Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2025/2026 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2025/2026 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2025/2026 Perspectivas e Teorias das Emoções -- Sim
2025/2026 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2025/2026 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2025/2026 Psicopatologia e Avaliação Clínica Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2025/2026 Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2023/2024 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2023/2024 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2023/2024 Estágio em Psicologia Comunitária -- Sim
2023/2024 Teorias da Personalidade -- Sim
2023/2024 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2023/2024 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2023/2024 Psicopatologia e Avaliação Clínica Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia Comunitária -- Sim
2022/2023 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2022/2023 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2022/2023 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2022/2023 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2022/2023 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Não
2022/2023 Estágio em Psicologia Comunitária -- Sim
2022/2023 Teorias da Personalidade -- Sim
2022/2023 Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas -- Sim
2022/2023 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2021/2022 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas -- Não
2021/2022 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2021/2022 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2021/2022 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Não
2021/2022 Teorias da Personalidade -- Sim
2020/2021 Ontogénese das Emoções -- Sim
2020/2021 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo -- Sim
2020/2021 Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência -- Sim
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Lorena Maneiro One care setting does not fit all. Unravelling developmental trajectories and caregiver-youth dynamics for resilience and wellbeing in adolescents in alternative care Inglês Em curso Iscte --
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos Early mother-infant relationship and the development of executive function during the first year Inglês Em curso Iscte 2022
Vanessa Moutinho A differential susceptibility approach of early social cognition in boys and girls born preterm: The contribution of child temperament and parenting Inglês Em curso Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2017
Priska Stefanie Baieta Müller Development and validation of a novel observation scale for ADHD assessment during the preschool years Inglês Em curso Iscte --
Amber Feher Maternal Touch and the Development of Self-Regulation among Moderate-to-Late Preterm (MLPT) children Inglês Em curso Iscte --
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Micaela Sofia da Silva Pinheiro Resilience of adolescents in residential care: From risk to protection Inglês Iscte 2022 2025
Paulo Bulaque Desenvolvimento e Qualidade dos Cuidados em Crianças em Acolhimento Residencial na Beira – Moçambique Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho -- 2020
Dissertações de Mestrado (55)
Em curso (8)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Mariana Filipa Ferreira Messias Toque afetivo e sintomas psicopatológicos maternos Português Entregue Iscte 2024
Mafalda Novo Rodolfo de Varela Gomes Sensibilidade e sintomas psicopatológicos maternos. Português Entregue Iscte 2024
Luísa Santos da Silva Psicopatologia Materna e Funções Executivas do Bebé: o Papel Mediador da Intrusividade Materna Em curso Iscte 2025
Mariana Manuel Bento Contributos dos profissionais para a avaliação da qualidade das interações pais-criança nas visitas parentais de crianças em acolhimento Em curso Iscte 2025
Ana Sofia Leal Quaresma Efeitos da separação em acolhimento: Um estudo qualitativo com as famílias de origem Em curso Iscte 2025
Inês Filipa Rodrigues Sobral Adversidade Precoce e Trauma em Jovens Acolhidos Em curso Iscte 2025
Maria Dias de Frias Qualidade dos cuidados relacionais na família de acolhimento e o desenvolvimento socioemocional da criança Em curso Iscte 2025
Laura Rafaela Gonçalves Vasconcelos Experiências Adversas Precoces e relação com a Internalização e Externalização em jovens acolhidos. Em curso Iscte 2025
Terminadas (47)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Beatriz Mendes Júlio Impacto da PHDA no Período Pré-Escolar: Perceções face a Barreiras e Facilitadores Português Iscte 2024 2025
Beatriz Irina Pires dos Santos Fernandes Facilitadores e barreiras à implementação inicial do Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) Português Iscte 2024 2025
