Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Migrações Internacionais Contemporâneas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2024/2025 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2024/2025 | 2º | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2024/2025 | 2º | Direitos Humanos e Dimensões Legais em Ação Humanitária | -- | Sim |
2024/2025 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2024/2025 | 1º | Métodos Avançados em Ciências da Comunicação | Doutoramento em Ciências da Comunicação; | Não |
2024/2025 | 1º | Conceitos, Fundamentos e Desafios em Ação Humanitária | -- | Sim |
2024/2025 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2024/2025 | 1º | Ciências Sociais e Ação Humanitária | Mestrado em Ação Humanitária; | Sim |
2023/2024 | 2º | Migrações Internacionais Contemporâneas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2023/2024 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2023/2024 | 2º | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2023/2024 | 2º | Direitos Humanos e Dimensões Legais em Ação Humanitária | -- | Sim |
2023/2024 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2023/2024 | 1º | Métodos Avançados em Ciências da Comunicação | Doutoramento em Ciências da Comunicação; | Não |
2023/2024 | 1º | Conceitos, Fundamentos e Desafios em Ação Humanitária | -- | Sim |
2023/2024 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2023/2024 | 1º | Ciências Sociais e Ação Humanitária | Mestrado em Ação Humanitária; | Sim |
2019/2020 | 1º | Famílias e Migrações | Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças; | Sim |
2019/2020 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
2019/2020 | 1º | Sociologia das Migrações Internacionais | -- | Sim |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Migrações, Mobilidade e Etnicidade]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (6)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Tiago Manuel Vaz Pinheiro Estêvão | Os media e a comunicação do medo: A cobertura noticiosa em Portugal de atentados terroristas na Europa | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Joana Filipa Coelho Pinheiro | Comunicação em contexto humanitário no Movimento Cruz Vermelha e Crescente Vermelho | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Bruno Gonçalo Contreiras da Luz Mateus | Análise à morte de jornais digitais: memória e arquivo jornalístico | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 |
Bruno Miguel Frutuoso da Costa | Aversion2agony: Uma análise comparativa transnacional da mediação jornalística da eutanásia em Portugal e no Reino Unido | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 |
Md Habibur Rahman | Políticas portuguesas de resposta à integração de refugiados ucranianos no mercado de trabalho | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 |
Carlos José Vieira Picassinos | Jornalismo de Paz: Hong Kong Free Press entre a rede e o risco | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Francisco Pita Caravana Santos Silva | Representações do Islão nos Media Portugueses | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2022 |
Denise Gomes de Moura | Os usos sociais do smartphone por migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2022 |
Dissertações de Mestrado (49)
Em curso (12)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Rusne Augutyte | Atravessar fronteiras: Esforços das ONG e políticas governamentais de "pushback" à migração irregular na fronteira entre a Lituânia e a Bielorrússia | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Bárbara Isabel Joaquim Correia | Os desafios dos deslocados sem nacionalidade ucraniana, provenientes da Ucrânia, na sua integração em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Teresa Ferreira Real de Sousa Byrne | As Alterações Climáticas como ameaça à Paz e Segurança na prática recente das Nações Unidas | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Lomba de Carvalho Seixas | Vozes visuais da experiência: a perspetiva dos Refugiados sobre a integração social através da metodologia do Photovoice no Campo de Refugiados de Marratane, em Moçambique | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Roosa Katariina Viitala | “Normas europeias de proteção da criança na região MENA: Análise comparativa da Finlândia e da Tunísia ao abrigo da Convenção de Lanzarote" | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Margarida Gonçalves Marques | O contributo dos Profissionais de Serviço Social em contexto de intervenção Humanitária: A Dinâmica de trabalho colaborativo na prática Interinstitucional | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Catarina Talhinhas Esperança | A cobertura mediática dos refugiados em Portugal. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Inês Maurício Pinto de Sousa | Ampliando Vozes através da Photovoice: Uma Avaliação do Projeto de "Educação Relevante em Emergência" da ONG HELPO em Cabo Delgado, Moçambique | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Gonçalo de Melo Ribeiro | O Papel dos Novos Media, em particular das Redes Sociais, na ascensão política do partido Chega. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Sandra Natália Barbosa da Costa | Novas Dinâmicas do Cineclubismo em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Simona Duffner | O papel das organizações lideradas por refugiados (RLO) no Líbano | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Mohammad Yousuf Qureshi | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (37)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Jessica Alexandra Nunes Castanheira | Programas de apoio à saúde mental no sector humanitário: O bem-estar dos trabalhadores no terreno e perspectivas sobre as práticas das ONG | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Benedikte Halås Reiten | Integration experiences of displaced Ukrainians under temporary protection in Norway | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Madalena Isaque Branquinho de Carvalho Vaz | Imagens e Discursos em Campanhas Humanitárias: Análise Critica das Representações das Populações Afetadas | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Erika Lombardi Saraiva | Influência digital e habitação: o papel dos influenciadores na realocação de imigrantes brasileiros em Portugal | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Miguel Fernandes Marques | Cobertura mediática da emergência humanitária na Turquia e na Síria: A abordagem diferenciada do jornalismo humanitário em contextos de crises humanitárias | ISCTE-IUL | 2023 | 2024 | |
