Projetos de Investigação
Mapping social value of participation in collaborative housing: From a knowledge-based to evidence-based perspective
The ever-increasing challenge of affordable and adequate provision of housing in Europe calls for collective actions and approaches from different perspectives. Being a social sector, housing requires special attention on the aspects of participation, social cohesion, interaction, and integration in its physical and functional manifestation of space. However, these aspects are ignored since housing is largely driven by its transformation as a commodity. Thereby, lack of co-creation and inclusiveness of civil society in the whole design, planning, and delivery process along with the private and public sector or municipalities involved remains one of the major challenges. In this direction, this project is envisioned to support the transition of the status-quo of housing towards more participatory and inclusive governance, development, and implementation through developing a citizen engagement model.
Informação do Projeto
2024-01-10
2027-07-09
Parceiros do Projeto
Abrir Abril
ABRIR ABRIL centra-se na promoção e fortalecimento do associativismo livre, a partir de três territórios BIP/ZIP e da sua envolvente, com enfoque nas conquistas da democracia, prestes a celebrar 50 anos. A criação de laboratórios de história viva (iniciativa de ciência cidadã), fóruns e roteiros, articulam novos e velhos movimentos associativos para responder aos desafios atuais e fazer cumprir o direito à cidade. ABRIR ABRIL acompanha o cinquentenário da Revolução dos Cravos, através da criação de rotas comemorativas do associativismo e da conquista pelo direito à habitação, contadas pela voz dos próprios habitantes nos três bairros em estudo: Bairro 2 de Maio (Ajuda), Bairro dos Lóios (Marvila) e Bairro da Bela Flor (Campolide).
Informação do Projeto
2022-09-14
2023-09-13
Parceiros do Projeto
Operações Integradas Locais em Comunidades Desfavorecidas — Loures Prestação de serviços de consultadoria técnica especializada, no âmbito da 2.º Fase das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na AML (Aviso N.º 01/C03-i06.02/2022 do PRR)
Apoio, em regime de consultoria, à elaboração da candidatura do Município de Loures ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na linha Respostas Sociais. C03-i06.02: Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (valor total da candidatura 7 289 596,30€).
Informação do Projeto
2022-06-15
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Cuidar (d)a Habitação - Uma abordagem à precariedade habitacional em Portugal através do cuidado pelo desenho
Como repetidamente observado no decurso da pandemia COVID-19, marcada pelo lema 'fique em casa', a precariedade habitacional expôs, novamente, desigualdades persistentes. Não obstante, a pandemia revelou também a importância do cuidado: ‘cuidar e ser cuidado' marcou 2020, e a interdependência vivida por todos confirma que as noções sobre cuidado são particularmente relevantes no desenho dos ambientes construídos. Expresso nos resultados do projeto de pesquisa “Como ficar em casa? Intervenções imediatas de combate à COVID-19 em bairros precários da Área Metropolitana de Lisboa”, coordenado por LAGES [LagesJorge20], é urgente abordar a forma como a Arquitectura, enquanto disciplina, pode repensar e integrar a ideia do cuidado no ambiente edificado em resposta às situações de precariedade habitacional. A proposta atual segue esta linha. Cuidar (d)a Habitação explora 4 dimensões do cuidado pelo desenho (design). A primeira [ESPACIAL] radica na ideia de CUIDAR DO ESPAÇO. A segunda [SOCIAL] segue o princípio de que precisamos de CUIDAR DAS PESSOAS. A terceira dimensão, [TÉCNICA], funda-se na ideia de que devemos CONSTRUIR COM CUIDADO, interpelando a forma como nós, enquanto coletivo, cuidamos do planeta [FitzKrasny19]. A última, [POLÍTICA] define o CUIDAR COMO FERRAMENTA. De direito fundamental não cumprido, a oportunidade oferecida pelo plano de recuperação pós-pandémica para Portugal — que prevê acabar com a precariedade habitacional até 2026—, este é o momento de discutir a Habitação para todos, dentro e fora da academia.
Informação do Projeto
2022-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo, estratégia e plano sobre envelhecimento: velhice e políticas sociais no concelho de Cascais
A presente proposta dá resposta ao convite público feito pela Câmara Municipal de Cascais com vista à realização de um estudo, estratégia e plano sobre envelhecimento – velhice e políticas sociais no concelho de Cascais. Neste sentido, o presente documento visa apresentar (1) uma proposta metodológica para a realização do estudo e da estratégia supramencionada; (2) a instituição e a equipa proponente; (3) a calendarização da execução de cada tarefa; e (4) os recursos necessários para a sua execução. Para além de uma breve exposição das referências teóricas que fundamentam a proposta metodológica da pesquisa-ação pretendida, da definição de um objetivo alinhado com as necessidades avançadas na carta convite, e uma descrição detalhada das tarefas, prazos, recursos, e pessoal envolvido, o documento apresenta ainda as credenciais dos centros de investigação e da equipa envolvida nesta proposta. Esperamos que este documento deixe evidente não apenas o caráter inovador da proposta, mas também as competências únicas reunidas nesta equipa cujas principais características e mais-valia são a multidisciplinariedade e a especialização no tema do envelhecimento. Poderão ainda verificar na documentação que segue no anexo, não apenas as provas dadas dos percursos individuais dos membros da equipa, mas também a excelente reputação e estrutura dos centros de investigação que os apoiam. A crescente proporção de pessoas idosas, decorre em geral de um duplo movimento, por um lado, do privilégio de ser possível viver vidas mais longas, e por outro, da redução nas taxas de fecundidade. Não obstante de ritmos distintos, já é um fenómeno observado por todo o globo. Acrescentar anos à vida é uma boa notícia, mas o desafio é acrescentar vida aos anos. A saúde é o principal preditor da qualidade de vida e da garantia de um envelhecimento saudável. É neste contexto que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período entre 2021 e 2030 como sendo a década do envelhecimento saudável . A m...
Informação do Projeto
2021-07-27
2023-03-31
Parceiros do Projeto
Como ficar em casa? Intervenções imediatas de combate à Covid-19 em bairros precários da AML
A máxima 'fique em casa', pautada pelo confinamento, distanciamento social e cumprimento das condições de higiene exigidas, é difícil de assegurar nos bairros precários. O projeto visa a participação de mulheres num programa de intervenções rápidas no espaço e nos hábitos quotidianos, dirigido à implementação de medidas imediatas que possam minimizar as taxas de infeção nestes bairros. Um guia e manual foram co-construídos a partir de workshops e posteriormente disseminados em vários lugares.
Informação do Projeto
2020-08-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
(Re)housing. exploring innovative solutions to accommodate the urban poor
Informação do Projeto
2020-07-01
2026-07-01
Parceiros do Projeto