Sara Maria Gouveia Mourisco Mind-mindedness e sintomas psicológicos em mães de bebés entre os 9 e os 13 meses de idade​ Português Iscte 2024 2024
Maria Madalena Lopes Correia Perceções acerca do Acolhimento Familiar em Portugal Português Iscte 2024 2024
Márcia Alexandra da Cruz Pereira Toque Afetivo materno em bebés prematuros moderados-a-tardios: Exploração de qualidades psicométricas da Maternal Touch Scale Português Iscte 2024 2024
Sercileyne Nunes do Nascimento Atitudes sobre os maus-tratos infantis em mães santomenses imigrantes em Portugal Português Iscte 2024 2024
Catarina Peres Pereira Contributo para a Avaliação da Qualidade das Visitas Parentais em Acolhimento Familiar: A Escala de Responsividade Parental nas Visitas em Acolhimento Familiar Português Iscte 2024 2024
Carolina dos Reis Di Sabbato Resposta da criança em idade pré-escolar ao toque afetivo na interação diádica com o cuidador: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional Português Iscte 2024 2024
Maria José Seabra Silva Parentalidade Positiva em Mães Expostas à Violência Doméstica na Infância Português Iscte 2023 2023
Carolinne Afonso Marques Reentradas no Acolhimento Residencial: Uma Análise Ecológica sob a Perspetiva das Profissionais Inglês Iscte 2021 2023
Inês Teixeira Soares de Almeida STRESS TÓXICO E A RESPOSTA EMOCIONAL MATERNA AO CHORO DO BEBÉ Português Iscte 2022 2023
Bárbara Sofia Marques Claro Experiências Precoces de Benevolência e Reação Emocional Materna ao Choro do Bebé Português Iscte 2022 2023
Beatriz Gonçalves da Silva O impacto dos stressores relacionados com a COVID-19 no funcionamento social e emocional de crianças pequenas portuguesas. Inglês Iscte 2021 2022
Luísa Weyerhauser Pereira Motivações e Perceções acerca do Acolhimento Familiar em Portugal: Estudo das propriedades psicométricas de dois questionários Português Iscte 2021 2022
Christina Stella Zola Jacob Regulação emocional em adultos expostos a experiências adversas precoces: do modelo cumulativo ao modelo dimensional Português Iscte 2021 2022
Ana Beatriz Rodrigues Luzio A intenção de se tornar família de acolhimento: evidência no contexto português a partir da teoria do comportamento planeado. Português Iscte 2021 2022
Geórgia Gabriella Carvalho da Silva Experiência subjetiva do parto: associações com o bem-estar emocional da mulher e com os cuidados prestados no parto Português Iscte 2021 2021
Inês Maria Batista Gaudêncio Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde em Crianças em Acolhimento Residencial Português Iscte 2018 2021
Vânia Alexandra Gonçalves Pires Autorregulação parental em pais ex-acolhidos e em pais nunca acolhidos expostosa experiências de adversidade precoce Português Iscte 2021 2021
Adriana Filipa Jourdan Carrolino Aceitação parental e vinculação em mães vítimas de mau trato na infância Português Iscte 2020 2021
Patrícia Bettencourt Preto de Freitas Lopes Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): Estudo de Validação para a População Portuguesa Português Iscte 2020 2021
Sara Giuffre Sintomas de transtorno de estresse pós-traumático e problemas com os pares em crianças e adolescentes expostos a maus-tratos Inglês Iscte 2021 2021
Rita Francisca Buinho Pires Neves O teletrabalho durante a pandemia (COVID-19): Um estudo com mulheres acerca da articulação com a família e as estratégias de coping Português Iscte 2020 2021
Vítor Hugo Alves Serrão Problemas de atenção e hiperatividade em crianças em acolhimento residencial e em crianças da comunidade expostas à adversidade Português Iscte 2019 2020
Eva Santos Cabral Contactos com a família biológica e o funcionamento emocional e comportamental de crianças em acolhimento residencial: um estudo exploratório Português Iscte 2019 2020
Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos Estudo das Propriedades Psicométricas do UCLA PTSD Reaction Index for DSM-5 - Versão para Pais/Cuidadores Português Iscte 2019 2020
Cindy Rego Sá Jogo social simbólico e o efeito preditor da sensibilidade materna: um estudo com crianças prematuras em idade pré-escolar [Social symbolic play and the predictive effect of maternal sensitivity: a study with preterm children in preschool age] Inglês Iscte 2019 2020
Leonor Anachorêta Matoso Pereira da Silva Crenças acerca da parentalidade sensível na deficiência Português Iscte 2019 2019
Cátia Molho Cuidados relacionais e comportamentos interativos de crianças em acolhimento residencial: Estudo longitudinal [Relational care and child’s interactive behaviors in residential care: longitudinal study] Português Universidade do Minho 2018 2019
Sofia Pádua Autorregulação em crianças nascidas prematuras: Relação com a qualidade do discurso materno [Self-regulation in children born preterm: relation to the quality of maternal discourse] Português Universidade do Minho 2018 2019
