivo na interação diádica com o cuidador: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional ISCTE-IUL 2024 2024
Maria José Seabra Silva Parentalidade Positiva em Mães Expostas à Violência Doméstica na Infância Português ISCTE-IUL 2023 2023
Carolinne Afonso Marques Reentradas no Acolhimento Residencial: Uma Análise Ecológica sob a Perspetiva das Profissionais Inglês ISCTE-IUL 2021 2023
Inês Teixeira Soares de Almeida STRESS TÓXICO E A RESPOSTA EMOCIONAL MATERNA AO CHORO DO BEBÉ Português ISCTE-IUL 2022 2023
Bárbara Sofia Marques Claro Experiências Precoces de Benevolência e Reação Emocional Materna ao Choro do Bebé Português ISCTE-IUL 2022 2023
Beatriz Gonçalves da Silva O impacto dos stressores relacionados com a COVID-19 no funcionamento social e emocional de crianças pequenas portuguesas. Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Luísa Weyerhauser Pereira Motivações e Perceções acerca do Acolhimento Familiar em Portugal: Estudo das propriedades psicométricas de dois questionários Português ISCTE-IUL 2021 2022
Christina Stella Zola Jacob Regulação emocional em adultos expostos a experiências adversas precoces: do modelo cumulativo ao modelo dimensional Português ISCTE-IUL 2021 2022
Ana Beatriz Rodrigues Luzio A intenção de se tornar família de acolhimento: evidência no contexto português a partir da teoria do comportamento planeado. Português ISCTE-IUL 2021 2022
Geórgia Gabriella Carvalho da Silva Experiência subjetiva do parto: associações com o bem-estar emocional da mulher e com os cuidados prestados no parto Português ISCTE-IUL 2021 2021
Inês Maria Batista Gaudêncio Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde em Crianças em Acolhimento Residencial Português ISCTE-IUL 2018 2021
Vânia Alexandra Gonçalves Pires Autorregulação parental em pais ex-acolhidos e em pais nunca acolhidos expostosa experiências de adversidade precoce Português ISCTE-IUL 2021 2021
Adriana Filipa Jourdan Carrolino Aceitação parental e vinculação em mães vítimas de mau trato na infância Português ISCTE-IUL 2020 2021
Patrícia Bettencourt Preto de Freitas Lopes Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): Estudo de Validação para a População Portuguesa Português ISCTE-IUL 2020 2021
Sara Giuffre Sintomas de transtorno de estresse pós-traumático e problemas com os pares em crianças e adolescentes expostos a maus-tratos Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Rita Francisca Buinho Pires Neves O teletrabalho durante a pandemia (COVID-19): Um estudo com mulheres acerca da articulação com a família e as estratégias de coping Português ISCTE-IUL 2020 2021
Vítor Hugo Alves Serrão Problemas de atenção e hiperatividade em crianças em acolhimento residencial e em crianças da comunidade expostas à adversidade Português ISCTE-IUL 2019 2020
Eva Santos Cabral Contactos com a família biológica e o funcionamento emocional e comportamental de crianças em acolhimento residencial: um estudo exploratório Português ISCTE-IUL 2019 2020
Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos Estudo das Propriedades Psicométricas do UCLA PTSD Reaction Index for DSM-5 - Versão para Pais/Cuidadores Português ISCTE-IUL 2019 2020
Cindy Rego Sá Jogo social simbólico e o efeito preditor da sensibilidade materna: um estudo com crianças prematuras em idade pré-escolar [Social symbolic play and the predictive effect of maternal sensitivity: a study with preterm children in preschool age] Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Leonor Anachorêta Matoso Pereira da Silva Crenças acerca da parentalidade sensível na deficiência Português ISCTE-IUL 2019 2019
Ana Cristina Bernardo Funcionamento neuroendócrino, psicopatologia materna e os comportamentos interativos em bebés prematuros [Neuroendocrine functioning, maternal psychopathology and the interactive behaviors of preterm infants] Português Universidade do Minho 2018 2019
Catarina Magalhães Superproteção parental e problemas emocionais e de comportamento em crianças nascidas prematuras [Parental overprotection and emotional and behavioral problems in child born preterm] Português Universidade do Minho 2018 2019
Maria Sousa de Freitas Relação entre a corticoterapia e o contributo dos comportamentos interativos maternos em crianças nascidas prematuramente [Corticosteroid therapy and the quality of maternal interactive behaviors in prematurely born children] Português Universidade do Minho 2018 2019
Cátia Molho Cuidados relacionais e comportamentos interativos de crianças em acolhimento residencial: Estudo longitudinal [Relational care and child’s interactive behaviors in residential care: longitudinal study] Português Universidade do Minho 2018 2019
Sofia Pádua Autorregulação em crianças nascidas prematuras: Relação com a qualidade do discurso materno [Self-regulation in children born preterm: relation to the quality of maternal discourse] Português Universidade do Minho 2018 2019
Ana Cláudia Silva O contributo do discurso materno para o desenvolvimento mental e social de bebés prematuros [Contribution of the quality of maternal care to the mental development and social withdrawal in preterm infants] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2016 2017
Márcia Silva O papel moderador do temperamento na relação entre o desamparo materno e a desorganização da vinculação [Relations between maternal helplessness, negative affectivity and attachment representation among preschoolers] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2015 2016
Carolina Toscano Psychometric qualities study of Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) to caregiving evaluation of Portuguese mothers of preschool-aged children Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2014 2015
Diana Sousa Representação da vinculação, qualidade do discurso e interação pai-criança e referência a estados mentais: Relação com a teoria da mente da criança [Attachment representations, quality of speech and parent-child interaction and reference to mental states: relationship with children's Theory of Mind] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2014 2015
Elisa Lacerda Problemas de internalização e de externalização em crianças em acolhimento institucional e em risco psicossocial da comunidade [Internalization and externalization problems in children of the community in psychosocial risk and in institutional care] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2013 2014
Carla Ravazzini Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidade [Attachment narratives, development, and psychopathology in institutionalized children and in children at risk in the community] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2013 2014
Maria Roças O papel da vinculação e do temperamento: Um estudo sobre problemas de emocionais e comportamentais em crianças em idade escolar [Emotional and behavior problems in school-aged children: The role of attachment and child temperament] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2014
Luiza Valladares Identificação, diagnóstico e intervenção precoce na deficiência auditiva: A importância da participação dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa Português -- 2013
Luciana Oliveira Comportamento pró-social em idade escolar: O contributo da qualidade da relação mãe-criança e pai-criança [Prosocial behavior at school age: The contribution of the quality of the mother-child and father-child relationship] Português Universidade Lusófona do Porto 2013 2013
Ana Guedes A qualidade da relação professor-aluno em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo [The quality of the teacher-student relationship in children with Autism Spectrum Disorder] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Luiza Valladares Identificação, diagnóstico e intervenção precoce na deficiência auditiva: A importância da participação dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa [Identification, diagnosis and early intervention in hearing loss: The importance of the participation of the staff in early childhood education] Inglês ISCTE-IUL 2012 2013
Patrícia Correia Práticas educativas parentais e crenças sobre punição física: Um estudo sobre a ansiedade na criança em idade escolar [Parental educational practices and beliefs about physical punishment and child anxiety ] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Carla Verdial de Sousa Qualidade da relação professor-criança: Do indivíduo ao contexto [The quality of the teacher-child relationship: Individual and contextual factors] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Eliana Consciência Perturbação Reativa de Vinculação e competências socias em crianças institucionalizadas [Reactive Attachment Disorder and social skills in institutionalized children] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013