Leonor Isabel Martins Francisco de Paula Jacob | Explorando a Implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança em Timor-Leste | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Iuliia Bochkareva | A onda de estigma: os novos riscos para os migrantes na Europa na era pós-COVID, com base no exemplo dos migrantes em Lisboa | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Ricardo Garcêz Arenga | Por minha conta: DIY nas carreiras de jovens músicos independentes da AML | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Eduardo Filipe Pinto Pereira | As Políticas de Descentralização do Governo Português para Refugiados em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2023 |
Fernanda Russo Filomeno | ?O acolhimento aos deslocados internos pelo conflito de Cabo Delgado? | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Mariana Luísa Fernandes dos Santos | A comunicação de um teatro novo na cidade. O caso do TBA ? Teatro do Bairro Alto | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2022 |
Inês Maria Sequeira Gomes | A digitalização do teatro em Portugal e a Pandemia de COVID-19 | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Sumaiya Sadia | Experiências e desafios dos profissionais das Organizações Não Governamentais (ONG)s na garantia do direito à educação das crianças refugiadas Rohingya em Cox's Bazar | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Fatumata Dicó Bari | Expressões do racismo nos espaços de comentário do Facebook de jornais nacionais: O Caso do Bairro da Jamaica | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Joana Filipe Godinho Guerreiro | O Regresso dos Enfermeiros Emigrados ao Mercado de Trabalho Português: Experiências profissionais no Reino Unido e em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2020 |
Estevão Fernandes Sanches | Determinantes da Emigração de Timor-Leste para o Reino Unido | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Kelly Regiane Ribeiro | Perfis atuais da imigração brasileira qualificada em Portugal. O caso dos profissionais de Tecnologias de Informação (IT). | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2020 |
Mahmudul Hassan | A relação entre pais imigrantes de Bangladesh e seus filhos em Portugal: Foco na Educação e no Sociabilidade | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Ameth Cerceño Burbano | Los Modelos de Gestion de la Admnistración Pública Panamena: Un estudio comparativo de la Administración Pública General y la Admnistración del Canal de Panamá | Espanhol/Castelhano | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Helena Patrícia Vicente | Presença e perceções dos profissionais negros nos programas de informação e entretenimento na televisão portuguesa | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Rui Miguel Matias Rosa Gonçalves Pinho | O acesso aos cuidados de saúde primários da população estrangeira do concelho do Barreiro. | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
José Miguel Beirão Lamela Gomes dos Santos | Administração pública eletrónica. Contributo para a conceção do projeto Vistoria na hora. | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Rojika Maharjan | A Geração Intermediária: Integração de Jovens Imigrantes Nepaleses em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Cátia Filipa Pires Coelho | A representação da mulher desportista nos media | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
André Passos Kirsten | A utilização de tecnologias da informação e comunicação e as transformações das práticas turísticas: um estudo sobre as experiências e os perfis de turistas em Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Mário José Fernandes Ribeiro | Políticas de acolhimento de refugiados recolocados em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Marta Sofia Prino Ferreira | O Desenho de Programação/Criação Cultural para a Infância na Fábrica das Artes - CCB | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Anastasiia Korolius | Russian Immigrant Mothers in Portugal. Integration and Parental Practices | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2017 |
Raffy Caceres Vigil | Muting-mukha ng pangingibang-bayan (facet of migration): Transnational parenting experiences among Filipino fathers in Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2017 |
Alexandra Cristina Jardim Monteiro | Inclusão artística na dança contemporânea: A produtora Vo'Arte e a Companhia CiM | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Inês Alexandra Neves Martins | Colina de Santana Debates Estratégias de Valorização do Património e Territórios | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Ana Rita Cedoura Silvestre | Um sonho perdido no tempo: O impacto do desemprego no jornalismo em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Catarina Martins Farinha Alves | Movimentos Sociais e Internet: um estudo de caso da Plataforma Não ao TTIP em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Cristiano Carvalho dos Santos | Ensino Artistico no Contexto Escolar: Práticas e Percepções da Escola Artística António Arroio. | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Ana Laura Pinheiro Cruz | Impactos das Políticas Culturais em Tempos de Crise: um olhar sobre o Festival Alkantara | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Liliana Sofia Bastos Rodrigues | O Plano de Comunicação do canal 180: Análise estratégica e Opinião dos Consumidores | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Abhas Dangol | Parenting among Nepalese Families in Lisbon and its effect on child integration | Inglês | ISCTE-IUL | 2015 | 2015 |