Ana Cristina Bernardo Funcionamento neuroendócrino, psicopatologia materna e os comportamentos interativos em bebés prematuros [Neuroendocrine functioning, maternal psychopathology and the interactive behaviors of preterm infants] Português Universidade do Minho 2018 2019
Catarina Magalhães Superproteção parental e problemas emocionais e de comportamento em crianças nascidas prematuras [Parental overprotection and emotional and behavioral problems in child born preterm] Português Universidade do Minho 2018 2019
Maria Sousa de Freitas Relação entre a corticoterapia e o contributo dos comportamentos interativos maternos em crianças nascidas prematuramente [Corticosteroid therapy and the quality of maternal interactive behaviors in prematurely born children] Português Universidade do Minho 2018 2019
Ana Cláudia Silva O contributo do discurso materno para o desenvolvimento mental e social de bebés prematuros [Contribution of the quality of maternal care to the mental development and social withdrawal in preterm infants] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2016 2017
Márcia Silva O papel moderador do temperamento na relação entre o desamparo materno e a desorganização da vinculação [Relations between maternal helplessness, negative affectivity and attachment representation among preschoolers] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2015 2016
Carolina Toscano Psychometric qualities study of Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) to caregiving evaluation of Portuguese mothers of preschool-aged children Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2014 2015
Diana Sousa Representação da vinculação, qualidade do discurso e interação pai-criança e referência a estados mentais: Relação com a teoria da mente da criança [Attachment representations, quality of speech and parent-child interaction and reference to mental states: relationship with children's Theory of Mind] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2014 2015
Elisa Lacerda Problemas de internalização e de externalização em crianças em acolhimento institucional e em risco psicossocial da comunidade [Internalization and externalization problems in children of the community in psychosocial risk and in institutional care] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2013 2014
Carla Ravazzini Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidade [Attachment narratives, development, and psychopathology in institutionalized children and in children at risk in the community] Português Escola de Psicologia da Universidade do Minho 2013 2014
Maria Roças O papel da vinculação e do temperamento: Um estudo sobre problemas de emocionais e comportamentais em crianças em idade escolar [Emotional and behavior problems in school-aged children: The role of attachment and child temperament] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2014
Luiza Valladares Identificação, diagnóstico e intervenção precoce na deficiência auditiva: A importância da participação dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa Português -- 2013
Luciana Oliveira Comportamento pró-social em idade escolar: O contributo da qualidade da relação mãe-criança e pai-criança [Prosocial behavior at school age: The contribution of the quality of the mother-child and father-child relationship] Português Universidade Lusófona do Porto 2013 2013
Ana Guedes A qualidade da relação professor-aluno em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo [The quality of the teacher-student relationship in children with Autism Spectrum Disorder] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Luiza Valladares Identificação, diagnóstico e intervenção precoce na deficiência auditiva: A importância da participação dos educadores de infância e dos auxiliares de ação educativa [Identification, diagnosis and early intervention in hearing loss: The importance of the participation of the staff in early childhood education] Inglês Iscte 2012 2013
Patrícia Correia Práticas educativas parentais e crenças sobre punição física: Um estudo sobre a ansiedade na criança em idade escolar [Parental educational practices and beliefs about physical punishment and child anxiety ] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Carla Verdial de Sousa Qualidade da relação professor-criança: Do indivíduo ao contexto [The quality of the teacher-child relationship: Individual and contextual factors] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013
Eliana Consciência Perturbação Reativa de Vinculação e competências socias em crianças institucionalizadas [Reactive Attachment Disorder and social skills in institutionalized children] Português Universidade Lusófona do Porto 2012 2013